InícioEsportesFutebolMorre o Rei Pelé aos 82 anos

Morre o Rei Pelé aos 82 anos

Tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado havia um mês para tratamento de um câncer no cólon e faleceu nesta quinta-feira, aos 82 anos

- continua após a publicidade -

Tricampeão mundial com a seleção brasileira estava internado havia um mês para tratamento de um câncer no cólon e faleceu nesta quinta-feira, aos 82 anos

O futebol perdeu seu Rei. Nesta quinta-feira, morreu Pelé, o maior jogador da história, aos 82 anos.

O sepultamento ocorrerá em SANTOS.

O velório do Rei do Futebol será na Vila Belmiro, estádio do Santos, clube pelo qual jogou 1.116 vezes entre 1956 e 1974.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Pelé estava internado desde 29 de novembro no hospital Albert Einstein, em São Paulo. Ele chegou ao hopsital para tratar uma infecção respiratória e reavaliar o tratamento no câncer, descoberto em 2021.

O “Atleta do Século”

Do quarto da unidade hospitalar, Pelé acompanhou a eliminação na Copa do Mundo da Seleção Brasileira, que buscava o inédito hexacampeonato. Apesar da queda nos pênaltis contra a Croácia, o ex-jogador não perdeu o otimismo para o próximo mundial: “A nossa conquista foi apenas adiada”.

Pelé fala sobre Copas do Mundo do alto do trono de que quem conquistou por três vezes o maior troféu do futebol mundial, feito que ainda não foi repetido por nenhum outro jogador na história.

Em 1958, o mundo conheceu o garoto de 17 anos que entrou no time titular durante a competição na Suécia, e acabou sendo o craque da competição, com dois gols na decisão contra os donos da casa.

Já em 1962, viria o bicampeonato, que o Rei viu do banco de reservas, após uma lesão o tirar do mundial. O time comandado por Mané Garrincha, um dos grandes parceiros de Pelé em campo, conquistou o título nos gramados do Chile.

E em 1970, aconteceu a apoteóse do gênio. Pelé comandou a mítica seleção que levou o tricampeonato no México, lembrada até hoje como um dos maiores times da história do esporte.

Pelé também foi superlativo no Santos, clube no qual estreou aos 15 anos, em 1956. No time da Vila Belmiro, o Rei conquistou 56 títulos, entre oficiais e não oficiais. Entre eles, o bicampeonato mundial de clubes, em 1962 e 1963. No Santos, Pelé marcou incríveis 1.091 gols em 1.116 jogos.

No total, Pelé marcou 1.282 gols, 12 deles em Copas do Mundo. Além disso, foram 37 títulos oficiais. Além do Santos e da seleção, o Rei vestiu a camisa do New York Cosmos, sendo um dos pioneiros do soccer nos Estados Unidos, onde encerrou a carreira.

Últimos dias

Ao longo dos últimos anos, Pelé precisou ser internado diversas vezes. Se submeteu a uma cirurgia no quadril que fez com que não pudesse caminhar sem auxílio, motivo pelo qual reduziu significativamente suas aparições públicas. Em 2021, fez uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon e, desde então, fazia tratamento quimioterápico para combater a doença.

Em todas as internações anteriores, voltou para casa. Desta vez foi diferente: com o quadro clínico piorado por um inchaço, reflexo da perda da função renal, também enfrentou problemas cardíacos e respiratórios.

Teve, ao longo desta internação, a opção por permanecer sob cuidados paliativos, uma medida clínica que proporciona conforto ao paciente em estágio clínico grave e irreversível.

Do lado de fora do hospital, a imprensa acompanhou os últimos dias do Rei do Futebol em raros boletins médicos divulgados pelo hospital e nas postagens dos filhos nas redes sociais. Em uma das últimas fotos publicadas, a família apareceu reunida, nas dependências do Einstein, na noite de Natal.

Não é possível contar a história de Edson Arantes do Nascimento sem falar de Copa do Mundo e Seleção Brasileira. Quando ainda dava os primeiros passos no esporte, Pelé colocou um desconhecido Brasil no mapa do futebol mundial. O Rei, que fez sua estreia com apenas 17 anos, entrou para a história ao conquistar as Copas de 1958, 1962 e 1970. Além das taças, quebrou recordes e se tornou um símbolo não apenas entre as quatro linhas, mas em todo o país.

1958
Em 1957, Pelé fez sua estreia no profissional pelo Santos. O desempenho do garoto de 17 anos chamou a atenção de Vicente Feola, técnico da Seleção Brasileira, que o convocou no mesmo ano, e depois para a Copa de 1958, na Suécia. Por conta de lesões, o estreante não entrou em campo até o terceiro jogo. Na primeira aparição com a Amarelinha, o gol não saiu, mas ainda assim, teve participação direta na vitória sobre a União Soviética, por 2 a 0.

Nas quartas de final, foi dos pés de Pelé que saiu o único gol do Brasil na vitória sobre o País de Gales. Neste dia, tornou-se o mais jovem a marcar na história das Copas do Mundo. Na semifinal, contra a França, fez mais três gols na vitória por 5 a 2. Na final, estufou a rede duas vezes e entrou para a história novamente com o primeiro título da Seleção Brasileira e como o jogador mais novo a fazer gols em uma final.

1962
A segunda atuação de Pelé na Copa do Mundo carregava grandes expectativas, mas a história não ocorreu como o planejado. O artilheiro começou bem o torneio e fez um gol na vitória sobre o México, por 2 a 0. Contudo, sofreu um estiramento muscular no empate contra a Tchecoslováquia e não entrou mais em campo até o fim da competição. Mesmo sem o Rei, a Seleção chegou até a final e derrotou os tchecos por 3 a 1, conquistando o bicampeonato. Apesar da saída precoce, Pelé retornou ao Brasil com o status de ídolo e passou a ser cada vez mais visto em anúncios publicitários e na mídia em geral.

1966
Na Copa de 1966, na Inglaterra, todo o país aguardava o tricampeonato. Apesar de ter feito um gol na estreia, na vitória sobre a Bulgária por 2 a 0, Pelé foi o alvo principal dos adversários e teve sua participação novamente interrompida. Ainda no primeiro jogo, sofreu uma entrada violenta e não atuou na derrota por 2 a 0 para a Hungria. No jogo contra Portugal, sofreu uma falta que lesionou o joelho direito. Mesmo tendo voltado para o gramado, o Brasil terminou eliminado por 3 a 1.

1970
Depois da eliminação em 1966, Pelé afirmou que não participaria mais da Copa do Mundo. O craque, porém, não teve escolha: em meio à Ditadura Militar, foi pressionado para ir ao México com a Seleção. Assim, o Rei, que já era considerado o melhor do mundo, atendeu à convocação de João Saldanha. O técnico chegou a dizer em uma entrevista que o camisa 10 estava míope e, por isso, debilitado para jogar. Porém, dois meses antes do torneio, Zagallo assumiu a Seleção Brasileira e colocou o artilheiro nos gramados.

Depois dos tropeços na preparação, Pelé fez uma de suas atuações mais brilhantes na Copa de 1970. Na estreia, marcou uma vez na goleada por 4 a 1 sobre a Tchecoslováquia. No segundo jogo, que terminou em vitória sobre os ingleses, deu assistência para o gol de Jairzinho, único da partida. Contra a Romênia, marcou dois gols na vitória por 3 a 2. Nas quartas, contra o Peru, não balançou a rede, mas teve papel decisivo para a classificação. O mesmo ocorreu na semifinal, contra o Uruguai. Na final, abriu o placar e deu assistências para os gols de Jairzinho e Carlos Alberto. Assim, o Rei se tornava o único jogador brasileiro a conquistar três Copas do Mundo.

Netflix lança documentário sobre a carreira de Pelé / Foto: Divulgação.

Em 1971, fez sua última partida pela Seleção Brasileira, com apenas 30 anos. Com a Amarelinha, marcou 77 gols, 12 deles em Copas do Mundo, atrás apenas de Klose, Ronaldo, Gerd Müller e Just Fontaine. Foi também um dos poucos a marcar gols em quatro edições, ao lado de Uwe Seeler e também Klose. Os números também renderam outro título ao Rei, o de maior artilheiro da Seleção. Em segundo lugar, está Neymar com 70 gols até o momento. Pelé, inclusive, foi o primeiro a marcar 70 vezes por uma seleção, tendo sido alcançado apenas por Messi e Neymar. No número de assistências, o camisa 10 também lidera as estatísticas com 64.

Por toda a trajetória vitoriosa, Pelé é considerado um dos escultores do que é considerado o futebol brasileiro. Ao colocar o país na história das Copas, ele abriu os portões para diversos craques que o sucederam vestindo a Amarelinha e também levantaram taças ao redor do mundo.

Assim, foi considerado o Melhor Jogador do Século XX e recebeu um reconhecimento tardio, mas que demonstra o tamanho da importância de Edson Arantes do Nascimento: a Bola de Ouro, que na época só considerava atletas europeus, colocou o Brasil, e o Rei do Futebol, na sua lista.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -