Início Lazer e Cultura 13º FESTITALIA acontece neste fim de semana

13º FESTITALIA acontece neste fim de semana

- continua após a publicidade -

A partir de sexta-feira (3/8), o Morro de São Bento se transformará em um pedaço da Itália com a realização do 13º FESTITALIA (Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto), que acontece até domingo (5/8), com entrada gratuita. O tradicional evento tem como objetivos resgatar e promover a cultura do país europeu por meio de música, dança, teatro, oficinas, gastronomia e artesanato. A organização espera receber nesta edição mais de 15 mil pessoas, número registrado em 2017.

As 30 horas de programação começarão às 19h, com a abertura da exposição “Memorial do Imigrante Italiano”, no saguão do Teatro Municipal. Na sequência, acontecerá a solenidade de abertura com homenagem à família Sartore, representada por Marilena Sartore, filha de Matteo Sartore, que chegou ao Brasil no porto do Rio de Janeiro, em 7 de janeiro de 1924, a bordo do navio a vapor Formosa, originado de Gênova. Veio para trabalhar no cultivo do café, em Bonfim Paulista. De 1928 e 1942 foi secretário da Sociedade Dante Alighieri, em seguida, passou a diretor tesoureiro da entidade e esteve no cargo até a morte, em 1965.

A noite especial também contará com a apresentação do Coro Memorie d’Italia, com a participação do Maestro Alexandre M. Perticarrari. Na sequência, o Gruppo Folk Dante Alighieri animará o público com a famosa Tarantella. O Grupo Cuore d’Italia encerrará o dia com mais música. Os visitantes terão a oportunidade de acompanhar toda programação apreciando a culinária europeia. Quinze expositores farão parte da festa e irão preparar os mais variados pratos, com carinho e qualidade.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O sábado (4/8) começará com um almoço musical. A gastronomia estará em harmonia com o som da soprana Rosana Merino e amigos. No mesmo horário, a artista plástica Clara Cauchick comandará “Pintura ao ar livre”. Às 13h, acontecerá a primeira oficina do concurso culinário SuperChef FESTITALIA, com uma receita de espaguete, que se repete às 16h30 e às 18h30.

A palestra “Cidadania Italiana”, com o professor Giuseppe Contri, será às 16h, no saguão do Municipal. Às 17h, Kleber mostrará novas Tarantellas acompanhadas da coreografia do Grupo Somos. Em seguida, Carlos Gilberto subirá ao palco com o show “Recordar é Viver”. O Coro Memorie d’Italia e o Maestro Alexandre M. Perticarrari retornarão às 18h e, o Gruppo Folk Dante Alighieri, às 19h30. Às 18h30, o Grupo de Teatro Dante Alighieri encenará a peça “Guido & Nicoleta – o retorno”. Finalizando o sábado, Claudinei Colucci e Ivano Italianíssimo cantarão clássicos, a partir das 20h.

Domingo diferente – O último dia (5/8), será aberto pela Santa Missa em Italiano, celebrada por Dom Bernardo M. Bergamin, da Igreja de Santo Antonio de Pádua, às 10h30. A tradicional macarronada da casa da “Nonna” poderá ser substituída pela interação entre toda a comunidade no FESTITALIA, acompanhada do show da soprano Rosana Merino e amigos, às 12h. Os interessados na temática “Cidadania Italiana”, terão a oportunidade de tirar dúvidas às 16h, com o professor Giuseppe Contri, no saguão do Teatro. Às 16h30, ocorrerá a última oficina do SuperChef FESTITALIA. No mesmo horário, o cantor Kleber exibirá novamente as Tarantellas. Carlos Gilberto com o tema “Recordar é Viver” promete resgatar as canções que marcaram a memória dos imigrantes e de seus descendentes, às 17h, seguido pelo Coral do SINCOVARP, às 17h45. O Gruppo Folk Dante Alighieri animará ainda mais o evento, a partir das 19h30. Claudinei Colucci, às 20h, voltará ao evento e, em seguida, o tenor Ricardo Bombarda finalizará o Festival em grande estilo.

“O FESTITALIA se transformou em um encontro tradicional. Recebemos visitantes de Ribeirão e da região. É um momento de reviver os costumes dos imigrantes que se estabeleceram na cidade. Ao longo de três dias, milhares de pessoas têm a chance de apreciar a famosa comida italiana e conhecer um pouco mais da cultura com as inúmeras atividades que ocorrem”, comenta Antonio Sartore, presidente da Società Dante Alighieri, entidade organizadora do evento.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O FESTITALIA é considerado patrimônio cultural e imaterial do município e faz parte do Calendário Turístico do Estado de São Paulo. Promovido pela Società Dante Alighieri de Ribeirão Preto, com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio do ProAC, com  apoio da Prefeitura de Ribeirão Preto e da Secretaria Municipal da Cultura.

foto divulgação

São patrocinadores do evento: GasBrasiliano, Coca-Cola Andina Brasil, Passalacqua, Supermercados Mialich, Cenourão Super Varejão e Churrascaria Coxilha dos Pampas.

13º FESTITALIA
Data: 
de 3 a 5 de agosto 2018
Horário: 
dia 3 de agosto (sexta-feira), das 19h às 0h; dias 4 e 5 de agosto (sábado e domingo), das 11h às 0h
Local: Morro de São Bento – Ribeirão Preto
Entrada Gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Eleições 2020: 67 congressistas irão disputar um novo cargo

A cidade de São Paulo é a capital que reúne a maior quantidade de parlamentares na corrida eleitoral

298 candidatos são flagrados recebendo auxílio emergencial

vice-prefeito e prefeito estão recebendo o auxílio emergencial, embora tenham patrimônio acima de R$ 1 milhão. E você ai dizendo que não vota e não se sente culpado(a)

Yom Kipur: Inicia o ano 5781. Você conhece o significado?

Que você seja achado no livro da vida. É um dia marcado por jejum, preces e arrependimento onde o destino de cada judeu é selado. Pedindo perdão ao próximo e a Deus.

Doria retira incentivos fiscais de 70 itens – preços devem aumentar

Na busca pelo aumento da arrecadação depois do #fiqueemcasa, Doria anunciou aumento de impostos que vão entre medicamentos até instituições como APAE e Hemocentro, passando por alimento entre outras areas

Doria deve aumentar imposto sobre herança no Estado de São Paulo

Projeto de Lei nº 250/2020 pretende alterar as regras do imposto sobre a transmissão de bens por herança ou doação, aumentando a tributação de 4% para até 8%