Início Especiais Feira do Livro Programação completa da 19ª Feira Nacional do Livro

Programação completa da 19ª Feira Nacional do Livro

- continua após a publicidade -

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto lançou a programação da 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, no dia 8 de maio, no Theatro Pedro II.  Durante a apresentação, que já é tradicional e esperada pela população da cidade, Adriana Silva (curadora da Feira e vice-presidente da Fundação) e Dulce Neves (presidente) conduziram a cerimônia, destacando os principais nomes, atrativos, atividades culturais desta edição, parceiros e também o principal propósito da Feira neste ano que atrelou o apelo e causas dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) ao tema principal do evento: “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

 A proposição embasa a tônica de todos salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, exposição de filmes, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias.

Este tema apresenta uma pauta relacionada à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação fundamentado em 17 objetivos criados para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Busca também fortalecer a paz universal com mais liberdade.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Entre uma vasta agenda (ao todo 338 atividades e todas gratuitas), a Fundação apresentou nomes como Monja Coen, Djamila Ribeiro, Boaventura de Sousa Santos, Xico Sá, Sérgio Vaz, Marcelino Freire, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza, Estrela Leminski, Heloisa Prieto, Ignácio de Loyola Brandão e Renan Inquérito, entre várias atrações para todas as idades, temas, abordagens e modalidades artísticas.

O evento marcou a contagem regressiva para a feira literária, que acontece de 9 a 16 de junho e é um dos maiores eventos culturais do País. Segunda Adriana Silva, a 19ª edição da Feira traz debates importantes para a reflexão necessária sobre o papel da sociedade em relação ao cumprimento dos ODS, mas também terá um caráter bastante festivo, com ação cultural intensa durante os oito dias do evento.  “Por conta deste tema central, todas as atividades foram atreladas aos conceitos que permeiam os ODS com foco na Agenda 2030. A programação reúne ícones da literatura e nomes que são referências nas esferas educacional, artística, do universo das instituições, ONGs inclusivas e outras”, explica a curadora do evento.

“Essas causas mobilizam a nossa Feira do Livro, que visa contribuir para que os objetivos sejam alcançados no mundo por meio da formação de leitores, da propagação do conhecimento e do debate livre e aberto”, complementa Dulce Neves.

 

Vozes presentes

Representantes dos parceiros, patrocinadores e apoiadores culturais, bem como homenageados também se pronunciaram. Participaram escritores, educadores, parceiros de instituições como o SESC, Sesi universidades, entidades locais, além de representantes de patrocinadores, autoridades, intelectuais e público em geral.

A professora Amini Boainain Hauy, homenageada pela organização da Feira Nacional do Livro, dedicou sua indicação à figura do professor.

“Fiquei muito emocionada e honrada por essa homenagem de carinho e reconhecimento pela figura do professor”. Ela estendeu a homenagem aos professores que são verdadeiramente educadores e afirmou que, em toda sua história de magistério, bem como na de tantos mestres vocacionados, outras histórias também nascem. “Com o mesmo ideal, sacerdócio de conhecimento e dedicação e, uma consciência sempre presente de que é da educação que brotam todos os valores do homem e da sociedade, compartilho toda a emoção deste momento e, principalmente, o significado e o mérito desta homenagem”.

O professor e escritor, Gilberto Andrade de Abreu, também se pronunciou e revelou um pouco da sua história. Ele, que foi preso aos 21 anos de idade, por conta da ditadura militar, voltou a Ribeirão Preto quando foi solto e, logo em seguida publicou um livro de poemas em resposta à censura. “Eu publiquei trechos do manual da caça às bruxas, além do manual dos inquisitores e os meus poemas respondem às falas inquisitoriais e da censura”. Depois disso, o autor local homenageado pela Feira publicou um livro a partir de um conto de Jorge Luis Borges – a obra “Mande beijos a Gardel”, que lhe rendeu o Prêmio Guimarães Rosa. “Me senti feliz e honrado de estar aqui sendo homenageado pela 19ª Feira Nacional do Livro e sobretudo pelo tema que me atrai muito”. Segundo ele, o termo sustentabilidade é uma palavra como globalização, muito mal utilizada e mal compreendida.

Na opinião da secretária municipal de cultura, Isabela Pessotti, que marcou presença representando o prefeito da cidade, Antônio Duarte Nogueira, a semente da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto foi plantada há 19 anos e hoje o evento tornou-se uma potência.

“Me inspira muito ouvir os autores que já estiveram nas feiras anteriores, porque nos depoimentos deles, a gente vê que a Feira tem uma importância transformadora de plantar essa sementinha que dá vontade de produzir, de escrever, continuar a lecionar, trabalhando por causas e é desta esperança que estamos precisando”, destaca.

O gerente das Edições SESC, Iã Paulo Ribeiro, ressaltou que “Feiras com a de Ribeirão Preto possibilitam um ambiente propício às trocas de saberes, aos encontros das diferenças, às conversas descontraídas sobre as vidas que entram e saem deste objeto que cultuamos: o livro, que deve que estar acessível ao público”. Para ele, se o livro é a extensão de nossa memória, de nossa imaginação, “somos aqui hoje o respiro para a comunidade. Somos a projeção de muitos sonhos fantasiados de frases e imagens”.

  • A 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 9 a 16 de junho/2019 e terá abertura no dia 8 de junho, com início a partir das 19h30, no Theatro Pedro II.

A programação desta 19ª edição da Feira é maior do que nos anos anteriores e bastante diversificada, com mais de 330 atividades.

– É um dos maiores eventos culturais do País.

Tema : “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

– A Feira reúne salões de ideias, conferências, oficinas, palestras, mesas-redondas, shows, espetáculos teatrais infantis, apresentações musicais, rodas de conversa, performances, contações de histórias – todas foram embasadas na proposição do tema central e gratuitas à população.

Parcerias estratégicas da Fundação do Livro e Leitura: Sesc, universidades, empresas patrocinadoras, apoiadores e Poder Público.

 

Entendendo os ODS ligados ao tema central

Os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) estão atrelados ao tema principal desta 19ª edição da Feira. A proposição embasa os debates de todo evento. O tema apresenta uma pauta relacionada à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação fundamentado em 17 objetivos criados para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Busca também fortalecer a paz universal com mais liberdade.

 

Exemplos de destaques de nome e atrações do evento:

Autores

Monja Coen, Djamila Ribeiro, Sérgio Vaz, Marcelino Freire, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza, Estrela Leminski, Heloisa Prieto, Ignácio de Loyola Brandão e Renan Inquérito.

 

 

Espetáculo de abertura “Entre uma história e outra, uma nova história. Um mundo melhor para todos”, com a Academia Livre de Música e Arte (Alma) e o Coral da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp). (Entrada aberta e gratuita, sujeita à lotação do teatro).

08/06: 19h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Salão de Ideias com Ignácio de Loyola Brandão

09/06: 14h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Bate-Papo “Africanidades” – com Kiusam de Oliveira

09/06 – 15h – Tenda Sesc

Haverá contação de histórias com a autora ao final do bate-papo, 16h – Tenda Sesc

 Conferência com Monja Coen

09/06: 17h | Theatro Pedro II – Sala Principal

Espetáculo Auto da Compadecida, com Grupo Maria Cutia (Realização: SESC)

Baseado na obra mais conhecida do teatro brasileiro, escrita por Ariano Suassuna, o espetáculo apresenta repertório musical tocado e cantado ao vivo pelos atores. As aventuras picarescas de Chicó e João Grilo começam com o enterro e o testamento do cachorro do Padeiro e de sua Mulher e acabam em uma epopéia milagrosa no sertão envolvendo o clero, o cangaço, Jesus, Maria e o Diabo. Direção: Gabriel Villela.

Dia 09/06: 19h30 | Esplanada do Theatro Pedro II
Dia 10/06: 21h  | Esplanada do Theatro Pedro II

 

Salão de Ideias com Xico Sá

10/06 – 9h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Salão de Ideias com Sérgio Vaz 

10/06:  16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

Conferência da ONUA cultura como meio de transformação – Os ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável com Niky Fabiancic e Carlo Pereira.

Mediador Henrique Sartori

10/06: 19h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

 

Salão de Ideias com Marcelino Freire

11/06: 16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

 

*Atividade destaque com presença do sociólogo português Boaventura Sousa Santos

11/06 – 19h30 – A ecologia de saberes entre o rap e a sociologia com Renan Inquérito

Theatro Pedro II – Sala Principal

20h – Conferência com Boaventura Sousa Santos (Autor educação homenageado da Feira) – Theatro Pedro II – Sala Principal


Seminário de Educação / IEA – USP

12/06 – 13h30 às 15h | 15h30 às 17h00

13/06 – 13h30 às 15h | 15h30 às 17h00

Theatro Pedro II – Sala Principal – com encerramento de Renato Janine Ribeiro

 

Salão de Ideias com Marçal Aquino

12/06:  16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

 

Salão de Ideias com João Anzanello Carrascoza

13/06: 16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

 

Salão de Ideias com Estrela Leminski

14/06: 16h30 | Theatro Pedro II – Auditório Meira Junior

 

Conferência com Djamila Ribeiro

14/06: 19h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Parada Poética com Renan Inquérito
15/06 : 19h |  Estande Fundação do Livro e Leitura

 

Shows

Espetáculo com Orquestra Sinfônica Metropolitana de Ribeirão Preto

12/06 – 20h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal


Fernanda Marx – Refazendo Gonzaguinha

13/06 – 20h | Sesi Ribeirão Preto

 

Aláfia

13/06 – 20h30 | Theatro Pedro II – Sala Principal

Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais

14/06 – 21h – Centro de Eventos RibeirãoShopping – ingresso (troca por doação de 1 livro).

 

Encerramento no dia 16/06 (Domingo)

19h – Apresentação da 20ª Feira Nacional do Livro de RP e Espetáculo Musical Ópera Chama Sagrada com Alma |  Theatro Pedro II – Sala Principal

 

 

COMBINANDO PALAVRAS E RECORTANDO PALAVRAS

Lembrar de destacar: é a terceira vez consecutiva que a Feira realiza o Projeto Combinando Palavras que ganha nesta edição mais um desdobramento: o Recortando Palavras.

 

Neste ano, o projeto atenderá:

Cerca de 5 mil estudantes do ensino médio das escolas estaduais e particulares

2 mil da rede municipal de ensino

500 estudantes da Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira

500 da ETEC – José Martimiano da Silva

 

Autores do Combinando Palavras

Sérgio Vaz, Marcelino Freire, Marçal Aquino, João Anzanello Carrascoza, Estrela Leminski, Heloisa Prieto, Ignácio de Loyola Brandão e Renan Inquérito participam do projeto (atividade agendada apenas para estudantes) e  também nos Salões de Ideias (abertos à população).

 

Já o projeto Recortando Palavras, novidade para mil alunos do 9º ano da rede estadual de ensino, instruiu os estudantes a produzirem fanzines com base em textos inéditos (produzidos especialmente para o projeto) de Ignácio de Loyola Brandão, escritor homenageado pela Feira, que também participará das atividades.

 

Atividades agendadas para estudantes com autores do Combinando Palavras (Projeto da Fundação do Livro e Leitura, em parceria com Sesc Ribeirão Preto, Diretoria de Ensino – Região de Ribeirão Preto, Secretaria Municipal de Educação, Etec José Martimiano da Silva, Fundação Educandário “Cel. Quito Junqueira” e escolas particulares). (Agenda exclusiva para estudantes envolvidos no projeto)

 

Sérgio Vaz

10/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II – Sala Principal

 

Heloisa Prieto

10/06 – 8h30 e 14h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal

11/06 – 8h30 e 14h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal

 

Marcelino Freire

11/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas particulares) | Theatro Pedro II – Sala Principal

 

Marçal Aquino

12/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II – Sala Principal

 

Ignácio de Loyola Brandão

11/06:  14h30  Projeto Recortando Palavras (atividade exclusiva para alunos do 9º ano da rede estadual) | Theatro Pedro II – Sala Principal
12/06 – 8h30 (Projeto Combinando Palavras – atividade agendada para alunos do Educandário) | Teatro Municipal

 

João Anzanello Carrascoza

13/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Theatro Pedro II -– Sala Principal

 

Estrela Leminski

14/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas | Theatro Pedro II – Sala Principal

 

Renan Inquérito

14/06 – 8h30 (atividade agendada para escolas) | Teatro Municipal

 

Homenageados desta edição da Feira

Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Andrade de Abreu; a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

 

Realização

A 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é uma realização do Ministério da Cidadania, Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, Prefeitura Municipal, Alta Mogiana, GasBrasiliano, Tanger e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, além de patrocinadores, apoiadores, entre outros parceiros.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Menor taxa de juros da Historia: Copom reduz Selic para 5,5% ao ano

Há pouco, o presidente Jair Bolsonaro comemorou a decisão do Copom em uma postagem no Twitter. O presidente escreveu: 'É a Economia dando certo".

Governo vai desbloquear mais R$ 8,3 bilhões contingenciados

O governo decidiu descontingenciar mais R$ 8,3 bilhões do Orçamento para distribuição entre ministérios.

Cúpula de Época deixa a revista, após polêmica e pedido de desculpas

O motivo foi a armação do grupo Globo na reportagem sobre Heloísa Bolsonaro, esposa de Eduardo Bolsonaro.

Colégio de Ribeirão Preto conquista oito medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia

Jovens maristas ganharam quatro medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze

Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto será realizada nos dias 27, 28 e...

O início da primavera será marcado pela realização da 8ª edição da Exposição Nacional de Orquídeas de Ribeirão Preto, que acontece de 27 a...

Andarilhos e pedestres receberão kits com colete refletivo e lanterna para evitar atropelamentos

Iniciativa da Arteris ViaPaulista integra calendário de ações do mês da segurança no trânsito nas regiões de Ribeirão Preto, Franca, São Carlos, Araraquara, Jaú e Itaporanga

Ribeirão Preto Rugby fica em segundo lugar na fase de classificação

No último sábado (14), o Mogi, de Mogi das Cruzes, não foi ao jogo contra a equipe ribeirão-pretana, que conquistou cinco pontos e foi a 31; semifinal será contra o Wally's, dia 28

CineMaterna traz sessão especial com animação infantil no Shopping Iguatemi

A animação britânica "Corgi: Top Dog" é o filme do mês do projeto CineMaterna no Shopping Iguatemi Ribeirao Preto. A exibição acontece na quarta-feira, 18...

Museu Casa de Portinari participa da 13ª Primavera dos Museus

A agenda é gratuita, aberta ao público e terá como tema central: Museus por Dentro, por Dentro dos Museus.
- PUBLICIDADE -