InícioEspeciaisFenasucroBrasil é o país com maior potencial de produção de bioenergia no...

Brasil é o país com maior potencial de produção de bioenergia no mundo

Um estudo da IEA (Agência Internacional de Energia) aponta o país como o terceiro maior gerador de energia renovável e com mais vantagens competitivas para ampliar a matriz energética, foco da 27ª FENASUCRO & AGROCANA

- continua após a publicidade -

O Brasil é o terceiro maior gerador de energia renovável do mundo, segundo um estudo realizado pela IEA (Agência Internacional de Energia), e desponta como a nação com o maior potencial de produção bioenergética. No ranking, que considera a capacidade instalada em GW, o país fica somente atrás da China e dos Estados Unidos. Buscando possibilitar que a cadeia produtiva se beneficie desse cenário, a 27ª FENASUCRO & AGROCANA apresentará produtos e soluções ao setor, além de estimular o debate sobre estratégias e oportunidades.

Segundo a IEA, o Brasil tem o “mix” energético mais ecológico e com a maior participação de renováveis entre os grandes consumidores de energia do mundo, com quase 45% do consumo total de energia final em 2023.

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), aponta que entre as vantagens competitivas da matriz energética brasileira se destacam a abundância de biodiversidade e de recursos naturais, potencial de energia renovável não aproveitado e setores com alta competitividade como o agropecuário e a indústria de insumos básicos.

O levantamento da EPE aponta ainda que a matriz energética brasileira utiliza 43,5% de biomassa, enquanto a média mundial é de apenas 14%, e que o sistema de cogeração, a partir da biomassa, é responsável por 8,2% da energia elétrica consumida no Brasil. Em escala mundial, a média é de 2,3%.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O tema é um dos principais focos de debate e de interesse do setor que estará na 27ª FENASUCRO & AGROCANA, a ser realizada de 20 a 23 de agosto, em Sertãozinho (SP). Representantes de 100% das usinas do Brasil, além de visitantes de mais de 40 países, estarão reunidos para debater estratégias e buscar oportunidades, visando contribuir com o processo para atender essa demanda global em relação à bioenergia.

“Inúmeras empresas querem se relacionar e desenvolver produtos para esse setor e teremos uma agenda diversificada para atualização dos profissionais da cadeia bioenergética”, afirma Paulo Montabone, diretor da feira.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, 2020 será um ano crucial para as políticas de biocombustíveis com a presença do RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis). A expectativa é que o programa fortaleça a economia da produção de biocombustível, acelerando o investimento em nova capacidade. “A bioenergia é uma grande oportunidade para o Brasil. A nossa eficiência em relação à energia de biomassa é a melhor do mundo”, diz Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas Energia.

As oportunidades do RenovaBio serão debatidas em diversos painéis e palestras com representantes de entidades e do setor público na 27ª FENASUCRO & AGROCANA, visando contribuir para garantir o papel estratégico dos biocombustíveis e a segurança energética.

O pré-credenciamento da feira está aberto e pode ser feito gratuitamente pelo site: www.fenasucro.com.br.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Agrishow: Melhorias na Fluidez do Tráfego na Região da Feira!

Com foco na fluidez do tráfego, segurança dos usuários e agilidade operacional, a Entrevias Concessionária de Rodovias estará atuando de forma preventiva e ostensiva durante os cinco dias da 29ª Agrishow

Viola Show recebe homenagem pública por seus 20 anos em Ribeirão Preto

Durante sessão solene na Câmara Municipal de Ribeirão Preto, no último dia 16, a empresa Viola Show foi homenageada pelos seus 20 anos de atuação.

O golpe ocorreu e eles estão no poder. Revelados documentos para o mundo

BOMBA!!! Congresso americano publica as decisões ilegais de Moraes - Ditadura escancarada, o Brasil não é mais uma DEMOCRACIA.

🤠🚌 Rodeio terá linha especial de ônibus na madrugada! Prepare-se para a festa! 🌟

PróUrbano, vai disponibilizar uma linha especial de transporte coletivo urbano na madrugada para os aficionados pelo Ribeirão Rodeio Music, que acontecerá neste sábado, dia 20 de abril, no Parque Permanente de Exposições.

🎶 Choro da Casa Retorna ao Palco do “Chorinho na 7”! Não Perca! 🎵

Os amantes da música brasileira terão a oportunidade de se encantar com mais uma apresentação do grupo Choro da Casa no projeto "Chorinho na 7".
- PUBLICIDADE -