InícioEsportesFutebolPalmeiras: dez vezes campeão brasileiro

Palmeiras: dez vezes campeão brasileiro

- continua após a publicidade -

O Palmeiras ganhou mais uma peça valiosa para a sua sala de troféus. Na tarde deste domingo (25), o Verdão venceu o Vasco da Gama por 1 a 0 e conquistou o seu décimo título brasileiro, se isolando como maior campeão da competição. Que tal recordar um pouco de cada um dos títulos da Academia de Futebol?

Taça Brasil – 1960*

Campeão paulista no ano anterior, o Palmeiras conquistou seu primeiro título brasileiro na segunda edição da Taça Brasil, em 1960. Na decisão, o Alviverde enfrentou o Fortaleza, e venceu as duas partidas para garantir a conquista.

Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1967*

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Djalma Santos, Baldocchi, Dudu, Ademir da Guia, César Maluco… Não são poucos os ídolos do Palmeiras que fizeram parte da Primeira Academia. O Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 1967 marcou o primeiro título daquela equipe. O título veio após uma vitória por 2 a 1 sobre o Grêmio, no Pacaembu, com dois gols de Cèsar, artilheiro do campeonato.

Taça Brasil – 1967*

O segundo título da Taça Brasil veio sete anos depois. Novamente campeão paulista, o Palmeiras ganhou o direito de entrar numa fase mais avançada da competição. O torneio, que marcaria a consolidação da primeira Academia, foi decidido diante do Náutico, em três jogos. A decisão foi disputada no Maracanã.

Torneio Roberto Gomes Pedrosa – 1969*

O Robertão de 1969 é considerado o último capítulo glorioso da Primeira Academia de Futebol. Com a extinção da Taça Brasil, o Roberto Gomes Pedrosa foi o único torneio nacional daquele ano. O Palmeiras acabou campeão depois de um quadrangular final com Botafogo, Corinthians e Cruzeiro. O título veio com uma vitória por 3 a 1 sobre o Bota na última rodada. Essa conquista também é lembrada como o lançamento de alguns ícones da Segunda Academia, como Leão e Luís Pereira.

Campeonato Brasileiro – 1972

Três anos separaram o último título do Robertão da conquista do Brasileiro de 1972. A Academia mudou algumas peças, mas manteve o seu futebol encantador. Ainda comandado por Ademir da Guia e Dudu, o time ganhou os reforços de Luis Pereira, Eurico, Edu Bala, Nei, entre outros. Alguns deles já estavam no time na Primeira Academia, mas só se firmaram com o passar do tempo. Na final, o Palmeiras empatou com o Botafogo de Jairzinho em 0 a 0 e, por ter a melhor campanha, garantiu seu quinto título nacional.

Campeonato Brasileiro – 1973

Em um futebol tão competitivo como o brasileiro, não é comum um time ser campeão nacional consecutivamente. Mas foi o que a Academia conseguiu em 1973. Praticamente ninguém passou pela defesa Alviverde, que sofreu apenas 13 gols em 40 partidas, e o título veio após um empate em 0 a 0 com o São Paulo, no Morumbi.

Campeonato Brasileiro – 1993

Depois da Academia de Futebol, o Palmeiras amargurou duas décadas sem um título brasileiro. O fim do jejum veio em 1993, com jogadores do quilate de Edmundo, Evair, Roberto Carlos e Zinho. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, o time cheio de estrelas perdeu apenas dois de seus 22 jogos no Brasileirão, conquistando o sétimo título da história do Palmeiras. No jogo decisivo, o Porco derrotou o Vitória por 2 a 0.

Campeonato Brasileiro – 1994

21 anos após o bicampeonato da Segunda Academia, o Palmeiras repetiu a façanha. Mantendo a base do time campeão no ano anterior, o Alviverde conquistou o seu oitavo título brasileiro em 1994. Dessa vez, porém, a conquista veio com um gosto especial. O Palmeiras derrotou na final o Corinthians, que também não deixava a desejar no quesito estrelas. Mas contra o time de Marcelinho Carioca, Branco e Viola, a melhor ficou para o Porco.

Campeonato Brasileiro – 2016

A torcida do Palmeiras esperava ansiosa pelo fim do maior jejum de títulos brasileiros da história do clube, e ele veio. O Palmeiras conquistou o Brasileirão de 2016 com uma campanha consistente e muito eficiente, garantindo o nono campeonato brasileiro da história do clube.  A conquista foi a primeira do clube na era dos pontos corridos, e veio com uma rodada de antecedência, na vitória contra a Chapecoense, no Allianz Parque.

Campeonato Brasileiro – 2018

Dois anos após o último título, o Palmeiras chegou ao décimo título de campeão brasileiro. Com uma campanha quase impecável, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari levantou o troféu com uma rodada de antecedência e com 22 jogos de invencibilidade ao derrotar o Vasco da Gama, por 1 a 0, em São Januário.

*Título reconhecido pela CBF como o de Campeonato Brasileiro.

 

fonte: https://www.cbf.com.br

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Hora do Horror traz diversão imersiva inspirada em fatos reais

Alcatraz — Rebelião das Almas acompanha o médium John Feltner em investigação paranormal

Fretamento de onibus para as manifestações de 7 de Setembro na Paulista

Já estão com dificuldades de reservar ónibus para as manifestações de 7 de Setembro na Av. Paulista. A comemoração do Bi-centenário da Independência será o dia mais importantes dos últimos 200 anos.

Acabou a mamata: Câmara aprova fim das saídinhas de presos

Confira como votaram os deputados de SP. FROTA, TIRIRICA, e toda a quadrilha do PT, PSB, PSOL e PCdoB , desejavam que os bandidos continuassem nas ruas

Sextou: Confira a programação para o primeiro final de semana de Agosto

Fresno Fresno, Gusttavo Lima, Abba Experience, A Pequena Sereia,  Anime Fest, Biblioteca e shopping tambem trazem programação especial.

Grupo Teatral Fora de Hora se apresenta em Serrana

Nesta nova obra intitulada “Bernardo Literato”, inspirada no enredo do livro infantil “João das Letras”, de Regina Rennó, o coletivo teatral conta a história de Bernardo, um jovem escritor cujo sonho é realizar sua carreira enquanto artista.
- PUBLICIDADE -