Início Lazer e Cultura 12º FESTITALIA acontece neste final de semana em RP

12º FESTITALIA acontece neste final de semana em RP

- continua após a publicidade -

Shows, danças, apresentações de teatro, palestras, exposição, oficinas de pintura e culinária e muita gastronomia são os ingredientes do 12º FESTITALIA (Festival da Cultura Italiana de Ribeirão Preto) que acontecerá de 4 a 6 de agosto, sexta-feira, sábado e domingo, no Morro do São Bento, em Ribeirão Preto (SP). O evento tem entrada gratuita, integra o Calendário Turístico do Estado de São Paulo e é considerado patrimônio cultural e imaterial de Ribeirão Preto.

A abertura do Festival, na sexta-feira (4/8), será realizada pelo Coral Arco Íris, a partir das 19h30, no palco Itália. Na sequência, o Gruppo Folk Dante Alighieri apresentará a tradicional Tarantela. Às 20h30, o Grupo de Teatro Dante Alighieri entra em cena com o espetáculo “Guido & Nicoletta”. Para fechar a noite, às 21h30, um show musical do grupo Cuore d’Itália, tudo regado a muita gastronomia e animação italiana.

No sábado (05/08), às 12 horas, uma oficina de pintura ao ar livre será ministrada pela artista plástica Clara Cauchik. No mesmo horário, a pianista Nélia Paterno e a soprano Rosana Merino, comandam o almoço musical com canções tradicionais acompanhadas por pratos da culinária italiana e bebidas típicas. Às 14 horas, será a vez do concurso culinário “SuperChef FESTITALIA”, organizado pela chef Lavínia Perrotta. A disputa será entre estudantes de gastronomia, que terão a oportunidade de criar e resgatar as principais comidas do país europeu.

foto arquivo pessoal

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

No saguão do Teatro Municipal a roda de conversa “História Italiana – De Romulo à queda do Império” será mediada pelo professor Giuseppe Contri, da Escola de Cultura Italiana de Ribeirão Preto, às 16h30. Às 17 horas, no Palco Itália, Kleber e Taise encantam os presentes com belíssimas Tarantelas, marcadas pela dança do Grupo Somos, com a coreografia da professora Andréia. As eternas canções italianas abrilhantarão o show de Gilberto Carlos.

À noite, às 18 horas, a festividade terá o Coral do SINCOVARP. Logo após, às 19 horas, a peça “Guido & Nicoletta” retorna para animar a festa, seguida por nova apresentação do Grupo Folk. Para encerra a noite, Claudinei Colucci e Ivano Italianíssimo tocam clássicos.

Último dia – No domingo (7/8), a comemoração será aberta pela Santa Missa em italiano, às 10h30, celebrada pelo padre Dom Bernardo Maria Bergamin, da Igreja Matriz de Santo Antônio. Para agitar o almoço musical, voltam ao evento a pianista Nélia Paterno e a soprano Rosana Merino, às 12 horas. Às 12h30, Clara Cauchik ministra mais uma pintura ao ar livre e, às 14 horas, acontece a oficina de culinária. A atividade é gratuita, porém limitada a 30 vagas. Recomenda-se chegar uma hora antes para a retirada de senha.

Às 15 horas, Eliton Silva ensinará diferentes técnicas para construção de máscaras venezianas, no saguão do Teatro Municipal, na sequência, “Unificação Italiana – Rissorgimento” é o tema da roda de coversa com o professor Giuseppe Contri.

Mais uma vez, às 16h30, Kleber e Taise, sobem ao Palco Itália, seguidos por Carlos Gilberto com o show “Recordar é Viver”. O Coral do SINCOVARP abrilhanta mais uma vez a agenda do festival, às 17h30. Às 18h30, o Grupo Folk faz sua última aparição. Às 19 horas, o publico terá uma nova oportunidade de conferir “Guido & Nicoletta”, logo após a encenação, será a premiação do Concurso SuperChef FESTITALIA. Para terminar em grande estilo, Claudinei Colucci e o Tenor Ricardo Bombarda subirão ao palco.

Expositores de gastronomia, bebidas, artesanatos, produtos especiais como utensílios para cozinha estarão no local.

12º FESTITALIA – a programação tem como objetivo resgatar e manter viva as tradições do país europeu, cujos imigrantes foram alguns dos grandes responsáveis pelo desenvolvimento econômico e social do país, e pela formação da cultura brasileira. Com entrada gratuita, a agenda reúne música, apresentações artísticas, oficinas, gastronomia, palestras, artesanato e teatro, integra ainda o Calendário Turístico do Estado de São Paulo e é considerada patrimônio cultural e imaterial de Ribeirão Preto.

O evento tem a realização da Società Dante Alighieri e da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, com apoio da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) e patrocínio da Coca-Cola Andina Brasil.

A programação completa está disponível no www.festitaliaribeiraopreto.blogspot.com

Serviço

12º FESTITALIA
Data:
de 4 a 6 de agosto (de sexta-feira a domingo)
Horário:
dia 4 de agosto, das 19h às 0h, dias 5 e 6 de agosto, das 11h às 0h
Local: Morro do São Bento – Ribeirão Preto
Entrada gratuita

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Lugar de criança é na rua: Justiça barra volta às aulas de Ribeirão Preto

Sindicato dos servidores acreditam que apenas quem tem condições de pagar escola particular, merece educação

Grupo de médicos e cientistas escreve Carta Aberta ao governo britânico solicitando auditoria imediata de mortes após vacinação no Reino Unido

Dados mostram que as mortes semanais em lares de idosos triplicaram nas duas semanas entre 8 e 22 de janeiro de 2021, em um momento em que houve um aumento maciço na taxa de vacinações

Nova linha de crédito da Caixa tem juros atrelados à poupança

Financiamentos serão de até 35 anos e valem para construção e reformas.

Inaugurada Escola de Educação Infantil Eduardo Diniz Junqueira

Creche está localizada no bairro Parque dos Pinus e atenderá 129 alunos de 0 a 3 anos

Ribeirão Preto abre agendamento para vacinação de idosos entre 80 e 84 anos

Imunização para a faixa etária se inicia nos dias 1º e 2 de março em 26 postos de vacinação da cidade
- PUBLICIDADE -