InícioEspeciaisRodeio de BarretosDefinidas as comitivas que vão disputar a grande final da Queima do...

Definidas as comitivas que vão disputar a grande final da Queima do Alho em Barretos

- continua após a publicidade -

Foram definidas neste sábado (19) as comitivas que vão disputar a grande final da queima do alho na Festa do Peão de Barretos. A seletiva foi aberta com o toque do berrante de Alceu, 38 vezes campeão de berrante no torneio de Barretos, e contou com 17 comitivas onde somente três garantiram vaga na decisão. Os grupos classificados foram: Comitiva Molina, de Franca-SP, com 28,8 pontos; Comitiva São Jorge, de Alexânia-GO, com 28 pontos; e Comitiva Molina, de Carapicuíba-SP, que teve 27,5 pontos.

O Concurso oficial acontece no próximo sábado (26), no Ponto de Pouso. Ao todo serão 20 comitivas na disputa. As três classificadas na seletiva e outras 17 que garantiram vaga somando mais pontos ao longo do ano no circuito nacional da queima do alho, disputado em várias etapas em cidades do país.

O coordenador do Concurso de Queima do Alho, João Paulo Martins, revelou que a grande final vai contar com uma comitiva montada para que o público veja e entenda como é a tradição sertaneja. “Isso (as comitivas), o Berrante e a viola que deu início a Festa (do Peão de Barretos) em 1956”, afirmou.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Segundo o coordenador, a luta agora é conseguir o reconhecimento oficial da cultura da queima do alho.

“É uma satisfação para nós do clube Os Independentes. O intuito nosso é selar a queima do alho como patrimônio cultural imaterial nacional. Só falta a assinatura da Unesco. Quanto mais nós mantemos essa chama acesa, é que a gente vai conseguir isso”, concluiu.

arquivo pessoal

Regras e história

O juiz de prova Chico Melo explicou que a disputa da queima do alho é definida em duas etapas. A primeira é avaliada a traia, que é a montaria, os cargueiros, todos os adereços da comitiva e os compartimentos que são carregados no lombo do burro. A segunda etapa é a degustação da chamada comida de estrada. O cardápio é composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca e carne na chapa.

Chico diz que o cardápio, as vestimentas e até o nome das comitivas são levados em conta para a participação no circuito. Segundo ele é uma forma de manter a tradição de muitas décadas em que os boiadeiros e fazendeiros traziam suas boiadas até a região de Barretos para o antigo frigorífico Ângulo, onde os animais eram abatidos. Na cidade também tinha uma ferrovia onde alguns animais eram embarcados e levados para abatedouros em outros estados.

“Aqui tem a história, essa estrada é um verdadeiro corredor boiadeiro”, afirmou. Ele conta que na espera para embarcar ou para abater a boiada, as comitivas cozinhavam a comida de estradão, cardápio da queima do alho. O membro de uma comitiva ia visitar outra e acabava provando a comida. “Um experimentou a comida do outro e falava: na minha comitiva a comida é boa, você precisa ver. Aí começou a disputa”, contou.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Covid-19: Butantan identifica nova variante recombinante em São Paulo

Trata-se da variante XG da cepa Ômicron. Eles não desistem e vão continuar controlando o gado que segue estes "cientistas" negacionistas.

Táxis poderão utilizar corredores de ônibus em Ribeirão Preto

Veículos de urgência e emergência também podem utilizar os corredores de ônibus a partir do dia 23 de maio

Entidades Assistenciais começam a receber cobertores da Campanha do Agasalho

Confira os locais de doação no site da Campanha do Agasalho. A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como objetivo arrecadar cobertores e agasalhos, novos ou usados em bom estado de conservação

Projeto CineMaterna do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto exibe filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Sessão adaptada para receber as famílias será exibida na próxima quarta-feira, dia 18

Ciclista de Ribeirão Preto é campeão Paulista de Ciclismo

Além da primeira colocação com Gabriel Brasileiro Bortolin, a equipe ribeirão-pretana também subiu ao pódio na categoria Infanto-Juvenil com o ciclista Fernando Minervino de Almeida Leite
- PUBLICIDADE -