A 23ª edição da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) está prestes a transformar a cidade em um epicentro literário e cultural entre os dias 1º e 11 de agosto. Este ano, o evento traz o tema central “Cotidianos poéticos: Do épico de Camões às batalhas de rua”, prometendo uma rica imersão em diversas manifestações artísticas e literárias.
O anúncio oficial da programação acontecerá nesta sexta-feira, 5 de julho, no auditório do Sesc de Ribeirão Preto, às 10h, com um café da manhã inicial às 9h. Este lançamento reunirá autoridades, imprensa e convidados para revelar os detalhes das aproximadamente 400 atividades distribuídas por 20 locais da cidade. Entre as atrações, destacam-se salões de ideias, conferências, bate-papos com escritores premiados, espetáculos musicais e teatrais, oficinas e lançamentos de livros.
Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, ressaltou a importância do evento: “Sempre trabalhamos para entregar à população de Ribeirão Preto e região oportunidades diversificadas que privilegiam a literatura e a cultura de modo geral. De crianças a idosos, todos encontrarão na 23ª FIL uma agenda diversificada e criativa, com espaço para reflexão de vários assuntos interligados”.
A curadoria do evento, liderada por Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, promete uma programação que explora os desdobramentos da literatura e da humanidade ao longo dos últimos 500 anos. “Do épico texto de Camões aos dias de hoje, destacam-se os cotidianos poéticos que podem ser vistos nos poemas de Ferreira Gullar, na literatura crítica de Sueli Carneiro, nas batalhas de rua dos slam. É este trajeto que pretendemos percorrer”, comentou Adriana.
Além das atividades literárias, a 23ª FIL celebrará os 150 anos da imigração italiana e os 200 anos da imigração alemã no Brasil. Dulce Neves explica que a feira está sendo preparada com um olhar múltiplo, buscando atrair todos os perfis de leitores e elevar os índices de leitura do país.
Durante o lançamento oficial, os participantes também poderão visitar a exposição “Sonhos Yanomami” da artista plástica Cláudia Andujar, instalada no Sesc.
Homenageados da 23ª FIL:
- Ferreira Gullar (escritor, in memorian)
- Carlos de Assumpção (escritor)
- Perce Polegatto (autor local)
- Sueli Carneiro (autora de Educação)
- Janaína Tokitaka (autora infantojuvenil)
O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, será o patrono do evento.
Mais informações podem ser encontradas no site e nas redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.
Redes Sociais:
Realização
Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.
Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient
Patrocínio Ouro: Arteris
Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago
Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan
Instituição Cultural: Sesc
Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.
Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, ALMA – Academia Livre de Música e Artes, Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.
Sobre a FIL
A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.
Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.
“A leitura é a chave para o conhecimento e a liberdade.”
Jornalista AIELLO