Atletas de 206 países desfilam na abertura da Rio 2016 e Brasil fez encerramento

0
877
Rio de Janeiro - Cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Rio 2016, no Maracanã (Reuters/Pilar Olivares/Direitos Reservados)

Após mostrar com muita luz, cor e música a diversidade cultural do Brasil, a temática do espetáculo de abertura da Rio 2016 mudou e abordou as mudanças climáticas que o país e o mundo enfrentam. A emissão de gases de efeito estufa, o degelo dos polos, a elevação do nível do mar e o aumento da temperatura entraram em cena para alertar por um mundo mais sustentável.

Nessa parte da festa, as atrizes Fernanda Montenegro e Judy Dench recitaram o poema A Flor e a Náusea, enquanto telões apontavam o reflorestamento como um caminho.

Em seguida, começou o desfile dos 12 mil atletas de 207 delegações participantes dos jogos olímpicos. São 206 países e o time dos refugiados olímpicos.

O primeiro país a desfilar foi a Grécia, que tradicionalmente abre essa parte da cerimônia. Em, seguida, as delegações começaram a entrar em ordem alfabética. O público está aplaudindo de pé a entrada dos atletas. A delegação brasileira, anfitriã dos Jogos, será a última a entrar, com 465 atletas.

Floresta dos Atletas

Todos os atletas que participam da cerimônia de abertura receberam uma semente ao entrar no campo. Essas sementes, de 207 espécies, serão plantadas no local em que hoje está instalado o Parque Radical, no Complexo Esportivo de Deodoro, onde será criada a Floresta do Atletas.

Brasil fecha desfile na abertura da Rio 2016

A maior delegação brasileira na história das Olimpíadas, com 465 atletas, entrou animada, cantando e dançando ao som de Aquarela do Brasil e fechou o desfile das delegações de atletas.

Os atletas brasileiros entraram no Maracanã logo após o time olímpico dos refugiados, que compete representando a bandeira olímpica, e que foi bastante aplaudido pelo público.

Após os desfiles, estão previstos discursos dos presidentes do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach. Também está previsto que o presidente em exercício do Brasil, Michel Temer, declare os jogos como oficialmente abertos.

Após a cerimônia, o ex-maratonista Vanderlei Cordeiro de Lima vai acender a pira olímpica.