Início Esportes Delegação de atletas de Ribeirão Preto embarcam para disputar os Jori

Delegação de atletas de Ribeirão Preto embarcam para disputar os Jori

- continua após a publicidade -

Na tarde desta quarta-feira, dia 20 de setembro, aconteceu o embarque da delegação de atletas da terceira idade e comissão da técnica que irão representar a cidade de Ribeirão Preto nos 21º Jogos Regionais do Idoso (Jori), entre os dias 21 e 24 de setembro, na cidade de Bebedouro.

Com o apoio da secretaria Municipal de Esportes e do Fundo Social de Solidariedade, 140 atletas e 11 integrantes da comissão técnica irão participar dos Jori, com o objetivo de repetir mesmo feito do ano passado, quando retornaram para Ribeirão Preto com a conquista do hexacampeonato consecutivo, totalizando 13 títulos de campeão geral dos Jori.

A delegação de Ribeirão Preto será representada em todas as modalidades disputadas, como atletismo, bocha, buraco, coreografia, damas, dança de salão, dominó, malha, natação, truco, tênis de campo, tênis de mesa, voleibol adaptado e xadrez, sendo coordenados pelos professores Rodolfo Rita, Fabiano Lopes de Oliveira, Renata Valezi e Paulo Picolo.

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, primeira-dama Samanta Pineda, acompanhou o embarque da delegação e demonstrar o seu apoio aos atletas.

“A onda do bem aconteceu e a gente tem certeza que isso não é por acaso. Por isso, vão com garra, com raça e deem o melhor de vocês. Vão com toda a alegria do mundo que eu tenho certeza que irão fazer um papel muito bonito. A nossa participação já é uma vitória”, afirmou Samanta.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Já o secretário de Esportes, Ricardo Aguiar, falou sobre a importante papel que o esporte desempenha na sociedade. “Atletas e jogos, quando junta tudo isso não tem como dar errado. Eu falava com as “meninas” e os “meninos”, que são exemplos de determinação e superação, que o pescoço irá voltar doendo de tantas medalhas recebidas”, disse Ricardo.

“É importante ressaltar que em todas as modalidades iremos buscar o melhor desempenho para que a soma individual seja o diferencial de nossa equipe”, explicou um dos coordenadores, o professor Rodolfo Rita.

A atleta Zoraide Lopes Ramos, de 74 anos, participa dos Jori desde que completou 60 anos, há 14 anos.

“Os Jori tem uma importância fundamental para nós atletas, fazemos amizades que se tornam importantes em nossa vida. Já as nossas atividades físicas é muito boa para a terceira idade. Por isso, vou participar até quando puder”, falou Zoraide.

Já Sérgio Ferreira Borges, de 74 anos, mais conhecido como Serginho do vôlei, ressaltou que qualquer pessoa pode começar a praticar algum esporte. “Qualquer cidadão pode procurar os PIC [Programa de Integração Comunitária] da cidade e comecar uma atividade física. Se não tiver nível para competir, só a amizade e a saúde, já são pontos importantes e fundamentais para todos nós”, comentou Serginho.

A 21ª edição do Jori será realizada em Bebedouro, de 21 a 24 de setembro, dentro da 5ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, com a participação de cerca de 61 municípios e 2,5 mil idosos.

História

O Jori teve início em 1994, com a nomenclatura de “Caros Coroas”, em São Paulo, no Ginásio do Ibirapuera. O evento foi um sucesso e, em 1995, mas já com o nome de Jogos Regionais do Idoso (JORI), com objetivo principal de proporcionar aos participantes a socialização, integração, e participação em evento, competindo saudavelmente entre si, buscando a superação, pois todos os atletas ganham medalha pela sua atuação na competição.

Para a inclusão no Jori, até o ano de 1997 a idade mínima era de 55 anos, mas a partir do ano de 1998 a idade mínima foi elevada para 60 anos. Os jogos passaram a realizar-se em algumas regiões paulistas, evoluíram e tornaram-se classificatórios para os Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que atualmente está intitulada como Jogos Abertos do Idoso (JAI).

Somando as oito Regiões Esportivas do Estado, participaram do Jori 2016 cerca de 14 mil pessoas no total. Incluindo atletas, árbitros, técnicos e equipes de apoio, foram envolvidas no evento mais de 21 mil pessoas.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Prefeito Greca sofre derrame mas não tem nada com a coronavac

Este é o que criou projeto de lei para multar quem distribuir comida a sem-teto sem autorização em Curitiba. Esperamos que ele esteja se alimentando no Hopital.

Anvisa autoriza uso emergencial de coquetel contra a covid-19

estes medicamentos apresentaram uma redução de 70,4% na hospitalização e mortes.

Feriado de Tiradentes: veja o que abre e o que fecha em Ribeirão Preto

Serviços essenciais estão mantidos, assim como a vacinação contra a Covid-19 seguirá normalmente.

Caixa paga auxílio emergencial a nascidos em julho

Trabalhadores informais nascidos em julho começam a receber hoje (20) a nova rodada do auxílio emergencial.

Com verba da Covid prefeitura antecipa 13º salário de aposentados e servidores

No total, a remuneração mensal dessas pessoas atinge a casa dos R$ 120 milhões mensais.
- PUBLICIDADE -