InícioEsportesRibeirão-pretano Hélio Castroneves vence pela quarta vez as 500 Milhas de Indianápolis

Ribeirão-pretano Hélio Castroneves vence pela quarta vez as 500 Milhas de Indianápolis

O piloto Ribeirão-pretano Hélio Castroneves venceu as 500 Milhas de Indianápolis neste domingo (30), nos Estados Unidos.

- continua após a publicidade -

O piloto Ribeirão-pretano Hélio Castroneves venceu as 500 Milhas de Indianápolis neste domingo (30), nos Estados Unidos. É a quarta vitória do brasileiro, que se junta a AJ Foyt, Rick Mears e Al Unser como os maiores vencedores da tradicional prova do automobilismo.

Castroneves passou a liderar a prova nas últimas duas voltas e venceu o duelo com Alex Palou, que ficou na segunda posição. Simon Pagenaud completou o pódio, no terceiro lugar.

O brasileiro havia vencido as 500 Milhas de Indianapólis em 2001, 2002 e em 2009. A vitória deste domingo permitiu ao piloto de 46 anos compartilhar o momento com a torcida no Indianápolis Motor Speedway. A estimativa é que 135 mil pessoas acompanharam a corrida, o que foi considerada a maior multidão para um evento esportivo desde o início das restrições da Covid-19 em março de 2020.

O brasileiro Tony Kanaan terminou em 10º lugar. Já Pietro Fittipaldi finalizou a corrida em 25º.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

As 500 Milhas de Indianápolis são uma das competições automobilísticas mais tradicionais do mundo e a principal da Fórmula Indy. Em uma pista oval de 2,5 milhas, o equivalente a quatro quilômetros, os pilotos dão 200 voltas, completando as 500 milhas que vão no nome da competição. 

O circuito acontece na cidade de Speedway, no estado norte-americano de Indiana. A pista foi inaugurada em 1909 e a primeira edição das 500 Milhas de Indianápolis aconteceu em 1911.

Hélio Alves de Castro Neves (Ribeirão Preto, 10 de maio de 1975) é um automobilista brasileiro. Atualmente corre na Fórmula Indy.

Segundo o próprio Hélio, durante uma entrevista para um canal do YouTube conduzida pelo também piloto Rubens Barrichello, quando ele se mudou para os Estados Unidos, para diminuir o tamanho e facilitar a pronúncia de seu nome, passou a não mais utilizar o sobrenome Alves.

Além disso, morando em Miami e sendo chamado apenas pelo seu sobrenome Castro, Hélio alterou a grafia do seu sobrenome juntando Castro e Neves, porém sem o de, para não sugerir nenhuma conexão com o cubano Fidel Castro, e passou a ser conhecido apenas como Hélio Castroneves. Com a mudança da grafia do seu sobrenome, Hélio não precisou abrir mão nem de Castro nem de Alves, como geralmente ocorre nas competições de automobilismo, as quais nomeiam os pilotos apenas pelo primeiro nome e um sobrenome.

Recebeu o apelido de Homem-Aranha depois que subiu no alambrado para comemorar junto ao público a difícil vitória na corrida de Detroit em 2000. Desde então virou essa sua marca registrada nas comemorações.

Foi o vencedor da quinta temporada da versão americana de Dancing with the Stars com sua parceira de dança Julianne Hough.

Venceu as 500 milhas de Indianápolis consecutivamente em 2001, 2002, 2009 e novamente em 2021, é o estrangeiro mais bem sucedido nesta corrida junto com o escocês Dario Franchitti, tornando-o um dos apenas nove pilotos totais e o único piloto ativo, que venceu pelo menos três Indy 500. Ele também terminou em segundo lugar em 2003, 2008, 2014 e 2017, terceiro lugar em 2007 e quarto lugar em 2008. Castroneves fez quatro poles na Indy 500 (até 2015), incluindo 2 poles consecutivas em 2009 e 2010 pela primeira vez desde Scott Brayton. Ele também é um dos somente cinco pilotos, (Wilbur Shaw, Mauri Rose, Bill Vukovich, e Al Unser os outros quatro), o único piloto ativo a ganhar 500 milhas de Indianápolis em corridas consecutivas e o quarto piloto a vencer 4 vezes as 500 Milhas de Indianápolis (os outros três foram A. J. Foyt, Al Unser e Rick Mears).

Ele possui 29 vitórias das categorias de monopostos CART e IndyCar Series. Ele também conseguiu um total de 86 pódios e 46 pole-positions em carros da Indy. Na IndyCar em 2008, 2013 e 2014 e em 2002 foi vice-campeão, terceiro lugar em 2003 e 2006 e a quarto lugar em 2004, 2009, 2010 e 2012, mesmo resultado que tem na CART em 2001.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Fábrica clandestina de cigarros é fechada

O espaço era grande e tinha total estrutura para produção irregular dos cigarros e até mesmo para venda com "Caixas, maquinários, embalagens, uma estrutura completa.

Ipem-SP detecta fraude em veículo-tanque em Ribeirão Preto

A Polícia Militar foi acionada após a constatação da fraude

SÃO TOMÉ DAS LETRAS: O QUE FAZER NA CIDADE MÍSTICA DE MINAS GERAIS

Dica de turismo para você fugir da cidade e passar um final de semana ou se programar para o próximo feriado.

Museu Casa de Portinari promove Música no Coreto, neste sábado (18)

Realizada na praça Martim Moreira, a apresentação contará com repertório de música popular; gratuita e respeitando todos os protocolos de segurança

ShoppingSantaÚrsula recebe a exposição “Arte que Fala”

Com curadoria da artista plástica e educadora Cristiane Cordeiro, mostra reúne cinco latas ilustrativas, com uma mensagem e link para palestras que fizeram parte da Feira Internacional do Livro 2021
- PUBLICIDADE -