InícioLazer e Cultura🧵 Oficina de Bordado Livre no MARP com Julian Campos! 🧵

🧵 Oficina de Bordado Livre no MARP com Julian Campos! 🧵

A mostra “Avesso do Avesso” encerra programação com oficina ministrada pelo artista Julian Campos; a entrada é gratuita

- continua após a publicidade -

A mostra “Avesso do Avesso” encerra programação com oficina ministrada pelo artista Julian Campos; a entrada é gratuita

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.


Resumo:

Neste sábado, 6 de julho, o Museu de Arte de Ribeirão Preto (MARP) recebe a oficina “Introdução ao Bordado Livre” com Julian Campos. A oficina faz parte do encerramento da exposição “Avesso do Avesso” e é gratuita, aberta ao público, mas com vagas limitadas. Além disso, Julian realiza a performance “Pano de Penélope” nos dias 3, 4 e 5 de julho, na calçada em frente ao MARP.


Matéria Completa:

Neste sábado, dia 6 de julho, o Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi (MARP) promove a oficina de bordado “Introdução ao Bordado Livre”, ministrada pelo artista Julian Campos. Este será o último encontro da exposição “Avesso do Avesso”, que se encerra com esta atividade especial. A oficina acontecerá das 9h30 às 12h30, é gratuita e aberta ao público, com vagas limitadas para 20 pessoas com idade acima de 14 anos. Todo o material necessário será fornecido, e não é necessário ter conhecimento prévio de desenho ou formação em artes para participar.

Julian Campos, artista santista, explica que a oficina proporcionará uma introdução prática ao bordado, com o aprendizado de técnicas e ferramentas básicas. “As pessoas vão bordar a partir de desenhos prontos. Vou ensinar alguns pontos básicos e, mesmo quem não sabe, poderá aprender. A ideia é abrir possibilidades para que cada um continue a bordar, seja de forma utilitária, pessoal ou para desenvolver uma veia artística”, diz Julian.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A busca por atividades manuais tem crescido, especialmente após a pandemia, como uma forma terapêutica e criativa. Julian observa que muitas pessoas querem se reconectar com o fazer manual, uma prática que remonta às origens da humanidade. “Criar com as próprias mãos é saudável e faz parte da nossa potência criativa”, comenta o artista.

foto arquivo

Julian Campos também realizará uma performance relacional intitulada “Pano de Penélope” nos dias 3, 4 e 5 de julho, das 14h às 17h, na calçada em frente ao MARP, ao lado do ponto de ônibus. Durante a performance, ele estará bordando e convidando os passantes a se juntarem a ele, oferecendo ensinar a prática do bordado. “Estar na rua, bordando, atrai as pessoas para conversarem e participarem, especialmente pelo fato de eu, um homem, estar fazendo algo tradicionalmente visto como feminino”, explica Julian.

A exposição “Avesso do Avesso” iniciou em 2018 e é composta por mais de 70 bordados feitos por Julian Campos a partir de itens adquiridos em brechós e bazares. O trabalho investiga o papel do homem na prática do bordado, desafiando estereótipos de gênero associados a essa arte.

A estudante de arquitetura Amanda Spíndola, de 26 anos, participou de um bate-papo com o artista e comentou sobre a importância desses encontros. “É fundamental conhecer o processo de trabalho e as pessoas que estão produzindo arte. Isso enriquece minha própria prática artística”, disse Amanda.

Julian Campos é artista visual, ilustrador e produtor cultural. Graduado em Comunicação Social, trabalha com técnicas que valorizam o fazer manual, como gravura, bordado, cerâmica e colagem. Ele ministra cursos e oficinas em diversos espaços culturais e participa de exposições no Brasil e no exterior.


Serviço:

  • Oficina “Avesso do Avesso” com Julian Campos
    • Data: Sábado, 6 de julho
    • Horário: Das 9h30 às 12h30
    • Local: MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto Pedro Manuel-Gismondi
    • Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323 – Centro
    • Atividade gratuita e aberta ao público acima de 14 anos. 20 vagas – com material incluso (não é necessário conhecimento prévio de desenho ou artes).
    • Inscrições: bit.ly/oficinabordadoribeirao
  • Performance Relacional “Pano de Penélope” com Julian Campos
    • Data: 3, 4 e 5 de julho
    • Horário: Das 14h às 17h
    • Local: Calçada em frente ao MARP
    • Endereço: Rua Barão do Amazonas, 323, Centro, Ribeirão Preto – SP
    • Atividade gratuita e aberta ao público

👉 Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

Redação
JORNALISTA AIELLO – DRT 3895/SP Em Ribeirão – mais de 10 anos tocando em feridas que a velha mídia esconde.
publicidade

PPP da iluminação pública vira alvo de CPI em Ribeirão Preto após denúncias de falhas e possível rombo milionário

CPI da Câmara de Ribeirão Preto vai investigar falhas, inadimplência e denúncias trabalhistas envolvendo a PPP da iluminação pública da cidade.

Mostra teatral da Alma apresenta espetáculo “Morte e Vida Severina” neste domingo

O clássico texto da literatura brasileira é revisitado pelo grupo profissionalizante de teatro da Academia Livre de Música e Artes de Ribeirão Preto e tem apresentação única no dia 31 de maio, às 16h, no Teatro Auxiliadora, com acesso gratuito

Chitãozinho & Xororó e linhas da Corote integram a programação da Barbecue Tour Edição Franca 2026

A Corote Drinks Ice e Corote Drinks ICE Ultra, linhas da marca Corote, da Missiato Indústria e Comércio Ltda., estão presentes em mais uma...
- PUBLICIDADE -