🎉 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto: Espera-se 30 Mil Estudantes Durante os 11 Dias de Evento! 🚀

A 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que acontecerá de 1º a 11 de agosto, promete uma programação diversificada destinada a todos os públicos.

0
285

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.


Resumo dos Principais Pontos:

  • 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 1º a 11 de agosto.
  • Expectativa de participação de 30 mil estudantes.
  • Projeto “Combinando Palavras” deve atrair 9 mil alunos.
  • Projeto “Cheque Livro” beneficiará 16.500 estudantes com vales-livro.
  • Área específica de embarque e desembarque para alunos.
  • Ações de conscientização sobre segurança e meio ambiente.

23ª FIL espera receber cerca de 30 mil estudantes durante os 11 dias de evento

A 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), que acontecerá de 1º a 11 de agosto, promete uma programação diversificada destinada a todos os públicos. A expectativa é que aproximadamente 30 mil estudantes participem dos 11 dias de evento, que inclui uma programação exclusiva com agendamentos especiais para escolas que participam dos projetos “Combinando Palavras” e “Cheque Livro”.

Projeto Combinando Palavras

Na sua 7ª edição, o projeto “Combinando Palavras” trará cerca de 9 mil estudantes das redes municipal, estadual, particular e de outras instituições de ensino de Ribeirão Preto e da região metropolitana. O projeto contará com 17 encontros entre os alunos e 11 autores brasileiros, incluindo Janaina Tokitaka (autora infantojuvenil homenageada pela FIL), Fernando Anitelli, Antônio Xerxenesky, Jeferson Tenório, Júlio Emílio Braz, Natasha Felix, Márcia Kambeba, Luiz Puntel, Ana Luiza Gentil, Camila Deus Dará e Antonio Prata.

Desde 2017, o projeto “Combinando Palavras” tem sido um sucesso, com a participação de 40 mil alunos, 219 escolas, 37 escritores e 295 professores envolvidos, abrangendo 14 cidades da região. Adriana Silva, curadora da FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, destaca: “O Combinando Palavras tem como seu maior indicador de sucesso o próprio encontro entre o estudante e o autor. É quando o aluno interage com suas manifestações artísticas que ele revela a profundidade do projeto”.

foto divulgação

Cheque Livro

O Cheque Livro, relançado na edição passada da FIL, retorna para esta 23ª edição beneficiando 16.500 estudantes em 102 escolas estaduais de Ribeirão Preto e região metropolitana, totalizando mais de R$ 400 mil em vales-livro. Os alunos contemplados terão a oportunidade de adquirir seus primeiros livros com o valor de R$ 30,00. Marcela Zaparolli, dirigente regional de ensino da Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, enfatiza a importância do benefício: “O Cheque Livro é fundamental pois permite que os alunos tenham contato direto com os livros e escolham temas de seu interesse”.

Além disso, Marcela Zaparolli destaca que o currículo escolar estadual agora inclui uma matéria sobre o uso consciente de recursos financeiros, permitindo que os alunos aproveitem melhor o benefício. Para receber o Cheque Livro, os alunos devem manter um número de presenças nas aulas, conforme registrado pela ferramenta Aluno Presente.

Embarque e Desembarque

Os estudantes que participarem da 23ª FIL terão uma área específica de embarque e desembarque, criada em parceria com a Arteris, localizada nas ruas Mariana Junqueira e Visconde do Rio Branco, próximas às principais instalações do evento. Esse espaço estará disponível durante toda a semana de 5 a 9 de agosto, para atividades agendadas pelas escolas.

Além dos espaços seguros, a Arteris promoverá ações de conscientização sobre segurança e meio ambiente para as crianças e jovens durante a Feira. Thiago Mario Culhari, gerente de sustentabilidade e meio ambiente da Arteris, comenta: “Aproveitaremos esse momento para fornecer orientações às escolas, como os cuidados ao atravessar a rua e a importância de olhar para os dois lados. Também distribuiremos uma revista em quadrinhos, abordando questões de segurança e meio ambiente”.

Motivational Quote: “A leitura abre portas para um mundo de conhecimento e imaginação.”

Sobre a FIL

A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) que, há quatro anos tornou-se internacional, acontece de 1 a 11 de agosto deste ano. Nesta 23ª edição, serão homenageados os escritores Ferreira Gullar (in memoriam) e Carlos de Assumpção, Sueli Carneiro (autora educação), Janaina Tokitaka (autora infantojuvenil), Perce Polegatto (autor ribeirão-pretano) e Jorge Lima (patrono). O evento acontecerá em 19 locais simultâneos: entre eles, a Praça XV de Novembro, Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira e Teatro Municipal.

Mais informações:
www.fundacaodolivroeleiturarp.com
Instagram: @fundacaolivrorp
Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp
YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao
Twitter: @FundacaoLivroRP

Realização

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. 

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient

Patrocínio Ouro: Arteris

Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago

Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan

Instituição Cultural: Sesc

Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus Equipamentos Odontológicos, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.

Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, Alma (Academia Livre de Música e Artes), Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.

Sobre a FIL

A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Assinatura: Jornalista AIELLO – 8 anos falando o que outros portais não falam.