InícioEsportesProjeto 'Arte e Ginga' finaliza atividades da 3ª edição

Projeto ‘Arte e Ginga’ finaliza atividades da 3ª edição

Aula de encerramento com transmissão online aconteceu na última sexta-feira

- continua após a publicidade -

O projeto “Arte e Ginga”, executado desde 2015 em Ribeirão Preto, e que tem como propósito principal a valorização da cultura afro-brasileira, sob relato e contação da história da capoeira no Brasil, finalizou as atividades da sua 3ª edição na última sexta-feira, 12 de fevereiro, com uma aula de encerramento com transmissão ao vivo.

Inicialmente, o cronograma de execução seria de 12 meses (setembro de 2019 a setembro de 2020), mas em decorrência da pandemia o projeto ficou suspenso no período de abril a agosto. Em setembro de 2020 foram retomadas as aulas remotamente, com transmissão semanal pelo canal do Youtube do Grupo Cordão de Ouro Ribeirão Preto (https://www.youtube.com/cordaodeourorp) as quais continuaram sendo transmitidas até o último dia do projeto, possibilitando que todos os participantes pudessem ter acesso as atividades.

A iniciativa que contribuiu para formação de maneira integral de 300 alunos entre crianças, adolescentes e jovens, aconteceu na Creche Alvorada, Casinha Azul e Corassol, localizadas em Ribeirão Preto/SP, no Núcleo Benedita Veloso em Jardinópolis e no Centro Espírita Vicente de Paulo em Ituverava.

Além das aulas, o projeto ofereceu todo material necessário para o desenvolvimento das atividades, como uniformes e instrumentos, o que possibilitou a inclusão social, construção da cidadania, troca de experiências e muito aprendizado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Ao longo do projeto, quatro workshops foram realizados: em outubro de 2019 a atividade foi ministrada pelo Mestre Andrezinho e Professor Mussun em Ribeirão Preto. No mesmo mês o Mestre Andrezinho também ministrou o workshop em Ituverava. Já em janeiro e dezembro de 2020, a ação foi conduzida pelo Contra Mestre Dragão em Ituverava e pelo Mestre Suassuna (online) e o Mestre Ivan (presencial) em Ribeirão Preto. Os eventos foram abertos a toda comunidade.

A iniciativa também contou com três apresentações: em fevereiro o “Menino que foi teu Mestre” em Jardinópolis, em março Capoeira e Samba de Roda na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP), e “É a nossa Cor” em Ituverava.

Nestes eventos, os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar com toda a comunidade o aprendizado adquirido e contribuir para divulgação e manutenção cultura da Capoeira.

O Arte e Ginga 3ª edição, foi um projeto realizado por meio do Programa de Ação Cultural – PROAC, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, e conta com os patrocínios das empresas: Santa Maria, Itaobi Transportes, Dauriti Distribuidora, Transmogiana Transportes, Nutrion, Passalaqua Colchões, Okubo Mercantil, e, Power Tractor, além de receber o apoio da Terra Incentivos e Grupo Cordão de Ouro.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

60 anos esperando titulo Comercial pode sair da fila

Com acesso garantido, Comercial busca 1º título de uma divisão de Paulista em 64 anos. O time terá força máxima no primeiro jogo da final, sábado às 19h, em Bauru

Iguatemi passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

A Iguatemi S.A, uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do país, acaba de ingressar no Pacto Global da ONU...

ACIS completa 53 anos de dedicação ao setor empresarial sertanezino; conheça a história da entidade

Fundada em 25 de maio de 1969, na época contou com a adesão de 70 associados. Os comerciantes locais sentiam dificuldades de se organizar para enfrentar determinados problemas

O bilionário Elon Musk chega hoje(20) ao Brasil para conversar com Bolsonaro

O homem mais rico do mundo visita o Brasil a convite do ministro Fábio Faria

Cinema do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto exibe pré-estreia de Top Gun: Maverick

Maverick será lançado oficialmente no dia 26 de maio, entretanto, os fãs poderão se adiantar e aproveitar as sessões de pré-estreia, que acontecem de 21 a 25 de maio
- PUBLICIDADE -