União que Transforma: O Valor das Parcerias na 23ª FIL 📚✨

A 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que ocorre de 1 a 11 de agosto de 2024, conta com a colaboração de diversas entidades, enriquecendo sua programação e fortalecendo seu compromisso com a cultura e a educação @fundacaodolivroeleiturarp

0
144

Jornalista AIELLO

Resumo:

A 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que ocorre de 1 a 11 de agosto de 2024, conta com a colaboração de diversas entidades, enriquecendo sua programação e fortalecendo seu compromisso com a cultura e a educação. Novas parcerias, como a do Instituto Camões, se juntam a parceiros de longa data, como o Sesc, a Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) e a Central Única das Favelas (CUFA), oferecendo mais de 400 atrações gratuitas.


Matéria Completa:

Enriquecendo a Programação Cultural

Ribeirão Preto (SP), 31 de julho de 2024 – Em suas duas décadas de existência, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) se consolidou como um ponto de encontro essencial para leitores, autores e seus livros, promovendo a cultura e a educação. Este ano, na sua 23ª edição, de 1 a 11 de agosto, a FIL conta com mais de 400 atrações gratuitas distribuídas em 20 espaços da cidade, graças à união de diversas entidades.

Novas Parcerias e Homenagens

O Instituto Camões é uma nova colaboração deste ano, celebrando os 500 anos de Luís de Camões. “Portugal participa pela primeira vez ativamente na FIL, através de uma parceria de sucesso com o Instituto Camões e a organização da Feira”, declara o embaixador de Portugal no Brasil, Luís Faro Ramos, um dos confirmados para a cerimônia de abertura da 23ª FIL, no dia 1º de agosto, às 20h, no Theatro Pedro II.

Acesso à Cultura para Todos

Desde 2015, o Sesc tem sido um parceiro importante da FIL. “A parceria do Sesc com a Fundação do Livro e Leitura reafirma nosso compromisso com a promoção da cultura, educação e bem-estar social”, afirma o diretor regional do Sesc São Paulo, Luiz Galina. Lucas Molina, gerente adjunto do Sesc em Ribeirão Preto, complementa: “O número de atividades promovidas pelo Sesc na FIL vem crescendo, oferecendo uma gama diversificada de eventos, desde oficinas literárias a debates e shows musicais.”

Vitrine para a Cultura

A Biblioteca Sinhá Junqueira (BSJ) também desempenha um papel fundamental na FIL. “Desde a reestruturação do espaço em 2020, ampliamos as atividades durante a feira. No ano passado, recebemos três grandes autores e a frequência de público aumentou significativamente”, afirma Ciro Monteiro, diretor da BSJ. “A importância de associar a marca BSJ à FIL é essencial, pois muitas pessoas conhecem nosso espaço através da feira.”

Inclusão e Diversidade Cultural

A Central Única das Favelas (CUFA) de Ribeirão Preto celebra mais um ano de parceria com a FIL. “A CUFA celebra com orgulho mais um ano de parceria com a Fundação do Livro e Leitura, marcando o terceiro ano consecutivo de nossa participação. O evento é uma vitrine vital para a cultura e a literatura, reforçando a importância de incluir a arte periférica nesse espaço de destaque”, avalia Aline Rocha, presidente da CUFA Ribeirão Preto.

Novos Colaboradores

A Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) marca sua estreia como parceira da FIL, trazendo o show do Teatro Mágico. “A literatura é um dos pilares da arte, servindo de matéria-prima para obras e manifestações culturais. Apoiar a FIL é uma honra e um compromisso de difundir arte e cultura em São Paulo”, avalia Gláucio Franca, diretor geral da APAA.

Espaço Dinâmico e Inclusivo

A união de esforços dessas e outras entidades parceiras destaca o poder transformador da FIL, proporcionando ao público um contato enriquecedor com a literatura e seus autores, e promovendo o diálogo entre diferentes comunidades. “A 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto não seria possível sem as parcerias que construímos ao longo de nossa trajetória. Cada entidade traz uma contribuição única, tornando a FIL um espaço dinâmico e inclusivo”, finaliza Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

foto divulgação

Homenageados

Os homenageados desta 23ª edição incluem:

  • Ferreira Gullar (escritor, in memoriam)
  • Carlos de Assumpção (escritor)
  • Perce Polegatto (autor local)
  • Sueli Carneiro (autora na categoria Educação)
  • Janaína Tokitaka (autora infantojuvenil)

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Jorge Lima, é o patrono do evento. Este ano, a FIL também celebra os 150 anos da imigração italiana e os 200 anos da imigração alemã no Brasil.


Serviço:

  • Evento: 23ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto
  • Data: 1 a 11 de agosto
  • Local: Diversos espaços em Ribeirão Preto
  • Entrada: Gratuita

Para mais informações, acesse fundacaodolivroeleiturarp.com.


“Parcerias fortes são essenciais para a promoção e valorização da cultura em nossa cidade.” – Jornalista AIELLO

Sobre a FIL

A FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto) consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país e tornou-se internacional em 2020. Atualmente, possui 24 anos de história e realiza neste ano a sua 23ª edição. A cada ano, a programação reúne autores, artistas, intelectuais, educadores, estudantes e participantes de diversas localidades. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população, o que consolida o objetivo primordial de fomentar a leitura e de contribuir para ampliar os números de leitores do país.

Mais informações:

www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Instagram: @fundacaolivrorp

Facebook: @fundacaodolivroeleiturarp

YouTube: /FeiraDoLivroRibeirao 

Twitter: @FundacaoLivroRP

Realização

Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Usina Alta Mogiana, GS Inima Ambient e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresentam a 23ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. 

Patrocínio Diamante: Usina Alta Mogiana e GS Inima Ambient

Patrocínio Ouro: Arteris

Patrocínio Prata: Necta Gás Natural e Savegnago

Patrocínio Bronze: Gerdau, Lupo, Ribeirão Shopping Multiplan e Tracan

Instituição Cultural: Sesc

Apoio Cultural: APAA – Associação Paulista Amigos da Arte, ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Universidade Anhembi Morumbi, Apis Flora, Caldema, Grupo Intelli, Cervejaria Invicta, Gnatus Equipamentos Odontológicos, Supermercados Gricki, Madeiranit, Monreale Hotels, Grupo Passalacqua, Passalacqua Tech, Riberfoods, Santa Helena, Real Supermercados, Santiago e Cintra Geotecnologias, Santa Emília, Vantage GeoAgri, Transface, Grupo Utam, Pedra Agroindustrial e Virbag.

Apoio Institucional: Fundação Dom Pedro II, Biblioteca Sinhá Junqueira, Consulado Geral de Portugal, Camões Instituto da Cooperação e da Língua Portugal, CUFA – Central Única das Favelas, ONG Arco Íris, Coletivo Abayomi, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, ETEC José Martimiano da Silva, Fundação Educandário, SESI, SENAC, Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Unaerp, IE – Instituto de Estudos Avançados Da Universidade de São Paulo, Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região, Ann Sullivan, Associação dos Surdos de Ribeirão Preto, CAEERP,Dr. Cãopaixão, FADA, Fundação Panda, RibDown, Alma (Academia Livre de Música e Artes), Convention & Visitors Bureau, Painew, Verbo Nostro Comunicação Planejada, IPCCIC, RP Cine, Guarda Civil e Polícia Militar.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.  Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.