InícioEsportesDia do esportista: empresas podem agir como ferramentas de incentivo à prática...

Dia do esportista: empresas podem agir como ferramentas de incentivo à prática de exercícios

Em Ribeirão Preto uma das maiores indústrias da América Latina, existem programas que combatem ao sedentarismo com exercícios fisicos

- continua após a publicidade -

O Dia do Esportista, celebrado em 19 de fevereiro, é uma data importante para discutir o nível do sedentarismo, em especial no Brasil. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 47% da população adulta no país não pratica atividades físicas, número bem acima da média mundial, de 20%. No entanto, se depender das empresas, esse quadro tende a se inverter. Na indústria de alimentos Santa Helena, por exemplo, é comum o incentivo ao esporte por meio de iniciativas já consolidadas perante os colaboradores.

No total, a companhia mantém três frentes para promover o exercício físico: o programa Agita Santa Helena, a promoção de campeonatos internos e, ainda, a inscrição de equipes da empresa em competições promovidas pelo Sesi em Ribeirão Preto, cidade onde está instalada.

Para aumentar o engajamento nessas ações, os familiares dos colaboradores são convidados a se juntar aos times da casa. E o envolvimento é significativo.

“O Agita Santa Helena existe desde 2018, com mais de 400 pessoas participando de aulas de zumba, crossfit, ciclismo, corridas e caminhadas”, explica Elaine Granado, analista de Recursos Humanos na indústria.

De acordo com a profissional, o Agita Santa Helena foi estruturado com base no princípio Integridade Física e Equilíbrio e já demonstra resultados.

“Recebemos relatos de pessoas que deixaram de ser sedentárias a partir da participação no programa. Caso do colaborador Heitor Silva de Souza, líder de loja na companhia. “Eu era sedentário e, a partir do início do programa Agita Santa Helena, comecei a praticar exercício regularmente, em corridas de rua. Sinto uma maior disposição e no decorrer desse tempo perdi 10kg. O programa foi muito importante para eu mudar meu estilo de vida, e até mesmo influenciar colegas de trabalho e a minha esposa”, pontua.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para as empresas, garante Elaine, o estímulo à prática de exercícios favorece, inclusive, na produtividade dos profissionais.

“O principal retorno é o aumento do bem-estar geral. E, por isso, a Santa Helena atua para ser um instrumento de promoção à mudança de hábitos dos colaboradores. Além disso, aqueles que estão fisicamente ativos adoecem menos e se sentem mais produtivos no ambiente de trabalho”, garante. Heitor concorda.

“Tenho muito mais energia, me sinto integrado no ambiente de trabalho e estimulado a continuar com o mesmo ritmo do ano passado, quando corri cinco meias maratonas e uma maratona.”

arquivo

A partir deste mês, o Agita Santa Helena ganha novos ares. Para contemplar a saúde de forma sistêmica, assuntos como depressão, suicídio e meditação estão sendo gradativamente incorporados à iniciativa.

“Reunimos os colaboradores em grupos para debater esses temas e escutar depoimentos enriquecedores, que proporcionam trocas importantes entre a equipe. Tem sido uma experiência ímpar para nós e para os colaboradores”, afirma. Elaine ainda completa: “a integração e a empatia que surge entre as pessoas transforma diariamente o clima corporativo”.

 Sobre a Santa Helena

Uma das mais importantes indústrias de amendoim da América Latina, a Santa Helena é reconhecida pela tradição, qualidade e procedência de seus produtos. A empresa possui um vasto portfólio, com itens de referência nacional, como Paçoquita e Mendorato (amendoim japonês), campeões em vendas, entre tantas outras diferentes categorias, como a linha Troféu e as marcas de alimentação saudável Cuida Bem e First.

A Santa Helena leva o melhor do amendoim para todo o território nacional há mais de 75 anos e, desde 1997, exporta para os mercados mais exigentes do mundo, como Europa, América Latina e Ásia. A empresa caminha ao lado da inovação para atender às expectativas de seus consumidores, dessa forma, investe constantemente em tecnologia, melhoria de processos, na qualificação de seus colaboradores e em rigorosos métodos de controle de qualidade da matéria-prima.

Com aproximadamente 1.300 colaboradores, o complexo industrial da Santa Helena está localizado em Ribeirão Preto, no interior paulista. Mais informações em www.santahelena.com.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

60 anos esperando titulo Comercial pode sair da fila

Com acesso garantido, Comercial busca 1º título de uma divisão de Paulista em 64 anos. O time terá força máxima no primeiro jogo da final, sábado às 19h, em Bauru

Iguatemi passa a integrar a maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo

A Iguatemi S.A, uma das maiores empresas full service no setor de shopping centers do país, acaba de ingressar no Pacto Global da ONU...

ACIS completa 53 anos de dedicação ao setor empresarial sertanezino; conheça a história da entidade

Fundada em 25 de maio de 1969, na época contou com a adesão de 70 associados. Os comerciantes locais sentiam dificuldades de se organizar para enfrentar determinados problemas

O bilionário Elon Musk chega hoje(20) ao Brasil para conversar com Bolsonaro

O homem mais rico do mundo visita o Brasil a convite do ministro Fábio Faria

Cinema do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto exibe pré-estreia de Top Gun: Maverick

Maverick será lançado oficialmente no dia 26 de maio, entretanto, os fãs poderão se adiantar e aproveitar as sessões de pré-estreia, que acontecem de 21 a 25 de maio
- PUBLICIDADE -