Início Esportes Olimpíadas População esquece a insatisfação com país e participa ativamente durante todo trajeto

População esquece a insatisfação com país e participa ativamente durante todo trajeto

- continua após a publicidade -

Quando a caravana que percorreu todos estados brasileiros chegou em Ribeirão as 16:00 horas, uma grande multidão já aguardava ansiosa pelo símbolo olímpico. A população do alto do Ipiranga, José Sampaio, Planalto Verde e região marcaram presença no local onde a tocha foi acesa e teve como anfitriões, alunos de escolas municipais.

Um forte aparato de segurança, com a guarda municipal, polícia militar, polícia federal, segurança nacional e exercito estavam fazendo a escolta e segurança do comboio pelas ruas.

Os “amarelinhos” ficaram responsáveis junto com a Polícia Militar por bloquear e logo após a passagem da caravana, liberar o trânsito. Não presenciamos grandes transtornos, em alguns locais com maior movimento o transito chegou a ficar complicado, mas não demorava muito e era liberado.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Entre os carregadores estavam o cineasta Fernando Meirelles, um dos responsáveis pela cerimônia de abertura das olimpíadas no Rio e o jornalista Heraldo Pereira, natural de Ribeirão Preto, atletas como Guega (cavaleiro Serguei Fofanoff que esteve em quatro Olimpíadas) e do jovem Francisco Barretto Júnior, que vai representar Ribeirão Preto na ginástica nos Jogos de 2016 além de vários anônimos que com histórias que valem ouro conduziram orgulhosos o espírito olímpico pelas ruas de Ribeirão Preto.

O último condutor, Amaro Pereira da Silva, recebeu a honra de acender a pira olímpica no parque Raia. Pernambucano Amaro Pereira da Silva, de 68 anos, foi selecionado pelo Comitê Rio 2016 por sua história simples, de luta e determinação, de amor e dedicação à família Já no palco frente a uma multidão, as poucas palavras emocionadas foram em agradecimento aos aplausos e homenageando os pais, falecidos, mas lembrados pelo grande personagem da noite, que “só tinha a agradecer pela vida”. Amaro Pereira da Silva, gari de profissão.

Amaro foi escolhido para acender a pira porque é simples, honesto e humilde a ponto de agradecer as pessoas que foram cumprimentá-lo ao final do evento. Foi selecionado porque acredita no ser humano, no próximo, no amor, na família, a qual dedicou horas de trabalho para tê-la e ter o mínimo. Porque batalha, se esforça e não se entrega, nem mesmo na longa caminhada de Recife a Ribeirão Preto, a pé, trabalhando de cidade em cidade.

Foram 14 anos. Porque foi à Aparecida de bicicleta 30 vezes (são aproximadamente 960km de estrada) agradecer a vida, ou a “graça alcançada” como ele prefere dizer. Porque sua simplicidade foi incapaz de entender que sua história foi coroada com a medalha de ouro do dia.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

De acordo com a Polícia Militar, cerca de 30 mil pessoas acompanharam todo o trajeto, sem nenhum incidente. Até o momento, 03 pessoas foram “impedidas” ao tentar apagar a tocha olímpica, dois jovens com garrafas d’agua e um homem com um balde, abordado por policiais antes que a tocha se aproximasse. No trajeto algumas pessoas realizaram manifestos contra o descaso nas ruas de Ribeirão, principalmente pelo excesso de buracos nas vias da cidade. No Carlos Raya, um grupo se reuniu com faixas e cartazes em uma manifestação pacífica demonstrando o descontentamento com a política local e nacional. Um guindaste levantou um convite ao lado do parque convidando a população para manifestações no próximo dia 31 de Julho.

Nesta terça-feira, o Tour da Tocha segue para Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, Barretos e Franca, onde dormirá, seguindo viagem na quarta-feira. A chama olímpica tem chegada prevista para o Rio de Janeiro no dia 5 de julho, data da abertura da Olimpíada Rio 2016.

Para acessar fotos de todo o evento acesse este link

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Da ala bolsonarista raiz Rodrigo Junqueira traz o PSL para disputa real a prefeitura

Entenda o que esta em jogo nas eleições de 2020, e quais os reais interesses para o futuro de Ribeirão Preto

O desespero do “Fique em Casa”, impediu a visão dos mais humildes ou desinformados

A politica da "reclusão" do povo, exemplificando o Estado de São Paulo, com a impossibilidade de tratamento antecipado de muitas pessoas, atrapalhou um resultado promissor

O preço do arroz subiu, e agora? Bora substituir o cereal em grande estilo

O chef Melchior preparou uma receita saborosa com um acompanhamento ideal para substituir o arroz e salvar o seu bolso em grande estilo.

Mortes no trânsito sobem na região de Ribeirão Preto

Vítimas fatais aumentam em 17% no mês de agosto segundo o Infosiga SP. Índices reduziram em todo o Estado

Dia do Idoso: Autocuidado é ainda mais importante na terceira idade

Podóloga da Doctor Feet ensina rotina de cuidados com o pés, pernas e unhas, na melhor fase da vida