Início Esportes Coronavírus: CBF determina jogos sem público em RJ e SP

Coronavírus: CBF determina jogos sem público em RJ e SP

A partir desta sexta-feira (13), todas as partidas marcadas para São Paulo e do Rio de Janeiro serão realizadas sem a presença de público.

- continua após a publicidade -

A ameaça de contágio em larga escala do Coronavírus levou o Ministério da Saúde a recomendar o realização de eventos esportivos de massa de portões fechados nas duas maiores cidades do Brasil, Rio de Janeiro (6,7 milhões) e São Paulo (12,2 milhões). Acatando a decisão a CBF emitiu nota.

Nota Oficial CBF: Comunicado – Coronavírus

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em sintonia com as orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, determina que, a partir desta sexta-feira (13), todas as partidas de futebol marcadas para as cidades de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) sejam realizadas sem a presença de público.

A CBF já comunicou as Federações Estaduais de futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro para que tomem as medidas necessárias em relação às competições disputadas nas respectivas cidades.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Essa medida tem prazo indeterminado e está sendo tomada por conta do estágio de transmissão comunitária do coronavírus, já identificado pelo Ministério da Saúde nestes centros urbanos, situação que gerou a recomendação expressa de restrição do contato social nestes eventos.

A CBF monitora de forma permanente o cenário nacional junto ao Ministério da Saúde, cujas orientações continuarão balizando as decisões da entidade.

arquivo

Neste primeiro momento, os campeonatos seguem o curso normal.

No exterior, entretanto, a medida já está num estágio mais drástico, com a suspensão dos eventos, como a Champions League, NBA e Fórmula 1. Neste momento, por exemplo, as cinco maiores ligas europeias de futebol já estão paradas (ALE, ESP, FRA, ING e ITA). Na América do Sul, o primeiro adiamento ocorreu nas Eliminatórias da Copa de 2022, partindo da Fifa, numa decisão diretamente ligada a Pernambuco, que receberia Brasil x Bolívia em 27/03. Na sequência, a Conmebol anunciou a suspensão da 3ª rodada da Taça Libertadores, programada para o possível de pico da contaminação, segundo especialistas – caso o número aumente em progressão geométrica.

Consequência esportiva e financeira (além da saúde)


Tanto a suspensão dos jogos quanto a realização com portões fechados acarretará numa reação em cadeia em termos de problemas econômicos no futebol – além do calendário, que precisará ser refeito. Isso numa escala milionária. Sem fluxo de caixa, muitos clubes terão dificuldades para pagar salários e honrar contratos – fato que também tende a ser sentido nas principais áreas da economia do país. E é algo que só poderá ser retomado com o controle desta pandemia mundial.

A situação do futebol na América do Sul, devido ao Coronavírus (até 13/03)


Jogos de portões fechados – Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Uruguai

Jogos suspensos – Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela

Decisão mista – Brasil, com portões fechados no Rio e em SP e liberado nos demais locais

Alerta mundial: tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Aposentados do INSS começam a receber benefícios com reajuste

Calendário de pagamentos segue número final de cartão do beneficiário, confira a tabela dos próximos 12 meses

Trecho da avenida Independência será interditado nesta terça-feira, dia 26

Rotas alternativas poderão ser utilizadas nas avenidas Anhanguera e João Fiúsa

Rede municipal volta às aulas presenciais dia 8 de fevereiro

O calendário começará pelo ensino fundamental, e no dia 1 de março, as aulas voltam para a educação infantil; O retorno dos alunos é opcional

Ribeirãopretana é Sensação nas redes sociais, Rafaella Tuma trabalha com ilustrações lúdicas de cultura pop

Além de ilustradora, Rafa ministra curso online sobre gestão da carreira artística

Após 32 anos Fausto Silva deixa a Globolixo

Do jeito que a globo tá indo, reduzindo salários, artistas saindo da emissora, cortando lanche da madrugada, em breve, estarão contratando novamente Alexandre Frota.
- PUBLICIDADE -