Início Especiais Feira do Livro Fundação do Livro e Leitura lança 16ª Feira Nacional do Livro

Fundação do Livro e Leitura lança 16ª Feira Nacional do Livro

- continua após a publicidade -

Há pouco menos de um mês, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta a programação oficial da 16ª Feira Nacional do Livro.

O evento acontece na próxima segunda-feira (16), a partir das 19h, na Sala Principal do Theatro Pedro II e é aberto a convidados e a toda população da cidade e região.

Nesta edição, a Feira Nacional do Livro levanta como bandeira o tema Viva o escritor salve, salve o leitor! O fascinante mundo do romance, do conto, da crônica e da poesia.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O evento pretende promover a formação de público leitor por meio de ação cultural que incentiva a aproximação com obras literárias, de modo a democratizar o acesso à cultura, à educação, à leitura e à participação social, por meio de mais de 250 atividades gratuitas.

Durante uma semana, o foco da Feira estará voltado para discussões e análises complementares sobre o papel do escritor e do leitor. O propósito da Fundação do Livro e Leitura, entidade organizadora (que recentemente remodelou suas diretrizes e estratégias) é garantir o espaço para debates fortemente literários com destaque para os gêneros romance, conto, crônica e poesia, bem como apresentar a evolução de seus respectivos representantes brasileiros, muitos premiados nas esferas nacional e internacional.

“Nosso principal objetivo para 2016 é promover um amplo debate sobre o ato transformador da leitura como um processo educacional e de cidadania”, explica o vice-presidente da Fundação, Edgard de Castro. Na ótica da nova diretoria da fundação, o tema, organizado como uma saudação, visa fazer um chamado decisivo ao público para incentivar o hábito da leitura. “Queremos apontar os resultados que a leitura traz para a formação intelectual do país, bem como para garantia de cidadania de um povo”,

acrescenta.

Uma das novidades deste ano é uma rede de parceiros da Fundação que foi criada para viabilizar o evento.

“Optamos por uma ação cooperada, não simplesmente por conta da crise econômica, mas principalmente porque acreditamos na força da ação impulsionada por parcerias sólidas”,

explica a presidente da Fundação, Adriana Silva. Segundo ela, todo esforço da Fundação contou com instituições que foram protagonistas no processo de preparação da Feira.

“Juntas, elas contribuíram de forma significativa com a programação do evento”.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Sinopse
A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país.
Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas.
Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa.
Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local.

Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.
A Feira Nacional do Livro é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, BNDES e da Fundação do Livro e Leitura.
Patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Patrocínio Prata da Gás Brasiliano.
Como mantenedores estão:
ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto e Savegnago Supermercados.
Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial S/A, RTE Rodonaves Transportes e Banco Itaú Unibanco. Conta também com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Estácio e Mineração Jundu.
Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – SP Editora – Serviço Social da Indústria, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1.
Apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes / Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Núcleo da Notícia, AMAECO – Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, POIESIS e Oficina Cândido Portinari.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

HORÓSCOPO: Como os signos se comportam durante a Lua Cheia em Touro?

Segundo a cigana Sara Zaad, viveremos uma semana desafiadora, pois haverá uma resistência a mudanças.

Governo vai socorrer demitidos na pandemia

Ministério da Economia propõe parcela extra do seguro-desemprego a quem deixou o trabalho por causa do vírus chinês

Novembro Azul alerta para diagnóstico e tratamento do câncer durante a pandemia

Ações on-line vão chamar a atenção dos homens para a saúde, já que 50 mil brasileiros deixaram de receber o diagnóstico de câncer na pandemia

Caso Marcius Melhem: De humorista sem graça a assédiador sexual

Estranho é ver os lacradores, que falam em respeito, mas não conseguem o mínimo do que vomitam pelos quatro cantos

Semana ‘Lixo Zero’ em Ribeirão Preto acontece até o dia 1º de novembro

Evento nacional traz atrações gratuitas e inteiramente virtuais