Ribeirão Preto é heptacampeã dos Jori

0
1122

Depois de três dias de muita competição, a delegação de atletas da terceira idade de Ribeirão Preto é heptacampeã dos 21º Jogos Regionais do Idoso (Jori), em Bebedouro, mesmo faltando um dia para encerrar as competições.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes e do Fundo Social de Solidariedade, 140 atletas e 11 integrantes da comissão técnica alcançaram os 120 pontos na classificação geral dos Jori. Em segundo está Sertãozinho, com 81 pontos, e que já não pode mais alcançar Ribeirão Preto.

Com participantes em todas as modalidades, Ribeirão Preto subiu ao lugar mais alto do pódio com o primeiro lugar geral no atletismo masculino e feminino, buraco feminino, damas masculino, truco e tênis masculino e feminino B. O tênis feminino A e a dança de salão, categoria B, ganharam a medalha de prata, e o tênis de mesa feminino ficou em terceiro lugar.

Ainda neste domingo, Ribeirão Preto disputa as finais do vôlei adaptado feminino nas categorias A e B, e vôlei masculino B. Ao fim das finais, Ribeirão Preto será oficialmente heptacampeã dos Jori, totalizando 14 títulos de campeão geral. Os atletas foram coordenados pelos professores Rodolfo Rita, Fabiano Lopes de Oliveira, Renata Valezi e Paulo Picolo.

Ao acompanhar o embarque dos atletas, o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, e a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, primeira-dama Samanta Pineda, tinham certeza que os atletas iriam fazer bonito.

“A onda do bem aconteceu e a gente tem certeza que isso não é por acaso. A nossa participação já uma vitória”, afirmou Samanta. “Eu falava com as “meninas” e os “meninos”, que são exemplos de determinação e superação, que o pescoço vai voltar doendo de tantas medalhas recebidas”, disse Ricardo.

História

O Jori teve início em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi um sucesso e, em 1995, mas já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (JORI), com objetivo principal de proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento esportivo, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição.

Para a inclusão no Jori, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade mínima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para os Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que atualmente está intitulada como Jogos Abertos do Idoso (JAI).

Somando as oito Regiões Esportivas do Estado, participaram do Jori 2016 cerca de 14 mil pessoas no total. Incluindo atletas, árbitros, técnicos e equipes de apoio, foram envolvidas no evento mais de 21 mil pessoas.