• Esportes
Início Esportes Ciclismo de RP confirma o pentacampeonato do ranking nacional por equipes

Ciclismo de RP confirma o pentacampeonato do ranking nacional por equipes

De quebra, equipe ainda festeja título individual do ciclista Cristian Egídio também na categoria elite

- continua após a publicidade -

A equipe de ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/Secretaria de Esportes) sagrou-se pentacampeã do ranking nacional da categoria estrada da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo). Com 1857 pontos, o time ribeirão-pretano levou vantagem sobre Topazza Team, de Macapá-AP, que ficou com a segunda colocação, com 1354 pontos. Taubaté finalizou o “pódio”, com 1146 pontos.

O ano ficou ainda melhor para o ciclismo ribeirão-pretano, já que o atleta Cristian Egídio terminou na liderança do ranking individual na categoria elite masculina, com 484 pontos. A segunda colocação foi de Daniel Souza dos Santos, de Macapá-AP, com 455 pontos. Alan Valencio Maniezzo, também da equipe de Ribeirão, fechou a temporada com o terceiro lugar, com 438 pontos.

Equipe de Ciclismo Ribeirão Preto
Foto: Divulgação

Pentacampeã nacional

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Comandada pelo técnico Marcelo Donnabella, a equipe Ribeirão Preto fechou mais um ano com uma conquista nacional, assim como fez em 2012, 2013, 2017 e 2018. Com competições internacionais e calendário apertado ao longo da temporada, o triunfo ficou mais saboroso.

“A equipe desde 2012 vem se mantendo nas primeiras colocações. Mantemos a regularidade de sempre. Nós fizemos algumas provas fora do Brasil e acabou coincidindo com as etapas daqui, mas mesmo assim não afetou o ranking. Estamos muito felizes e esperamos que em 2020 mantenhamos essa regularidade”, declarou o treinador.

Mesmo no lugar mais alto do pódio em 17 provas ao longo da temporada, o treinador colocou todo o conjunto como fundamental pelo título, já que o mais importante é sempre somar pontos e estar na briga com os concorrentes, segundo ele.

“É um conjunto, às vezes nem a vitória é o mais importante. Algumas provas de estrada não ganhamos, mas ficamos em segundo ou terceiro. Assim fizemos bastante pontos no ranking. Tem vitórias, mas o mais importante para nós foi o conjunto”, falou Donnabella.

Egídio fatura o ranking pela primeira vez

Essa foi a primeira vez que o atleta ribeirão-pretano Cristian Egígio conquistou um título individual. Em outras oportunidades, ficou próximo como em 2018 quando terminou na quinta colocação.

“Foi um ano muito bacana. Para conseguir ser o líder, tem que ser atleta regular, estar sempre nos pódios das provas que dão mais pontuação. Então, eu acredito que manter regularidade é o fator principal para conseguir ganhar. Eu já fui top 3 e top 5, mas ganhar é a primeira vez. Eu acredito que é reflexo de um ano de muita competição. Estou muito feliz e devo isso também a toda a equipe que me ajudou demais”, disse.

De quebra, equipe ainda festeja título individual do ciclista Cristian Egídio também na categoria elite

O ano

A equipe de ciclismo de Ribeirão Preto mais uma vez esteve presente nas principais competições do país, como o Campeonato Brasileiro de Estrada, Troféu Rei da Montanha, Prova Ciclística de São Salvador, entre outras.

No total, foram 23 provas em 2019, com 54 presenças no pódio, onde em 17 vezes ocupou o lugar mais alto e garantiu a melhor pontuação para o time.

Mesmo com o título nacional por equipes e o individual com Cristian Egídio, a temporada teve um brilho a mais como sendo a primeira vez que Ribeirão participou de provas fora do país, como na Argentina, Uruguai e Chile. Neste último país, Alessandro Guimarães ganhou uma etapa da Vuelta de Chiloé.

Porém, as festividades não serão longas. Em janeiro, a equipe viaja para duas etapas internacionais, onde pedalará representando o Brasil na Giro del Sol e na Vuelta a San Juan, ambas na Argentina. Agora, planeja também o próximo ano.

“Além de conquistar o título nacional, devemos festejar também o primeiro ano continental da equipe, ficamos em terceiro por equipes na Argentina e, no Uruguai, o Cristian Egídio foi vice-campeão geral. Foi um grande fato em 2019 nos tornarmos continental. Em 2020, vamos fazer bem mais provas fora do país”, finalizou o treinador.

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto tem como patrocinadores a São Francisco Saúde, Klabin, SOUL Cycles e Usina Batatais, copatrocinadores a RP Capital e Passaredo e o apoio da Líber Capital, Ourofino Agrociência, Ourofino Saúde Animal, Passalacqua, Molyplast, AOO Energia, LOL Sports Bar, Session Brasil, Óculos HB, Ideali Hotel, ERT Uniformes, Botafogo Futebol Clube e Prefeitura de Ribeirão Preto. Apoio institucional Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Ana Maria Braga revela novo câncer e mais agressivo no pulmão

Apresentadora fez pronunciamento aos telespectadores durante Mais Você desta segunda (27)

Jair Bolsonaro encerra viagem à Índia com 15 acordos fechados

Brasil e Índia fecharam parcerias em áreas como segurança cibernética, previdência social e saúde. A viagem presidencial também resultou na...

Aulas gratuitas de gastronomia abrem a programação de 2020 do Espaço Gourmet

Os interessados de qualquer idade podem se inscrever para participar das aulas que acontecem de segunda a sábado, às 14h e às 16 horas

Projeto Guri abre novo período de matrícula e oferece mais de 500 vagas na...

Inscrições para cursos gratuitos de música serão realizadas de 27 de janeiro a 28 de fevereiro

Sertãozinho: Ação global contra a dengue vai ganhar as ruas de Sertãozinho e Cruz...

“Ô dengue, tô fora! Vamos juntos mandar o mosquito embora!”. Será em ritmo carnavalesco que a ação global contra a dengue organizada pela Prefeitura...

Paulistão: Botafogo x Ponte Preta termina no Santa Cruz

O próximo desafio do Tricolor acontece na quarta-feira (29), às 19h15 contra o Ituano.

Governo de SP autoriza contratação de 5,6 mil policiais militares

Ato foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado

Alerta mundial: tudo o que você precisa saber sobre o coronavírus

Doença já matou 26 pessoas, tem mais de 800 casos confirmados e outros mil sob investigação no mundo inteiro

O bloco universitário pós carnaval mais animado da região está de volta. Quer um...

Vamos sortear um par de ingressos 100% open bar. Quer participar ?

Brasil e Índia assinam acordos em tecnologia, energia e segurança

Bolsonaro foi recebido pelo presidente indiano, Ram Kovind, e pelo primeiro ministro, Narendra Modi, em uma residência oficial.
- PUBLICIDADE -