🏅 Paralimpíadas Escolares 2024: Atletas de Ribeirão e Franca buscam destaque! 🌟

🏆 Jovens esportistas representam São Paulo no maior evento paradesportivo juvenil do Brasil

0
132

🏆 Jovens esportistas representam São Paulo no maior evento paradesportivo juvenil do Brasil

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.


Resumo da Matéria

As Paralimpíadas Escolares 2024, o maior evento paradesportivo juvenil do Brasil, começaram nesta segunda-feira (25) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, em São Paulo. O estado é representado por uma delegação de mais de 300 atletas, incluindo nove jovens das regiões de Ribeirão Preto e Franca. A competição, que reúne representantes dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, tem São Paulo como o grande favorito, em busca de seu 12º título. Além dos jogos, a Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência destaca ações de incentivo e capacitação no paradesporto.


Texto Completo

As Paralimpíadas Escolares 2024 começaram nesta segunda-feira (25) no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), reunindo jovens talentos do esporte paralímpico de todo o Brasil. O evento, que vai até o próximo sábado (30), é considerado o maior do gênero no país e conta com a participação de atletas de 11 a 18 anos vindos de escolas estaduais, municipais, particulares e entidades.

O estado de São Paulo, tradicional potência do esporte paralímpico escolar, trouxe uma delegação de mais de 300 atletas, dos quais nove vêm das regiões de Ribeirão Preto e Franca. Os jovens representam as cidades de Barretos, Nuporanga, Ribeirão Preto, Monte Alto e Franca.

Modalidades e Representatividade

Os atletas disputarão em 13 modalidades:

  • Atletismo
  • Basquete em cadeira de rodas
  • Bocha
  • Futebol de cegos
  • Futebol PC (Paralisia Cerebral)
  • Goalball
  • Judô
  • Halterofilismo
  • Parabadminton
  • Natação
  • Vôlei sentado
  • Tênis de mesa
  • Tênis em cadeira de rodas

A delegação paulista busca manter a hegemonia que já dura oito anos consecutivos, conquistando o título de campeã geral nas últimas edições. Sob a coordenação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), a equipe paulista inclui também cerca de 93 profissionais de apoio, entre atletas-guia, técnicos, fisioterapeutas e estafe.

Iniciativas de Desenvolvimento e Capacitação

De acordo com o secretário de Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, o sucesso do estado reflete o impacto de ações como o Programa de Desenvolvimento Paralímpico, que oferece capacitação técnica e prática a professores de educação física em todo o estado. Em setembro deste ano, o programa esteve em Ribeirão Preto, treinando profissionais para ampliar o alcance do paradesporto na região.

“São Paulo se destaca como a grande potência do esporte paralímpico escolar. Este resultado é fruto de iniciativas que não apenas incentivam os atletas, mas também capacitam os educadores que trabalham na base”, afirmou Marcos.

Exemplos de Superação

As Paralimpíadas Escolares têm histórico de revelar grandes talentos. Nomes como a judoca Alana Martins Maldonado, medalhista de ouro em Paris 2024, e o jogador de goalball Leomon Moreno da Silva, que conquistou bronze nos Jogos Paralímpicos, começaram suas carreiras nesses eventos. Ambos integram o Time São Paulo Paralímpico, um programa da SEDPcD que apoia atletas de alto nível.


Serviço

Serviço

Jogos Paralímpicos Escolares 2024

  • Data: 25 a 30 de novembro
  • Local: Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB)
    Rodovia dos Imigrantes, km 11,5 – Vila Guarani, São Paulo/SP

Motivação Final

O esporte transforma vidas, inspira conquistas e celebra o impossível. Assim como cada competição é um desafio, a vida é um recomeço contínuo. Apoie nossos jovens atletas e ajude a construir um futuro mais inclusivo e vitorioso.

JORNALISTA AIELLO