InícioEspeciaisFeira do LivroHistórias de Ignácio de Loyola Brandão e de Heloisa Prieto serão contadas...

Histórias de Ignácio de Loyola Brandão e de Heloisa Prieto serão contadas durante a 19ª Feira Nacional do Livro

- continua após a publicidade -

Acontece neste sábado (30), das 9h às 12h, mais um encontro do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. A atividade é aberta e gratuita e acontece na sede da Fundação, que fica na Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América, em Ribeirão Preto.

Com a coordenação da atriz Míriam Fontana, o núcleo vai iniciar os preparativos e a montagem para o Cortejo “Encantadores de Histórias”, que acontece durante a 19ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, na manhã do dia 15 de junho (sábado).

Para este ano, o grupo prepara uma performance de contação de histórias narradas nas obras do escritor homenageado, Ignácio de Loyola Brandão (recentemente eleito como imortal da Academia Brasileira de Letras) e de Heloísa Prieto, autora infantojuvenil homenageada. O cortejo terá duração de 30 minutos, com passagem pela área aberta da feira. “Faremos a identificação de trechos curtos e uma síntese poética. Serão frases de comunicação eficazes para a interação com as pessoas”, explica Míriam.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A exemplo do ano passado, a atividade está se tornando tradicional na Feira do Livro e tem atraído cada vez mais participantes. Trata-se de uma experiência de contação de histórias que reúne cortejo, estandarte e a magia literária numa manifestação artística de rua.

“O resultado do Cortejo foi tão bacana, que nos causou um encantamento. Percebemos que para o público presente, tanto adulto quanto criança, esse encantamento também foi gerado”, conta a coordenadora do núcleo destacando que o que ficou da ação foi um sentimento forte de alegria. “É preciso saber gerar alegria. É isso que vamos construir nos próximos encontros: nossa passagem pela Feira, que será forte, vibrante, contagiante e construída de maneira coletiva”, enfatiza.

A coordenadora comenta que o fato de o escritor homenageado pela Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto deste ano, Ignácio de Loyola Brandão, ter sido nomeado como imortal da Academia Brasileira de Letras às vésperas do evento foi maravilhoso. Ela lembra que o escritor participou de todas as edições do evento e presenciou de perto o crescimento da feira. “A eleição de Ignácio trouxe uma grande alegria, não só para os ribeirãopretanos, mas para a Feira do Livro. Trata-se de uma justiça à obra dele. “O Ignácio tem a qualidade de nos atingir sem que percebamos a força com que as palavras nos atingem”.

Sobre os autores para Encantadores de Histórias

Ignácio de Loyola Brandão

Escritor e jornalista, Loyola nasceu em 1936, em Araraquara. Já publicou 45 livros entre romances, contos, crônicas, biografias, viagens e infantis, muitos deles com traduções para o inglês, espanhol, alemão, italiano, húngaro, checo e coreano. São destaque em sua produção livros como “Zero”, “Não Verás País Nenhum” e “Os Olhos Cegos dos Cavalos Loucos”. Seu romance mais recente, “Desta terra nada vai sobrar a não ser o vento que sopra sobre ela”, esgotou-se no primeiro mês de seu lançamento, em outubro de 2018. Entre seus inúmeros prêmios, Loyola ganhou o “Machado de Assis”, da Academia Brasileira de Letras, em 2016, além de seis Jabutis.  Neste mês de março, o escritor foi eleito, por unanimidade, à Academia Brasileira de Letras e passou a ocupar Cadeira 11, vaga desde 10 de setembro do ano passado, com o falecimento do Acadêmico e Jurista Helio Jaguaribe. Loyola pertence à mesma geração de outros imortais como Nélida Piñon, Antonio Torres, Cícero Sandroni e Rosiska Darcy, Moacyr Scliar e João Ubaldo Ribeiro.

 

Heloisa Prieto

Tem 77 obras de ficção e fantasia voltadas para público de todas as idades. Detentora dos prêmios União Brasileira dos escritores (melhor livro de folclore e melhor livro infanto juvenil),Jabuti (melhor projeto editorial), Fundação Nacional do Livro (melhor livro de reconto). Possui diversas obras adaptadas para o teatro, cinema e televisão, tais como “Mil e Um Fantasmas” (cia do grito), “Lá vem história” (tv cultura), Mano (série que inspirou o filme “As melhores coisas do mundo” – direção Laís Bodanski, warner). Tradutora e curadora de coleções, também ministra oficinas de criação literária em diferentes instituições, como Sesi, Sesc, em parceria com o poeta Victor Scatolin. Doutora em teoria literária (USP), mestra em comunicação e semiótica (PUC), desenvolve pesquisa constante de mitologia e folclore. Seu último lançamento, “O coração musical”, pela Estrela Cultura, com belas ilustrações de Jô de Oliveira, destaca a tradicional festa Bumba Meu Boi.

 

Núcleo de Contadores de Histórias

A atividade faz parte do Plano Anual da Fundação do Livro e Leitura e conta com incentivo à cultura por meio do Programa de Ação Cultural – ProAC. O núcleo se reúne para fomentar experiências, contação de histórias e planejamento para a sequência de atividades programadas. Os encontros acontecem uma vez por mês.

Sobre a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

A 19ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto acontece de 9 a 16 de junho deste ano e traz como proposta de reflexão o tema “Entre Uma História e Outra, Uma Nova História – Um Mundo Melhor para Todos. Objetivos do Desenvolvimento Sustentável”. A proposição vai embasar todas as atividades e debates do evento.

Já consolidada como um dos maiores eventos culturais do país, a intenção dos organizadores é que a feira reúna uma programação com mais de 200 atividades – todas gratuitas e abertas para à população. São salões de ideias, conferências, palestras, mesas-redondas, oficinas, shows, espetáculos infantis, performances, contações de histórias, saraus e projeto educacionais, entre outras.

Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi a Suécia. Quanto aos autores homenageados, o escritor principal é Ignácio de Loyola Brandão. O autor educação é Boaventura de Sousa Santos; a autora infantojuvenil é Heloisa Prieto; autor local, Gilberto Abreu e a professora homenageada (local), Amini Boainain Hauy e o patrono Luiz Octávio Junqueira Figueiredo.

Neste ano, o tema do evento faz uma referência direta à agenda desenvolvida pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2015. Trata-se de um plano de ação embasado em 17 objetivos criados para a acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. As ações tomadas em 2015 resultaram nos novos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que se baseiam nos oito Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).  Saiba mais sobre os 17 objetivos no site oficial da ONU: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

A agenda também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Segundo a ONU, por meio destes objetivos há um reconhecimento de que a erradicação da pobreza em todas as suas formas e dimensões, incluindo a pobreza extrema, é o maior desafio global e um requisito indispensável para o desenvolvimento sustentável.

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade – hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

SERVIÇO:

O que : Encontro do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Data: 30 de março de 2019
Horário: 9h às 12h
Local: Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Endereço: Rua Professor Mariano Siqueira, 81, no Jardim América.
Informações: (16) 3911-1050
OBS – Atividade aberta e gratuita

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🌿🎨 Celebração dos Povos Indígenas no ShoppingSantaÚrsula 🎨🌿

Para comemorar o Dia dos Povos Indígenas, o ShoppingSantaÚrsula recebe o renomado artista xinguano Mayawari Melihaku, da aldeia Kaüpuna, do Parque Indígena do Xingu (MT).

🕊️ Tragédia em Festa de Casamento: Noiva Morre Afogada em Piscina em Limeira 🕊️

Um momento de celebração se transformou em tragédia quando Elisangela Gazano, de 38 anos, faleceu afogada na piscina de sua própria festa de casamento em Limeira

📉 Em Abril, Real Desvaloriza Mais que o Peso Argentino Frente ao Dólar 💵

Nas primeiras duas semanas de abril, o real brasileiro sofreu uma desvalorização frente ao dólar quase três vezes maior do que a do peso argentino.

🎶 Iguatemi Ribeirão Preto traz de volta o ‘Iguatemi Music’ com Música ao Vivo às Quintas e Sextas-feiras! 🎵

A partir desta sexta-feira, 19 de abril, às 19h, o Iguatemi Ribeirão Preto convida seus clientes para uma experiência única no Open Mall (Piso Superior) com o retorno do Iguatemi Music.

🎉 ShoppingSantaÚrsula Celebra os 50 Anos da Multiplan com Exposição Especial! 🏢

O ShoppingSantaÚrsula está em festa para comemorar os 50 anos da Multiplan, uma das maiores empresas de shopping centers do país!
- PUBLICIDADE -