InícioEsportes“História, Tradição e Ginga” recebe mestres de capoeira renomados na Casa da...

“História, Tradição e Ginga” recebe mestres de capoeira renomados na Casa da Cultura

- continua após a publicidade -

O projeto “História, Tradição e Ginga” dá continuidade as suas atividades nos dias 16 e 17 de outubro, das 18h30 às 22h, na Casa da Cultura (Praça Alto de São Bento, s/n), sede da Secretaria Municipal da Cultura de Ribeirão Preto, com a presença dos mestres de capoeira Camisa e Moraes, e do mestre convidado Pim. O projeto é realizado pela Fundação Cultural Palmares, Ministério da Cultura, Governo Federal e Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria da Cultura.

MESTRE CAMISA

Nasceu em 1956, em Jacobina, Bahia. Iniciou-se em Capoeira na década de 1960. Em Salvador, participava das rodas dos mestres Waldemar e Traíra. Em 1970, foi aluno de Mestre Bimba.

Em 1972, no Rio de Janeiro, ingressou no Grupo Senzala. Em 1988, fundou a Associação Brasileira de Apoio e Desenvolvimento da Arte-Capoeira, a Abadá-Capoeira. Ganhou título de “Honoris Causa” devido a sua importância como difusor da cultura brasileira, priorizando a capoeira. “A capoeira é uma só: quando bem trabalhada, com responsabilidade e ética, seja Angola ou Regional, é mais uma manifestação brasileira, e deve ser preservada”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

MESTRE MORAES

Nasceu em 1950, na Ilha de Maré, na Bahia. É um notório mestre e difusor da Capoeira Angola pós-Pastinha. Começou a treinar por volta dos oito anos na academia de Mestre Pastinha que, já cego e sem dar aula, passou o controle da academia para seus alunos. Moraes foi aluno de Mestre João Grande, que junto de João Pequeno foram grandes discípulos de Pastinha.

Por volta dos anos 80, na intenção de preservar e transmitir os ensinamentos de seus mestres fundou o GCAP (Grupo de Capoeira Angola Pelourinho), na tentativa de resgatar a filosofia da capoeira em suas raízes africanas, que havia perdido valor para o lado comercial das artes-marciais.

HISTÓRIA

Financiada pela Fundação Palmares, a iniciativa trará para nossa cidade mestres da capoeira de expressão internacional. O projeto está dividido em quatro grandes encontros e será um momento para referenciar a Roda de Capoeira, que conquistou reconhecimento pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade, em 2014.

Título este que colabora com a preservação da prática não só no Brasil, mas também no mundo todo. A cada encontro, uma possibilidade de dialogar com os “detentores” deste saber cultural, com diversidades de formação, origens e, especialmente, com uma questão que os une: a importância da capoeira.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

João Rock: projeto de acessibilidade garante inclusão no festival

Evento, que acontece dia 03 de junho em Ribeirão Preto, terá de roda gigante adaptada a shows com intérprete de libras, equipamentos de audiodescrição...

Instituição Aparecido Savegnago apresenta peça teatral com técnicas de improviso no dia 5

Apresentação gratuita será realizada às 19h30 no Auditório Isaura Bolsoni Savegnago, em Sertãozinho

RibeirãoShopping sorteia automóvel zero quilômetro e presenteia com mantas em três opções de cores no Dia dos Namorados

A campanha acontece de 1º a 12 de junho e para participar do sorteio, ganhar o mimo e ainda concorrer a um par de ingressos para o show da cantora Paula Toller, basta trocar notas fiscais de compras no valor de R$ 400,00

Raça Rugby e Rio Preto fazem clássico caipira pela terceira rodada do Campeonato Paulista

Time feminino de Ribeirão Preto disputa amistoso contra equipe feminina de Rio Preto em jogo faz parte da preparação da categoria para as atividades...

Ribeirão Preto terá programação cultural especial para o mês de aniversário da cidade

Atividades começam nesta quinta-feira, dia 1ª de junho e irão acontecer em diversos espaços da cidade
- PUBLICIDADE -