Muito além dos negócios: Fenasucro & Agrocana grifa relevância da indústria na pauta da transição energética

A 30ª edição da Fenasucro & Agrocana, realizada entre 13 e 16 de agosto, foi um marco não só em termos de negócios, movimentando R$ 10,7 bilhões, mas também ao reforçar a importância da cadeia bioenergética

0
149

A 30ª edição da Fenasucro & Agrocana, realizada entre 13 e 16 de agosto, foi um marco não só em termos de negócios, movimentando R$ 10,7 bilhões, mas também ao reforçar a importância da cadeia bioenergética na transição energética global. Com um aumento de 30% em relação à edição de 2023, a feira se consolidou como o principal evento do setor no mundo, atraindo um público 6% maior e qualificando-se pelo alto nível de seus visitantes: 67% tinham poder de decisão de compra.

Mais do que isso, o evento serviu para destacar a resiliência da indústria de base, que enfrentou crises e se reinventou para se adaptar às novas demandas energéticas. Segundo Rosana Amadeu, presidente do CEISE Br, as empresas estão prontas para liderar a transição energética global, com soluções inovadoras que promovem produtividade, eficiência e sustentabilidade.

Visão do Governo

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, em seu discurso de abertura, reforçou o papel do estado no processo de descarbonização, destacando a força do agronegócio sustentável e o potencial de São Paulo em liderar a produção de energia limpa. “Essa feira nos faz pensar em toda a cadeia, desde o cultivo até a produção de energia”, disse o governador.

Foco na Gestão de Pessoas

Além das discussões sobre tecnologia e sustentabilidade, a Fenasucro & Agrocana deste ano também abordou um tema cada vez mais estratégico para o mundo corporativo: a Gestão de Pessoas. O evento contou com o Fórum de Gestão de Pessoas, que trouxe palestras sobre inovação em RH, boas práticas e uma conferência do psiquiatra Augusto Cury, que discutiu o equilíbrio emocional no ambiente de trabalho. Cury destacou a importância de transformar dados em conhecimento e habilidades e de manter o equilíbrio emocional para lidar com os desafios do mundo moderno.

Essa iniciativa foi a primeira do recém-criado Núcleo Estratégico de Pessoas da Bioenergia (NEP Bio), que visa o desenvolvimento e a conexão de profissionais de RH do setor. Para Ana Dulce Nunes, presidente do Conselho do NEP Bio, a gestão de pessoas é fundamental para o sucesso da indústria bioenergética: “Podemos ter as melhores tecnologias, mas sem pessoas bem treinadas, não há como ter sucesso”, afirmou.

foto arquivo

Próxima edição

A 31ª Fenasucro & Agrocana já tem data marcada: ocorrerá de 12 a 15 de agosto de 2025, no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho (SP). O evento, promovido pela RX Brasil e com apoio exclusivo do CEISE Br, continuará sendo o único do mundo voltado para toda a cadeia de produção bioenergética, reunindo profissionais de diversos setores e de mais de 60 países.

arquivo