InícioEsportesCoronavírus: CBF determina jogos sem público em RJ e SP

Coronavírus: CBF determina jogos sem público em RJ e SP

A partir desta sexta-feira (13), todas as partidas marcadas para São Paulo e do Rio de Janeiro serão realizadas sem a presença de público.

- continua após a publicidade -

A ameaça de contágio em larga escala do Coronavírus levou o Ministério da Saúde a recomendar o realização de eventos esportivos de massa de portões fechados nas duas maiores cidades do Brasil, Rio de Janeiro (6,7 milhões) e São Paulo (12,2 milhões). Acatando a decisão a CBF emitiu nota.

Nota Oficial CBF: Comunicado – Coronavírus

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em sintonia com as orientações da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde, determina que, a partir desta sexta-feira (13), todas as partidas de futebol marcadas para as cidades de São Paulo (SP) e do Rio de Janeiro (RJ) sejam realizadas sem a presença de público.

A CBF já comunicou as Federações Estaduais de futebol de São Paulo e do Rio de Janeiro para que tomem as medidas necessárias em relação às competições disputadas nas respectivas cidades.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Essa medida tem prazo indeterminado e está sendo tomada por conta do estágio de transmissão comunitária do coronavírus, já identificado pelo Ministério da Saúde nestes centros urbanos, situação que gerou a recomendação expressa de restrição do contato social nestes eventos.

A CBF monitora de forma permanente o cenário nacional junto ao Ministério da Saúde, cujas orientações continuarão balizando as decisões da entidade.

arquivo

Neste primeiro momento, os campeonatos seguem o curso normal.

No exterior, entretanto, a medida já está num estágio mais drástico, com a suspensão dos eventos, como a Champions League, NBA e Fórmula 1. Neste momento, por exemplo, as cinco maiores ligas europeias de futebol já estão paradas (ALE, ESP, FRA, ING e ITA). Na América do Sul, o primeiro adiamento ocorreu nas Eliminatórias da Copa de 2022, partindo da Fifa, numa decisão diretamente ligada a Pernambuco, que receberia Brasil x Bolívia em 27/03. Na sequência, a Conmebol anunciou a suspensão da 3ª rodada da Taça Libertadores, programada para o possível de pico da contaminação, segundo especialistas – caso o número aumente em progressão geométrica.

Consequência esportiva e financeira (além da saúde)


Tanto a suspensão dos jogos quanto a realização com portões fechados acarretará numa reação em cadeia em termos de problemas econômicos no futebol – além do calendário, que precisará ser refeito. Isso numa escala milionária. Sem fluxo de caixa, muitos clubes terão dificuldades para pagar salários e honrar contratos – fato que também tende a ser sentido nas principais áreas da economia do país. E é algo que só poderá ser retomado com o controle desta pandemia mundial.

A situação do futebol na América do Sul, devido ao Coronavírus (até 13/03)


Jogos de portões fechados – Argentina, Bolívia, Chile, Equador e Uruguai

Jogos suspensos – Colômbia, Paraguai, Peru e Venezuela

Decisão mista – Brasil, com portões fechados no Rio e em SP e liberado nos demais locais

Alerta mundial: tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Mundo: Iraque aprova punição para homossexualidade de até 15 anos de prisão

Nova medida também criminaliza pessoas transgênero e cirurgias de mudança de sexo. Perseguição à comunidade LGBTQIA+ vem crescendo no país.

Brasileirão: Jogos de hoje, domingo, 28, onde assistir ao vivo e horários

Para os amantes do futebol, este domingo, dia 28, está recheado de jogos emocionantes em várias competições ao redor do mundo. A seguir, veja os horários e onde assistir ao vivo aos principais jogos do dia:

Tottenham x Arsenal: Clássico Londrino pelo Título da Premier League

O Tottenham Hotspur enfrenta o Arsenal neste domingo (28), às 10h (horário de Brasília), no Tottenham Hotspur Stadium, pela 35ª rodada da Premier League.

Agrishow 2024: Começa Amanhã a Maior Feira de Agro da América 🌱🚜

Nesta segunda feira 29, tem inicio a AGISHOW, a cidade esta com lotação de 100% em hoteis, bare e restaurantes ja afirmam que o movimento dobrou. Durante a feira a persspectiva e que bater um novo record de negociações.

Tenda Árabe: Um Sabor da Tradição Oriental no Mercadão Municipal

No coração do Mercadão Municipal, em meio ao burburinho das compras e aromas irresistíveis, a Tenda Árabe convida você a embarcar em uma jornada gastronômica pelos sabores autênticos do Oriente Médio.
- PUBLICIDADE -