Neymar apanha muito, faz primeiro gol e leva seleção para próxima fase

0
791

A seleção brasileira de futebol venceu por 2 a 0 a Colômbia e carimbou, neste sábado (13), o passaporte para a seminfinal dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

Neymar assumiu o papel de protagonista na noite deste sábado (13), em Itaquera, nas quartas de finais dos Jogos Olímpicos. Autor do único gol da vitória da seleção brasileira diante da Colômbia, o atacante não se intimidou com as pancadas e até teve seu momento de retribuir algumas das entradas que levou em um polêmico lance que acabou com um cartão amarelo de punição.

Na ocasião, o camisa 10 ficou revoltado com a falta de fair play dos colombianos e não pensou duas vezes em fazer dura falta por trás em Roa. Foi esse o lance de estopim para um princípio de confusão que teve troca de empurrões até entre membros da comissão técnica de ambas as equipes. Vale destacar que ele não carrega a advertência, portanto não estará pendurado na disputa da semifinal, contra Honduras.

Sob os olhares de Tite, que esteve na Arena Corinthians para acompanhar ao jogo, o atacante do Barcelona não mostrou nenhum sinal de dor no tornozelo direito. A lesão no último jogo da fase de grupos, diante da Dinamarca, ameaçou a participação do craque.

Neymar passou a pedir mais a bola e sofreu perseguição implacável dos colombianos e apanhou muito, especialmente de Teo Gutierrez. Experiente, o atacante usou e abusou da catimba, tentou chamar a atenção do atleta com provocações verbais e até mesmo chutando a bola no brasileiro em mais uma das faltas que deixou o camisa 10 no chão.

Neymar ainda sofreu outras faltas duras e fez os colombianos tomarem outros dois cartões amarelos. Preciado e Barrios foram os advertidos por infração. Pabón abusou na força para empurrar o brasileiro, mas não foi punido com o cartão.

O gol de falta marcado por ele no início do primeiro tempo ainda findou um jejum de 11 meses.
A última vez que o atacante do Barcelona balançou as redes com a camisa da seleção havia sido em setembro, em gol no amistoso contra os Estados Unidos, na vitória por 4 a 1.

Na partida das quartas de final, de falta, o primeiro a marcar foi Neymar, aos 12 minutos do primeiro tempo. Depois, foi a vez de Luan balançar a rede na Arena Corinthians, em São Paulo, aos 38 minutos do segundo tempo.

Jogadas violentas
A partida foi marcada por jogadas violentas da equipe colombiana, especialmente em cima do capitão brasileiro Neymar. Aos 40 minutos do primeiro tempo, jogadores das duas equipes protagonizaram uma briga em campo e o camisa 10 brasileiro levou um cartão amarelo por uma falta violenta em Roa. Na sequência, o colombiano Wilmar Barrios foi quem levou cartão amarelo por atingir Neymar.

Já no final do primeiro tempo, o craque do Brasil foi agredido outras duas vezes e, na última, Preciado também foi punido com cartão amarelo.

A única seleção a não tomar gol durante a copa é a seleção brasileira.

Semifinal
O próximo adversário do Brasil, já na fase semifinal olímpica será Honduras. O jogo será quarta-feira (17), às 13h, no Maracanã. A partida será em busca da segunda final consecutiva, já que em 2012 o Brasil perdeu para o México e ficou com a prata. A outra semifinal será disputada entre Alemanha e Nigéria, às 16h. Os vencedores se enfrentarão na decisão de sábado (20), também no Rio de Janeiro.