A região de Ribeirão Preto já conta com um campeonato em uma das modalidades esportiva que mais crescem no Brasil.
O Ribeirão Poker Tour é o maior torneio de poker da região e já vem marcando presença no circuito esportivo da nossa região.
E não só:
A última e principal etapa do ano passado contou com representantes de mais de 50 cidades brasileiras, de acordo com informações da organização do evento.
Em realidade, o evento vem apresentando crescimento considerável desde o início do ano passado.
A última e mais especial, realizada no luxuoso Hotel JP, em Ribeirão Preto, teve 250 inscritos em novembro de 2015.
A mais recente deste ano, realizada agora em maio de 2016
Contou com 400 competidores e premiação garantida de 40 mil reais para os melhores jogadores.
Esporte ser extremamente democrático
Não importa o biotipo ou o gênero, apenas a habilidade mental – faz com que haja cada vez mais participantes. A maioria é composta de jovens, atraída pela possibilidade de duelar mentalmente e com os oponentes.
“Qualquer pessoa maior de 18 anos pode participar. É só comparecer no local nos dias do evento para se inscrever. A adesão do público sempre é boa, tanto para os profissionais quanto para os semiprofissionais. A expectativa sempre é a melhor possível”,
disse o organizador do evento e proprietário do LOL Clube, que recebe etapas do campeonato, Bruno Assunção.
A quinta etapa do Ribeirão Poker Tour 2016 contou com a vitória de um ribeirão-pretano, Juan Reis. Mas ele não foi o único representante das cidades da região: Henrique Dutra, de Pratápolis, ficou em terceiro lugar. Ao todo, cerca de 42 mil reais foram distribuídos em prêmios.
“Nós estamos muito satisfeitos com a etapa da última semana, ela foi muito equilibrada, assim como as outras. Percebemos que a cada torneio o nível fica cada vez mais elevado, com jogadores mais focados e estudiosos dentro do esporte”,
completou o organizador.
Além de diversos jogadores de Ribeirão, o evento já contou com vencedor, o jogador “Bê”, de Barrinha na segunda etapa deste ano. O campeão é determinado como em alguns torneios anuais de tênis e golfe – como a FedEx Cup: há uma pontuação dada para os jogadores, em função do desempenho, em todas as etapas do ano. Assim, fica mais fácil premiar a consistência ao longo do ano, algo que é bem mais difícil e que requer habilidade do jogador. O ribeirão-pretano Marcelo Ribas é o atual líder do certame.
Torneios regionais aumentam importância do Campeonato Nacional
A ligação entre os eventos regionais e o grande campeonato nacional aumenta na medida em que o campeão da RPT (Ribeirão Poker Tour) ganha uma entrada de graça para o mais prestigiado evento nacional, a BSOP Millions, realizada anualmente ao final de novembro ou início de dezembro.
No ano passado um novo recorde foi estabelecido com 3866 jogadores e um pool de 1,4 milhões de reais.
Há cada vez mais torneios regionais
E eles só fazem com que o Campeonato Nacional da modalidade, a Brazilian Series of Poker (BSOP), se torne ainda mais importante em competitiva. Os torneios regionais fazem com que haja um fomento na técnica dos jogadores enquanto os grandes eventos ao redor do Brasil não estão acontecendo. Com efeito, os jogadores podem estar constantemente em um ambiente competitivo – de modo que, como em qualquer outro esporte, a prática leva à perfeição.