Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente
🖌️ A Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto deu um passo importante para preservar a história e a arte local ao assinar, no último sábado, 9 de março, a autorização para abertura de licitação visando o restauro total da “Praça das Artes”, conjunto de obras de Bassano Vaccarini, situadas no Parque Maurílio Biagi. 🖌
“O restauro das obras de Bassano Vaccarini visa preservar esse patrimônio cultural para as atuais e futuras gerações. No processo de restauro, também buscamos envolver artistas locais, oferecendo oportunidades para que aprendam e participem desse importante trabalho”, afirmou o prefeito Duarte Nogueira.
🎭 O artista iniciou as obras em 1994 e as concluiu em 1997, com a intenção de resgatar a memória das lutas proletárias, da imigração italiana e francesa, além de retratar a participação indígena e da raça negra, e o desenvolvimento agrícola e industrial da região, por meio de painéis arquitetônicos e esculturas.
“Bassano é uma figura emblemática em nossa região e restaurar a Praça das Artes é uma maneira de honrar sua memória e seu legado artístico, que continua a impactar nossas vidas até hoje”, destacou Pedro Leão, secretário da Cultura e Turismo.
Um ab
🎨 Bassano Vaccarini, renomado escultor, pintor e cineasta, é reconhecido por sua vasta
Preservar sua obra é preservar a história e a identidade cultural de Ribeirão Preto! 🎨
Bassano Vaccarini
Escultor, pintor, cineasta diletante e cenógrafo, Vaccarini é um dos artistas mais conhecidos da região de Ribeirão Preto. Produziu mais de 3.000 obras entre desenhos, pinturas a óleo e esculturas em diversos materiais. O artista um acervo notável com mais de mil obras entre esculturas e pinturas espalhadas pelas cidades de Altinópolis e Ribeirão Preto.
Em Ribeirão Preto, além do magnífico painel-mosaico, que decora uma das alas externas do mercado municipal de Ribeirão Preto, compondo diversas peças de geometria variada – cubos, cones e poliedros distintos, cobrindo-as com pastilhas diferentes, exibindo uma volumetria rica de cores e movimento, vale destacar as esculturas instaladas no Parque Ecológico “Maurílio Biagi” e na Universidade de Ribeirão Preto – Unaerp, onde deixou sua marca no espaço da Missa Campal, com suas esculturas, na Biblioteca, onde estão seus quadros a óleo, e, no Teatro.