Início Lazer e Cultura 12º FESTITALIA acontece neste final de semana em RP

12º FESTITALIA acontece neste final de semana em RP

- continua após a publicidade -

Shows, danças, apresentações de teatro, palestras, exposição, oficinas de pintura e culinária e muita gastronomia são os ingredientes do 12º FESTITALIA (Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto) que acontecerá de 4 a 6 de agosto, sexta-feira, sábado e domingo, no Morro do São Bento, em Ribeirão Preto (SP). O evento tem entrada gratuita, integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo e é considerado patrimônio cultural e imaterial de Ribeirão Preto.

A abertura do Festival, na sexta-feira (4/8), será realizada pelo Coral Arco Íris, a partir das 19h30, no palco Itália. Na sequência, o Gruppo Folk Dante Alighieri apresentará a tradicional Tarantela. Às 20h30, o Grupo de Teatro Dante Alighieri entra em cena com o espetáculo “Guido & Nicoletta”. Para fechar a noite, às 21h30, um show musical do grupo Cuore d’Itália, tudo regado a muita gastronomia e animação italiana.

No sábado (05/08), às 12 horas, uma oficina de pintura ao ar livre será ministrada pela artista plástica Clara Cauchik. No mesmo horário, a pianista Nélia Paterno e a soprano Rosana Merino, comandam o almoço musical com canções tradicionais acompanhadas por pratos da culinária italiana e bebidas típicas. Às 14 horas, será a vez do concurso culinário “SuperChef FESTITALIA”, organizado pela chef Lavínia Perrotta. A disputa será entre estudantes de gastronomia, que terão a oportunidade de criar e resgatar as principais comidas do país europeu.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

foto arquivo pessoal

No saguão do Teatro Municipal a roda de conversa “História Italiana – De Romulo à queda do Império” será mediada pelo professor Giuseppe Contri, da Escola de Cultura Italiana de Ribeirão Preto, às 16h30. Às 17 horas, no Palco Itália, Kleber e Taise encantam os presentes com belíssimas Tarantelas, marcadas pela dança do Grupo Somos, com a coreografia da professora Andréia. As eternas canções italianas abrilhantarão o show de Gilberto Carlos.

À noite, às 18 horas, a festividade terá o Coral do SINCOVARP. Logo após, às 19 horas, a peça “Guido & Nicoletta” retorna para animar a festa, seguida por nova apresentação do Grupo Folk. Para encerra a noite, Claudinei Colucci e Ivano Italianíssimo tocam clássicos.

Último dia – No domingo (7/8), a comemoração será aberta pela Santa Missa em italiano, às 10h30, celebrada pelo padre Dom Bernardo Maria Bergamin, da Igreja Matriz de Santo Antônio. Para agitar o almoço musical, voltam ao evento a pianista Nélia Paterno e a soprano Rosana Merino, às 12 horas. Às 12h30, Clara Cauchik ministra mais uma pintura ao ar livre e, às 14 horas, acontece a oficina de culinária. A atividade é gratuita, porém limitada a 30 vagas. Recomenda-se chegar uma hora antes para a retirada de senha.

Às 15 horas, Eliton Silva ensinará diferentes técnicas para construção de máscaras venezianas, no saguão do Teatro Municipal, na sequência, “Unificação Italiana – Rissorgimento” é o tema da roda de coversa com o professor Giuseppe Contri.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Mais uma vez, às 16h30, Kleber e Taise, sobem ao Palco Itália, seguidos por Carlos Gilberto com o show “Recordar é Viver”. O Coral do SINCOVARP abrilhanta mais uma vez a agenda do festival, às 17h30. Às 18h30, o Grupo Folk faz sua última aparição. Às 19 horas, o publico terá uma nova oportunidade de conferir “Guido & Nicoletta”, logo após a encenação, será a premiação do Concurso SuperChef FESTITALIA. Para terminar em grande estilo, Claudinei Colucci e o Tenor Ricardo Bombarda subirão ao palco.

Expositores de gastronomia, bebidas, artesanatos, produtos especiais como utensílios para cozinha estarão no local.

12º FESTITALIA – a programação tem como objetivo resgatar e manter viva as tradições do país europeu, cujos imigrantes foram alguns dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do país, e pela formação da cultura brasileira. Com entrada gratuita, a agenda reúne música, apresentações artísticas, oficinas, gastronomia, palestras, artesanato e teatro, integra ainda o Calendário Turístico do Estado de São Paulo e é considerada patrimônio cultural e imaterial de Ribeirão Preto.

O evento tem a realização da Società Dante Alighieri e da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e patrocínio da Coca-Cola Andina Brasil.

A programação completa está disponível no www.festitaliaribeiraopreto.blogspot.com

Serviço

12º FESTITALIA
Data:
de 4 a 6 de agosto (de sexta-feira a domingo)
Horário:
dia 4 de agosto, das 19h às 0h, dias 5 e 6 de agosto, das 11h às 0h
Local: Morro do São Bento – Ribeirão Preto
Entrada gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Paulo Betti chama Adélio de ‘desgraçado’ por não ter esfaqueado Bolsonaro ‘corretamente’

Ator da Rede Globo de Televisão lamenta desfecho do atentado contra o então candidato a presidente

Baldy foi preso e denunciado pela Lava Jato mas Doria o recebe de volta ao trabalho

Doria o recebeu de braços abertos, após de Gilmar Mendes, que suspendeu a ação da Lava Jato

Operação contra e sonegação no setor farmacêutico chega a Ribeirão Preto

Batizada de Operação Monte Cristo - 2ª Fase, força-tarefa envolve a Secretaria da Fazenda do Estado de SP, Ministério Público, Receita Federal e Procuradoria Geral do Estado

Duas Luas Cheias de outubro trazem energia de renovação

Sara Koimbra revela rituais para limpeza e purificação

Maus hábitos podem gerar casos de surdez

A perda auditiva, que pode ter origem em função de genética, idade, traumas acústicos e acidentes, também pode ser provocada por maus hábitos como excesso de volume alto ou uso de cotonetes