Início Especiais Feira do Livro Literatura, poesia e música são destaques do primeiro dia da Feira do...

Literatura, poesia e música são destaques do primeiro dia da Feira do Livro

- continua após a publicidade -

Um dos maiores eventos culturais do País, a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto inicia sua 17ª edição no próximo domingo, dia 4 de junho, e traz uma programação especial para o primeiro dia, que contará com atividades relacionadas à literatura, poesia e música. Entre os destaques acontece o Salão de Ideias – Sessão Jabuti com Marina Colasanti, vencedora de sete prêmios Jabuti; Salão de Ideias com César Nunes, e também com o empresário e patrono da feira, Chaim Zaher. O cantor e compositor Chico César é uma das atrações do dia para participar do bate-papo “Poesia e música das palavras” e para apresentar o espetáculo musical “Estado de Poesia”.

Assim como no ano passado, a Sessão Jabuti será um dos pontos altos da Feira do Livro e vai trazer grandes nomes da literatura brasileira para a atividade Salão de Ideias, que acontece de 4 a 10 de junho, sempre às 10h30, no Auditório Meira Júnior. A primeira convidada é a escritora Marina Colasanti. Vencedora de sete prêmios Jabuti, ela possui mais de 50 títulos publicados no Brasil e no exterior. Através da literatura retomou sua atividade de artista plástica, tornando-se sua própria ilustradora. A atividade contará com tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Às 14h30, será realizado o Salão de Ideias com César Nunes, autor educação homenageado neste ano, no Theatro Pedro II. Durante o Salão de Ideias, acontece o lançamento do livro “Da Filosofia do Amor ao Amor à Filosofia: um estudo pedagógico de Educação Afetiva e Ética Sexual a partir de Platão”. O livro apresenta a teoria do Amor em Platão, a partir da interpretação da obra “O Banquete” e está voltado para as concepções de sexo e sexualidade atuais.

Já o Salão de Ideias com Chaim Zaher, patrono da 17ª edição da Feira do Livro, está agendado para 16h30, no Auditório Meira Junior. O empresário é fundador e presidente do maior grupo de educação básica do país, o Grupo SEB, que conta com uma trajetória de mais de 50 anos dedicados à educação.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A música também terá seu espaço na feira neste primeiro dia – dentro da programação promovida pelo Sesc. O cantor e compositor Chico César participa de um bate-papo sobre sua produção literária que acontece às 16h, na Tenda Sesc. Além disso, o cantor apresenta às 20h30, o espetáculo musical “Estado de Poesia”, no Theatro Pedro II. Unindo a riqueza dos ritmos brasileiros com a sonoridade universal, o show traz o repertório de seu novo disco e também os sucessos de seus quase 25 anos de carreira.

Todos os eventos são gratuitos. Nos espaços sujeitos à lotação, os participantes devem retirar uma senha com uma hora de antecedência. Nos demais locais, a entrada será feita por ordem de chegada.

17ª Feira Nacional do Livro
Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livro acontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é “Do conhecimento que liberta ao amor que educa – o livro na escola” com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.
Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa – ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade – hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.
Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Educação cadastra alunos que desejam receber internet gratuita

Chip com pacote de dados móveis é exclusivo para uso educacional; solicitação deve ser feita no Portal da Educação ou pessoalmente nas escolas

Ribeirão Preto: Novo horário de funcionamento de comércio e serviços

O toque de recolher continua valendo e nós fazemos que cumprimos e eles fazem que fiscalizam

Museu Casa da Memória Italiana e Museu da Cana realizam atividades em parceria

Instituições compartilham atividades culturais, virtuais e gratuitas

Missão Boa Notícia promove Grande Conferência Bíblica on-line

Transmitido no ano de 2020 por 655 emissoras ao redor do mundo, a Conferência é realizada para que os cristãos desenvolvam a convicção na salvação e vida de fé.

Nesta Sexta e Sábado comercio funciona das 10h as 22h

Descobriram finalmente que maior horário menor aglomeração.
- PUBLICIDADE -