InícioEspeciaisRodeio de BarretosArtista plástico resgata tradição culinária do tropeiro em cartaz da Queima do...

Artista plástico resgata tradição culinária do tropeiro em cartaz da Queima do Alho

- continua após a publicidade -

A tradição da cultura caipira está preservada na Festa do Peão de Barretos em diferentes aspectos. Um deles é o concurso Queima do Alho, que mantém viva a tradição da culinária típica das comitivas de tropeiros. O cardápio é composto de arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne e churrasco. Um dos principais e o mais antigo concurso gastronômico caipira do país, a Queima do Alho atrai comitivas de várias regiões do Brasil para Barretos no mês de agosto.

A importância e toda a poética que cerca o concurso serão retratadas neste ano também em seu cartaz de divulgação que, pela primeira vez, será assinado por um artista plástico. O barretense Renato Amisy foi o responsável pela criação da obra que representa os tropeiros no momento do preparo da comida. “A Festa do Peão de Barretos vai muito além das montarias e atrações musicais, o aspecto cultural da tradição caipira também é muito viva dentro do evento. O concurso Queima do Alho é exemplo disso, com o resgate da culinária do peão estradeiro. Fico feliz pelo convite de Os Independentes de participar da elaboração deste cartaz”, afirmou o artista.

A relação de Renato Amisy com o universo sertanejo é de longa data. Em 2013, ele assinou o cartaz alusivo à 58ª Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Além do destaque no cenário brasileiro, o artista plástico é reconhecido internacionalmente com várias exposições individuais e coletivas na Europa.

O presidente da Associação Os Independentes, promotora da Festa do Peão de Barretos, Hussein Gemha Júnior destacou o trabalho desenvolvido por Renato Amisy. “É uma alegria para nós termos um barretense mostrando seu talento no cartaz que representa a história da Festa do Peão”, declarou Hussein.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O concurso Queima do Alho acontecerá no dia 26 de agosto, sábado, no Rancho Ponto de Pouso, no Parque do Peão, dentro da programação da Festa. Nos demais dias do evento, o local receberá turistas para o almoço e jantar. O coordenador do concurso gastronômico e membro de Os Independentes, João Paulo Martins confirmou que uma exposição com obras de arte abordando o tema rodeio e demais manifestações culturais, faz parte da programação do espaço durante a Festa. “Além de provar o nosso cardápio típico, os turistas poderão conhecer o trabalho deste grande artista da nossa terra”, afirmou João Paulo.

O artista

Renato Amisy tem em seu currículo 65 exposições individuais no Brasil e 36 no exterior e ainda 51 exposições coletivas no Brasil e 15 no exterior.

Dedica-se integralmente às artes desde 1997. Com apoio da Associação Os Independentes, em abril de 2000, Renato viajou para Portugal representando o Brasil nas Comemorações dos 500 Anos do Descobrimento. Já em 2001 foi convidado pela direção de uma das mais importantes feiras da Europa, a Internacional de Caen – capital da Normandia França, para representar o Brasil, pais homenageado, sendo responsável também pela criação da logo oficial, que estampou cartazes, camisetas e convites.

Em seu currículo internacional tem exposições no Carroussel du Louvre-Paris, Unesco-Paris, Prefeituras de LYON-FR, ONU-Viena, Exposição Parc Floral de Paris, Prefeituras de Chantilly e Trouville Sur Mer, e por 4 anos consecutivos foi convidado oficial do Consulado Honorário de Lyon para expor nas Festas Consulares, além de expor na Maison de L`Amerique Latina de Lyon e Marseille.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Projeto Guri ainda dispõe de vagas para cursos gratuitos de música na região de Ribeirão Preto

Matrícula diretamente no polo de ensino do Projeto Guri; não é necessário ter conhecimento prévio de música nem possuir instrumento musical

Covid-19: Butantan identifica nova variante recombinante em São Paulo

Trata-se da variante XG da cepa Ômicron. Eles não desistem e vão continuar controlando o gado que segue estes "cientistas" negacionistas.

Táxis poderão utilizar corredores de ônibus em Ribeirão Preto

Veículos de urgência e emergência também podem utilizar os corredores de ônibus a partir do dia 23 de maio

Entidades Assistenciais começam a receber cobertores da Campanha do Agasalho

Confira os locais de doação no site da Campanha do Agasalho. A campanha, que segue até o dia 31 de agosto, tem como objetivo arrecadar cobertores e agasalhos, novos ou usados em bom estado de conservação

Projeto CineMaterna do Shopping Iguatemi Ribeirão Preto exibe filme Doutor Estranho no Multiverso da Loucura

Sessão adaptada para receber as famílias será exibida na próxima quarta-feira, dia 18
- PUBLICIDADE -