Botafogo faz valer o fator casa e vence o São Bento

0
959

Atacante entra no 2º tempo para dar vitória ao Pantera e ampliar jejum do São Bento no Paulistão

O Botafogo venceu sua segunda partida em Ribeirão Preto no Paulistão 2023. De quebra, assumiu a liderança temporária do grupo, com 14 pontos conquistados e faltando três rodadas para o final da primeira fase da competição. O São Bento segue com seis pontos e agora se vê ameaçado pela zona da degola.

O gol foi marcado por Edson, que entrou na segunda etapa e ajudou o Pantera a conquistar três pontos valiosos na briga pela classificação para as quartas do Paulistão. Nos minutos finais, o preparador de goleiro do São Bento tentou passar informações ao goleiro Zé Carlos, provocando um princípio de confusão entre os membros das comissões técnicas.

A próxima partida do Botafogo será contra o São Bernardo, no ABC, no domingo (19). Já o São Bento enfrenta o São Paulo, na próxima terça-feira (21), em Sorocaba.

Novo uniforme

O que pode ter pegado muitos de surpresa foi o fato de que o Botafogo jogou de azul, utilizando seu terceiro uniforme, que foi lançado no dia anterior. A peça foi desenvolvida em comemoração à excursão feita pelo Pantera pela Argentina, em 1962. Na ocasião, o clube disputou 14 partidas e venceu nove delas.

O jogo

O primeiro tempo não teve grandes chances até os 20 minutos do primeiro tempo, quando Salatiel finalizou em cima do goleiro e ganhou escanteio. Aos 22, Jean Victor cobrou falta de fora da área com enorme perigo, exigindo grande defesa de Zé Carlos, goleiro do São Bento.

Um minuto depois, Marcos Nunes, atacante do time de Sorocaba, chegou com perigo no gol de Rafael Pascoal. A bola raspou o pé da trave direita do goleiro, quase abrindo o placar para os visitantes. 

Após essa sequência, pouco aconteceu no primeiro tempo: bola lenta, pouca infiltração e dois times acomodados. Nos acréscimos, Osman foi lançado na área, mas cabeceou mal e caiu na área, pedindo um pênalti que não existiu.

No segundo tempo os clubes voltaram em um ritmo maior. Aos dois minutos, Osman dominou no peito para Salatiel, que saiu de frente para o gol, mas finalizou por cima da meta. Após pressão inicial do Pantera, o São Bento reagiu. Em cruzamento pela direita, Fernandinho subiu de cabeça e testou firme, mas direto na trave de Rafael Pascoal, que desviou na bola e evitou o primeiro gol do jogo.

Aos 23 minutos a bola foi lançada para Caio Dantas, que dominou e tocou para Edson. O ponta do Botafogo dominou, olhou e mandou um forte chute no canto direito do gol, exigindo bela defesa de Zé Carlos. Ainda assim, a bola explodiu na trave, na maior chance do Pantera até então.

Aos 30 minutos, o gol veio para tranquilizar a torcida e dar ânimo aos jogadores do Pantera. Edson recebeu lançamento de Fillipe Soutto, venceu a zaga na velocidade e, com classe, deu um toque por cima de Zé Carlos, encobrindo o goleiro e abrindo o placar da partida.

No final do jogo, o São Bento pressionou o Botafogo, mas o Tricolor abusou dos contra-ataques para impedir avanços do time sorocabano e garantir a importante vitória no Santa Cruz.