InícioEsportesRibeirão Preto participa dos Jogos Abertos com 270 atletas

Ribeirão Preto participa dos Jogos Abertos com 270 atletas

- continua após a publicidade -

Após dois anos, Ribeirão Preto volta a disputar uma das maiores competições do Estado de São Paulo, os Jogos Abertos do Interior “Horácio Baby Barioni”. A 82º edição dos Jogos será realizada em São Carlos e as disputas acontecerão de 14 a 24 de novembro.

A delegação de Ribeirão será composta por cerca de 270 atletas, que irão representar a cidade em 37 modalidades, entre equipes masculinas e femininas. Os atletas ribeirão-pretanos irão competir com aproximadamente 15 mil atletas divididos em 1.828 equipes, com a participação confirmada de 218 municípios do Estado de São Paulo.

Outros números dos Jogos também impressionam, como a quantidade de árbitros, em torno de 560, quase 950 partidas de esportes coletivos, 40 locais de provas, 69 escolas municipais e estaduais para alojamento e outros três alojamentos coletivos.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O secretário de Esportes de Ribeirão Preto, Ricardo Aguiar, falou sobre o bom desempenho que a cidade alcançou nos Jogos Regionais, disputados em Matão. “Realizamos um excelente Jogos Regionais, onde levamos a maior delegação de atletas dos Jogos com a conquista de 194 medalhas. Todo esse trabalho nos credenciou a disputar novamente os Jogos Abertos, uma das competições mais tradicionais e importantes do Estado de São Paulo”.

O melhor desempenho de Ribeirão Preto nos Jogos foi a conquista do vice-campeonato em sete oportunidades (1941, 1942, 1947, 1948, 1949, 1952 e 1953), período em que Santos conquistou os Jogos 15 vezes consecutivas (entre os anos de 1940 e 1954), além de Ribeirão Preto ter sediado o evento em cinco oportunidades (1941, 1942, 1947, 1952 e 1981).

A delegação de Ribeirão Preto ficará na cidade de Ibaté, distante 15 quilômetros de São Carlos, e que junto de Descalvado receberá delegações e disputas dos Jogos Abertos

As modalidades com atletas de Ribeirão Preto na disputa serão o Atletismo, Badminton, Basquete, Basquete 3×3, Boxe, Capoeira, Ciclismo, Damas, Futebol, Futsal, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Rugby, Tênis de Campo, Tênis de Mesa, Vôlei, Vôlei de Praia e Xadrez. Já para os atletas com deficiência, serão o Atletismo e Natação.

Os atletas ribeirão-pretanos começarão a seguir em grupos para São Carlos, sede da competição, a partir de terça-feira, dia 13 de novembro, saindo da Cava do Bosque, de acordo com o calendário das disputas. A equipe de apoio irá na segunda-feira, dia 12 de novembro, para organizar toda a estrutura para receber os atletas.

“Este é o resultado do investimento e reorganização das nossas atividades, desde a base ao alto rendimento. Com planejamento e o suporte de todos os funcionários, técnicos e professores da Secretaria de Esportes, vamos oferecer aos nossos atletas a melhor condição para que possam competir e representar muito bem o nosso município”, concluiu Ricardo Aguiar.

Jogos Abertos

Considerado o maior evento esportivo da América Latina, já que irá receber mais atletas do que os participantes das Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016, que contou com 11.400 atletas de 205 países, os Jogos Abertos foram criados em 1936, tendo como idealizador Horácio “Baby” Barioni, um dos mais antigos cronistas esportivos paulistas, e reuniu seis cidades em Monte Alto, município localizado na Região Metropolitana de Ribeirão Preto.

Neste formato, Uberlândia sagrou-se campeã da primeira edição, superando Franca, Mirassol, Monte Alto, Olímpia e Piracicaba. O município mineiro sediou a competição no ano seguinte, na única vez em que o evento aconteceu fora do Estado de São Paulo. Em oito décadas, os Jogos Abertos deixaram de ser realizados em uma única ocasião, em 1989.

Os Jogos Abertos surgiram com o nome de Campeonato Aberto do Interior, em 1936, reunindo seis cidades em um torneio de basquete. No ano seguinte, a competição também contou com a prática da natação. A partir de 1938, houve o reforço das provas de atletismo e, com isso, o evento começou a ganhar as suas características atuais e abriu espaço para a entrada de mais modalidades. Com o passar dos anos, o evento obteve cada vez mais importância, tornando-se uma espécie de olimpíada do interior de São Paulo.

Os Jogos Abertos são conhecidos por revelar atletas de ponta como Hugo Hoyama (tênis de mesa), Fabiana Murer (salto com vara), Edinanci Silva (judô) e André Heller (vôlei).

Até a 81ª edição, somente nove cidades conquistaram o título. A maior campeã é Santos, com 26 títulos, seguida de São Caetano do Sul, com 16 e Santo André, com 12. A cidade que mais vezes conquistou o segundo lugar foi Campinas, com 18 vice-campeonatos. Santos também é a cidade que mais vezes sediou os Jogos Abertos do Interior, com oito edições, seguida de Ribeirão Preto, com cinco.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -