InícioEsportesInterno de Sertãozinho vence regional de xadrez da Fundação CASA

Interno de Sertãozinho vence regional de xadrez da Fundação CASA

Adolescente e mais três classificados dos CASAs Franca e São Carlos representarão a Divisão Regional Norte na etapa estadual do Torneio

- continua após a publicidade -

O jovem Giovani (nome fictício), de 18 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Sertãozinho, no interior paulista, venceu ontem (09) a etapa local da Divisão Regional Norte (DRN) no I Torneio Estadual Online de Xadrez da Fundação CASA. Ele ficou invicto nas cinco rodadas que disputou. 

O rapaz representará a DRN, uma das oito administrações localizadas da Instituição, na etapa estadual do Torneio, ao lado de outros três classificados, internados nos CASAs Franca e São Carlos. A competição envolveu 16 adolescentes internados em oito centros socioeducativos das cidades de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Taquaritinga e Araraquara. 

O Torneio de Xadrez é um campeonato tradicional promovido pela Fundação CASA, como parte do calendário anual esportivo de atividades. Ele já teve 15 edições com partidas presenciais. Por causa da pandemia da Covid-19 e do isolamento social, as disputas deste ano são virtuais, utilizando a plataforma Chess.com.  

As disputas entre os adolescentes aconteceram conforme o sistema suíço, com quantidade de partidas pré-estabelecida segundo o número de participantes. Cada partida teve duração máxima de 20 minutos. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De forma virtual, os jovens jogaram entre si a partir de computadores com acesso à internet localizados nos centros socioeducativos. A etapa estadual, que acontece nos dias 17 e 18 de setembro, seguirá a mesma metodologia. 

“O xadrez é um instrumento didático em que o adolescente promove reflexões, formula jogadas, desafiando a criatividade”, explica Janaína de Brito Asprino, técnica da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), responsável por organizar a etapa estadual. “Num contexto lúdico, cada jogador tem que criar suas estratégias, estimulando as capacidades de desenvolvimento cognitivo.” 

Os representantes da DRN se juntam a outros 28 adolescentes que se classificaram nas disputas que aconteceram – ou estão em andamento – nas outras sete divisões regionais da Fundação CASA até o final da primeira quinzena de setembro.  

Na fase estadual, são 32 adolescentes representantes das oito divisões regionais da Instituição disputando o troféu de campeão. O Torneio Estadual é organizado pela Gefesp, da Fundação CASA.

Foto TODODIA

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚚💼 Rodonaves promove mutirão de empregos em Ribeirão Preto! 💼🚚

A Rodonaves, uma das principais empresas do país no setor de transportes e logística, está oferecendo cerca de 50 vagas em diversas áreas operacionais e administrativas. @rodonaves

🎓👮 Tarcísio promete implantar Colégio da Polícia Militar em São Paulo! 👮🎓

Essa iniciativa, proposta pela deputada Leticia Aguiar, visa autorizar a criação de Colégios Públicos Militares na estrutura organizacional da Polícia Militar de São Paulo. @leticiaaguiaroficial

📸💫 Exposição fotográfica celebra os 100 anos da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto! 💫📸

Em uma homenagem emocionante ao centenário da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, a exposição "Retratos de um Século" traz imagens históricas e contemporâneas

Morro do São Bento vira Área de Proteção Ambiental

Objetivo da Prefeitura é promover a preservação e conservação do espaço a partir do uso sustentável

🚀🔥 Em busca de emprego? Não perca as vagas quentes em Ribeirão Preto e região! 🔥🚀

📰👉Cidades das regiões de Ribeirão Preto (SP) estão com vagas de emprego abertas nesta segunda-feira (18). Confira abaixo:
- PUBLICIDADE -