InícioEspeciaisFenasucroBrasil é o país com maior potencial de produção de bioenergia no...

Brasil é o país com maior potencial de produção de bioenergia no mundo

Um estudo da IEA (Agência Internacional de Energia) aponta o país como o terceiro maior gerador de energia renovável e com mais vantagens competitivas para ampliar a matriz energética, foco da 27ª FENASUCRO & AGROCANA

- continua após a publicidade -

O Brasil é o terceiro maior gerador de energia renovável do mundo, segundo um estudo realizado pela IEA (Agência Internacional de Energia), e desponta como a nação com o maior potencial de produção bioenergética. No ranking, que considera a capacidade instalada em GW, o país fica somente atrás da China e dos Estados Unidos. Buscando possibilitar que a cadeia produtiva se beneficie desse cenário, a 27ª FENASUCRO & AGROCANA apresentará produtos e soluções ao setor, além de estimular o debate sobre estratégias e oportunidades.

Segundo a IEA, o Brasil tem o “mix” energético mais ecológico e com a maior participação de renováveis entre os grandes consumidores de energia do mundo, com quase 45% do consumo total de energia final em 2023.

A EPE (Empresa de Pesquisa Energética), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME), aponta que entre as vantagens competitivas da matriz energética brasileira se destacam a abundância de biodiversidade e de recursos naturais, potencial de energia renovável não aproveitado e setores com alta competitividade como o agropecuário e a indústria de insumos básicos.

O levantamento da EPE aponta ainda que a matriz energética brasileira utiliza 43,5% de biomassa, enquanto a média mundial é de apenas 14%, e que o sistema de cogeração, a partir da biomassa, é responsável por 8,2% da energia elétrica consumida no Brasil. Em escala mundial, a média é de 2,3%.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O tema é um dos principais focos de debate e de interesse do setor que estará na 27ª FENASUCRO & AGROCANA, a ser realizada de 20 a 23 de agosto, em Sertãozinho (SP). Representantes de 100% das usinas do Brasil, além de visitantes de mais de 40 países, estarão reunidos para debater estratégias e buscar oportunidades, visando contribuir com o processo para atender essa demanda global em relação à bioenergia.

“Inúmeras empresas querem se relacionar e desenvolver produtos para esse setor e teremos uma agenda diversificada para atualização dos profissionais da cadeia bioenergética”, afirma Paulo Montabone, diretor da feira.

De acordo com o Ministério de Minas e Energia, 2020 será um ano crucial para as políticas de biocombustíveis com a presença do RenovaBio (Política Nacional de Biocombustíveis). A expectativa é que o programa fortaleça a economia da produção de biocombustível, acelerando o investimento em nova capacidade. “A bioenergia é uma grande oportunidade para o Brasil. A nossa eficiência em relação à energia de biomassa é a melhor do mundo”, diz Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas Energia.

As oportunidades do RenovaBio serão debatidas em diversos painéis e palestras com representantes de entidades e do setor público na 27ª FENASUCRO & AGROCANA, visando contribuir para garantir o papel estratégico dos biocombustíveis e a segurança energética.

O pré-credenciamento da feira está aberto e pode ser feito gratuitamente pelo site: www.fenasucro.com.br.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

PREVISÕES DO TAROT EM JULHO DE 2022

As previsões para Julho de 2022, trazem transformação nas finanças, amor, relação familiar

Vice de Lula tem novamente bens bloqueados pelo Ministerio Publico

Justiça Eleitoral determina bloqueio de R$ 11,3 milhões em bens de Geraldo Alckmin no caso Odebrech

Multas no corredor de onibus da Vargas começa nesta Segunda-feira (4)

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Congresso mundial online reunirá milhões de pessoas para falar sobre “paz”

Como sentir paz e tranquilidade apesar dos desafios provocados pelo aumento do custo de vida, da violência, dos desastres naturais, do ódio e das guerras?

Cai quem quer: Rio de Janeiro confirma quinto caso de varíola dos macacos

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou hoje (29) o quinto caso de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. Segundo nota divulgada pela...
- PUBLICIDADE -