InícioEsportesInterno de Sertãozinho vence regional de xadrez da Fundação CASA

Interno de Sertãozinho vence regional de xadrez da Fundação CASA

Adolescente e mais três classificados dos CASAs Franca e São Carlos representarão a Divisão Regional Norte na etapa estadual do Torneio

- continua após a publicidade -

O jovem Giovani (nome fictício), de 18 anos, que cumpre medida socioeducativa de internação no CASA Sertãozinho, no interior paulista, venceu ontem (09) a etapa local da Divisão Regional Norte (DRN) no I Torneio Estadual Online de Xadrez da Fundação CASA. Ele ficou invicto nas cinco rodadas que disputou. 

O rapaz representará a DRN, uma das oito administrações localizadas da Instituição, na etapa estadual do Torneio, ao lado de outros três classificados, internados nos CASAs Franca e São Carlos. A competição envolveu 16 adolescentes internados em oito centros socioeducativos das cidades de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Taquaritinga e Araraquara. 

O Torneio de Xadrez é um campeonato tradicional promovido pela Fundação CASA, como parte do calendário anual esportivo de atividades. Ele já teve 15 edições com partidas presenciais. Por causa da pandemia da Covid-19 e do isolamento social, as disputas deste ano são virtuais, utilizando a plataforma Chess.com.  

As disputas entre os adolescentes aconteceram conforme o sistema suíço, com quantidade de partidas pré-estabelecida segundo o número de participantes. Cada partida teve duração máxima de 20 minutos. 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

De forma virtual, os jovens jogaram entre si a partir de computadores com acesso à internet localizados nos centros socioeducativos. A etapa estadual, que acontece nos dias 17 e 18 de setembro, seguirá a mesma metodologia. 

“O xadrez é um instrumento didático em que o adolescente promove reflexões, formula jogadas, desafiando a criatividade”, explica Janaína de Brito Asprino, técnica da Gerência de Educação Física e Esporte (Gefesp), responsável por organizar a etapa estadual. “Num contexto lúdico, cada jogador tem que criar suas estratégias, estimulando as capacidades de desenvolvimento cognitivo.” 

Os representantes da DRN se juntam a outros 28 adolescentes que se classificaram nas disputas que aconteceram – ou estão em andamento – nas outras sete divisões regionais da Fundação CASA até o final da primeira quinzena de setembro.  

Na fase estadual, são 32 adolescentes representantes das oito divisões regionais da Instituição disputando o troféu de campeão. O Torneio Estadual é organizado pela Gefesp, da Fundação CASA.

Foto TODODIA

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Projeto Guri ainda dispõe de vagas para cursos gratuitos de música na região de Ribeirão Preto

Matrícula diretamente no polo de ensino do Projeto Guri; não é necessário ter conhecimento prévio de música nem possuir instrumento musical

Covid-19: Butantan identifica nova variante recombinante em São Paulo

Trata-se da variante XG da cepa Ômicron. Eles não desistem e vão continuar controlando o gado que segue estes "cientistas" negacionistas.

Táxis poderão utilizar corredores de ônibus em Ribeirão Preto

Veículos de urgência e emergência também podem utilizar os corredores de ônibus a partir do dia 23 de maio

Entidades Assistenciais começam a receber cobertores da Campanha do Agasalho

Confira os locais de doação no site da Campanha do Agasalho. A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como objetivo arrecadar cobertores e agasalhos, novos ou usados em bom estado de conservação

Projeto CineMaterna do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto exibe filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Sessão adaptada para receber as famílias será exibida na próxima quarta-feira, dia 18
- PUBLICIDADE -