InícioEspeciaisFeira do Livro‘O Livro de Rovana’ será lançado nesta terça-feira em Ribeirão Preto

‘O Livro de Rovana’ será lançado nesta terça-feira em Ribeirão Preto

- continua após a publicidade -

Resultado de uma pesquisa de nove anos, ‘O Livro de Rovana’, de Joaquim Maria Botelho, será lançado em Ribeirão  no próximo dia 14 de junho, às 18h30, no Centro Cultural Palace.
A obra traz a história de Rovana, portadora de uma síndrome quase desconhecida na época que aprendeu a ler e a escrever antes mesmo de aprender a falar.

De acordo com o escritor, a história mostra não só o paradigma do fora do comum, mas também o interesse público, pois mostra as famílias que enfrentam situações semelhantes, métodos que funcionaram para a educação de uma pessoa que, para as escolas, não tinham possibilidade de progredir funcionalmente.

“Comecei o relato de Rovana fazendo-a narradora, em primeira pessoa. Não demorei a perceber que a estratégia narrativa não se verificaria eficiente. E, testemunha de tudo o que se passou, desde o nascimento da menina miudinha que tomava banho numa panela porque não havia bacia que a acomodasse sem risco de afogamento, tomei eu o papel de narrador. Foi o que deu certo na condução da história”,

relata Joaquim.
No prefácio da obra, o premiado escritor Menalton Braff escreve:

“Rovana foi uma criatura magra, miúda, mas com uma coragem muito maior do que ela para desrespeitar tantos limites. Um livro que agrada tanto pelo plano do conteúdo quanto pelo plano da expressão”.

O autor – Joaquim Maria Botelho é jornalista, com passagens pela Revista Manchete, TV Globo, TV Bandeirantes, jornal Vale Paraibano, Embraer e Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Assinou traduções do inglês (Cultrix, Global, Nova Aguilar) e do espanhol (Fundação Heinrich Böll, RAPS). Foi professor da Universidade de Taubaté, onde formou jornalistas que hoje atuam com destaque na imprensa nacional e internacional. Também tem mestrado em Literatura e Crítica Literária pela PUC/SP.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Escreveu livros técnicos (como Redação empresarial sem mistérios) e um romance (Costelas de Heitor Batalha), além de biografias, ensaios de crítica literária e contos. Tem artigos e contos publicados na Argentina, Alemanha e Portugal. Presidiu a UBE – União Brasileira de Escritores-, entre 2010 e 2015. Atualmente é empresário de comunicação e palestrante.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Tribunal de Justiça abre concurso para para 845 vagas de Escrevente

Certame disponibiliza oportunidades entre diversas localidades do estado; veja como participar

Dois lotes de parques municipais serão administrados por iniciativas privadas

Gestão e encerramento do contrato (até cinco anos de contrato com a possibilidade de prorrogação por mais cinco anos).

Ribeirão Preto estende abertura do comércio a partir desta sexta-feira, dia 30

Medida se antecipa ao Plano São Paulo. Veja como ficam os horários.

GCMs realizam doação de sangue em Ribeirão Preto

Ação contribuiu com o estoque de sangue do hospital São Lucas; tipos O-, O+ e A - são os mais críticos, com menos da metade das bolsas necessárias

Brasil gera 309 mil empregos formais em junho

Governo deve lançar programas para inclusão de jovens no mercado
- PUBLICIDADE -