Início Esportes Ciclismo de RP confirma o pentacampeonato do ranking nacional por equipes

Ciclismo de RP confirma o pentacampeonato do ranking nacional por equipes

De quebra, equipe ainda festeja título individual do ciclista Cristian Egídio também na categoria elite

- continua após a publicidade -

A equipe de ciclismo de Ribeirão Preto (São Francisco Saúde/Klabin/Secretaria de Esportes) sagrou-se pentacampeã do ranking nacional da categoria estrada da CBC (Confederação Brasileira de Ciclismo). Com 1857 pontos, o time ribeirão-pretano levou vantagem sobre Topazza Team, de Macapá-AP, que ficou com a segunda colocação, com 1354 pontos. Taubaté finalizou o “pódio”, com 1146 pontos.

O ano ficou ainda melhor para o ciclismo ribeirão-pretano, já que o atleta Cristian Egídio terminou na liderança do ranking individual na categoria elite masculina, com 484 pontos. A segunda colocação foi de Daniel Souza dos Santos, de Macapá-AP, com 455 pontos. Alan Valencio Maniezzo, também da equipe de Ribeirão, fechou a temporada com o terceiro lugar, com 438 pontos.

Equipe de Ciclismo Ribeirão Preto
Foto: Divulgação

Pentacampeã nacional

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Comandada pelo técnico Marcelo Donnabella, a equipe Ribeirão Preto fechou mais um ano com uma conquista nacional, assim como fez em 2012, 2013, 2017 e 2018. Com competições internacionais e calendário apertado ao longo da temporada, o triunfo ficou mais saboroso.

“A equipe desde 2012 vem se mantendo nas primeiras colocações. Mantemos a regularidade de sempre. Nós fizemos algumas provas fora do Brasil e acabou coincidindo com as etapas daqui, mas mesmo assim não afetou o ranking. Estamos muito felizes e esperamos que em 2020 mantenhamos essa regularidade”, declarou o treinador.

Mesmo no lugar mais alto do pódio em 17 provas ao longo da temporada, o treinador colocou todo o conjunto como fundamental pelo título, já que o mais importante é sempre somar pontos e estar na briga com os concorrentes, segundo ele.

“É um conjunto, às vezes nem a vitória é o mais importante. Algumas provas de estrada não ganhamos, mas ficamos em segundo ou terceiro. Assim fizemos bastante pontos no ranking. Tem vitórias, mas o mais importante para nós foi o conjunto”, falou Donnabella.

Egídio fatura o ranking pela primeira vez

Essa foi a primeira vez que o atleta ribeirão-pretano Cristian Egígio conquistou um título individual. Em outras oportunidades, ficou próximo como em 2018 quando terminou na quinta colocação.

“Foi um ano muito bacana. Para conseguir ser o líder, tem que ser atleta regular, estar sempre nos pódios das provas que dão mais pontuação. Então, eu acredito que manter regularidade é o fator principal para conseguir ganhar. Eu já fui top 3 e top 5, mas ganhar é a primeira vez. Eu acredito que é reflexo de um ano de muita competição. Estou muito feliz e devo isso também a toda a equipe que me ajudou demais”, disse.

De quebra, equipe ainda festeja título individual do ciclista Cristian Egídio também na categoria elite
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

O ano

A equipe de ciclismo de Ribeirão Preto mais uma vez esteve presente nas principais competições do país, como o Campeonato Brasileiro de Estrada, Troféu Rei da Montanha, Prova Ciclística de São Salvador, entre outras.

No total, foram 23 provas em 2019, com 54 presenças no pódio, onde em 17 vezes ocupou o lugar mais alto e garantiu a melhor pontuação para o time.

Mesmo com o título nacional por equipes e o individual com Cristian Egídio, a temporada teve um brilho a mais como sendo a primeira vez que Ribeirão participou de provas fora do país, como na Argentina, Uruguai e Chile. Neste último país, Alessandro Guimarães ganhou uma etapa da Vuelta de Chiloé.

Porém, as festividades não serão longas. Em janeiro, a equipe viaja para duas etapas internacionais, onde pedalará representando o Brasil na Giro del Sol e na Vuelta a San Juan, ambas na Argentina. Agora, planeja também o próximo ano.

“Além de conquistar o título nacional, devemos festejar também o primeiro ano continental da equipe, ficamos em terceiro por equipes na Argentina e, no Uruguai, o Cristian Egídio foi vice-campeão geral. Foi um grande fato em 2019 nos tornarmos continental. Em 2020, vamos fazer bem mais provas fora do país”, finalizou o treinador.

A Equipe de Ciclismo de Ribeirão Preto tem como patrocinadores a São Francisco Saúde, Klabin, SOUL Cycles e Usina Batatais, copatrocinadores a RP Capital e Passaredo e o apoio da Líber Capital, Ourofino Agrociência, Ourofino Saúde Animal, Passalacqua, Molyplast, AOO Energia, LOL Sports Bar, Session Brasil, Óculos HB, Ideali Hotel, ERT Uniformes, Botafogo Futebol Clube e Prefeitura de Ribeirão Preto. Apoio institucional Lei de Incentivo ao Esporte e Ministério da Cidadania/Secretaria Especial do Esporte.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Iguatemi anuncia 1ª edição do projeto Iguatemi Kids por O Pequeno Colecionador

A iniciativa tem o objetivo de conectar as famílias por meio da cultura e do fazer artístico.

Ribeirão Rodeo Music anuncia data da edição 2021 e programação com grandes nomes do universo sertanejo

O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de abril, terá Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima entre outras atrações de destaque

Pelé representou “o talento absoluto do futebol brasileiro”

Aniversário do Pelé: rei do futebol completa 80 anos neste dia 23 de outubro

Apoiado pelo Papa Francisco, Cartórios de São Paulo registraram quase 24 mil uniões civis homoafetivas

Os números divulgados pelo IBGE mostram que os casamentos homoafetivos vem aumentando ano a ano desde sua regulamentação, com crescimento ainda mais considerável nos últimos anos

Vanderley Caixe (PC do B) tem candidatura cancelada

Essa foi a terceira impugnação imposta pela Justiça Eleitoral.