InícioEsportesOlimpíadasPopulação esquece a insatisfação com país e participa ativamente durante todo trajeto

População esquece a insatisfação com país e participa ativamente durante todo trajeto

- continua após a publicidade -

Quando a caravana que percorreu todos estados brasileiros chegou em Ribeirão as 16:00 horas, uma grande multidão já aguardava ansiosa pelo símbolo olímpico. A população do alto do Ipiranga, José Sampaio, Planalto Verde e região marcaram presença no local onde a tocha foi acesa e teve como anfitriões, alunos de escolas municipais.

Um forte aparato de segurança, com a guarda municipal, polícia militar, polícia federal, segurança nacional e exercito estavam fazendo a escolta e segurança do comboio pelas ruas.

Os “amarelinhos” ficaram responsáveis junto com a Polícia Militar por bloquear e logo após a passagem da caravana, liberar o trânsito. Não presenciamos grandes transtornos, em alguns locais com maior movimento o transito chegou a ficar complicado, mas não demorava muito e era liberado.

Entre os carregadores estavam o cineasta Fernando Meirelles, um dos responsáveis pela cerimônia de abertura das olimpíadas no Rio e o jornalista Heraldo Pereira, natural de Ribeirão Preto, atletas como Guega (cavaleiro Serguei Fofanoff que esteve em quatro Olimpíadas) e do jovem Francisco Barretto Júnior, que vai representar Ribeirão Preto na ginástica nos Jogos de 2016 além de vários anônimos que com histórias que valem ouro conduziram orgulhosos o espírito olímpico pelas ruas de Ribeirão Preto.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O último condutor, Amaro Pereira da Silva, recebeu a honra de acender a pira olímpica no parque Raia. Pernambucano Amaro Pereira da Silva, de 68 anos, foi selecionado pelo Comitê Rio 2016 por sua história simples, de luta e determinação, de amor e dedicação à família Já no palco frente a uma multidão, as poucas palavras emocionadas foram em agradecimento aos aplausos e homenageando os pais, falecidos, mas lembrados pelo grande personagem da noite, que “só tinha a agradecer pela vida”. Amaro Pereira da Silva, gari de profissão.

Amaro foi escolhido para acender a pira porque é simples, honesto e humilde a ponto de agradecer as pessoas que foram cumprimentá-lo ao final do evento. Foi selecionado porque acredita no ser humano, no próximo, no amor, na família, a qual dedicou horas de trabalho para tê-la e ter o mínimo. Porque batalha, se esforça e não se entrega, nem mesmo na longa caminhada de Recife a Ribeirão Preto, a pé, trabalhando de cidade em cidade.

Foram 14 anos. Porque foi à Aparecida de bicicleta 30 vezes (são aproximadamente 960km de estrada) agradecer a vida, ou a “graça alcançada” como ele prefere dizer. Porque sua simplicidade foi incapaz de entender que sua história foi coroada com a medalha de ouro do dia.

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas acompanharam todo o trajeto, sem nenhum incidente. Até o momento, 03 pessoas foram “impedidas” ao tentar apagar a tocha olímpica, dois jovens com garrafas d’agua e um homem com um balde, abordado por policiais antes que a tocha se aproximasse. No trajeto algumas pessoas realizaram manifestos contra o descaso nas ruas de Ribeirão, principalmente pelo excesso de buracos nas vias da cidade. No Carlos Raya, um grupo se reuniu com faixas e cartazes em uma manifestação pacífica demonstrando o descontentamento com a política local e nacional. Um guindaste levantou um convite ao lado do parque convidando a população para manifestações no próximo dia 31 de Julho.

Nesta terça-feira, o Tour da Tocha segue para Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, Barretos e Franca, onde dormirá, seguindo viagem na quarta-feira. A chama olímpica tem chegada prevista para o Rio de Janeiro no dia 5 de julho, data da abertura da Olimpíada Rio 2016.

Para acessar fotos de todo o evento acesse este link

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Cerca de 40 mil pessoas não retornaram para receber a segunda dose da vacina contra Covid-19

Dados são Vigilância Epidemiológica, que conclama a população a procurar os postos de vacinação e manter o controle da doença

“Concertos Internacionais” apresenta homenagem a Astor Piazzolla

Concerto será transmitido no dia 23 de outubro, às 19h, como parte das comemorações de 91 anos do Theatro Pedro II

Nogueira quer que você receba agua do Rio Pardo nas torneiras

Hoje a agua do DAERP é do aquífero guarani, uma agua mineral será substituída por aguas do Rio Pardo. Você aprova esta mudança?

Atenção: Alerta para tentativa de golpe contra aposentados

Instituto de Previdência orienta beneficiários a não informar dados pessoais ou bancários

Ditador Moraes manda prender e extraditar Allan dos Santos

Se não estamos vivendo em uma ditadura do judiciário, o que se compara com atitudes destes loucos? Maduro, Chaves, Alexandre de Moraes...
- PUBLICIDADE -