Início Especiais Feira do Livro Fundação do Livro e Leitura lança 16ª Feira Nacional do Livro

Fundação do Livro e Leitura lança 16ª Feira Nacional do Livro

- continua após a publicidade -

Há pouco menos de um mês, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta a programação oficial da 16ª Feira Nacional do Livro.

O evento acontece na próxima segunda-feira (16), a partir das 19h, na Sala Principal do Theatro Pedro II e é aberto a convidados e a toda população da cidade e região.

Nesta edição, a Feira Nacional do Livro levanta como bandeira o tema Viva o escritor salve, salve o leitor! O fascinante mundo do romance, do conto, da crônica e da poesia.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O evento pretende promover a formação de público leitor por meio de ação cultural que incentiva a aproximação com obras literárias, de modo a democratizar o acesso à cultura, à educação, à leitura e à participação social, por meio de mais de 250 atividades gratuitas.

Durante uma semana, o foco da Feira estará voltado para discussões e análises complementares sobre o papel do escritor e do leitor. O propósito da Fundação do Livro e Leitura, entidade organizadora (que recentemente remodelou suas diretrizes e estratégias) é garantir o espaço para debates fortemente literários com destaque para os gêneros romance, conto, crônica e poesia, bem como apresentar a evolução de seus respectivos representantes brasileiros, muitos premiados nas esferas nacional e internacional.

“Nosso principal objetivo para 2016 é promover um amplo debate sobre o ato transformador da leitura como um processo educacional e de cidadania”, explica o vice-presidente da Fundação, Edgard de Castro. Na ótica da nova diretoria da fundação, o tema, organizado como uma saudação, visa fazer um chamado decisivo ao público para incentivar o hábito da leitura. “Queremos apontar os resultados que a leitura traz para a formação intelectual do país, bem como para garantia de cidadania de um povo”,

acrescenta.

Uma das novidades deste ano é uma rede de parceiros da Fundação que foi criada para viabilizar o evento.

“Optamos por uma ação cooperada, não simplesmente por conta da crise econômica, mas principalmente porque acreditamos na força da ação impulsionada por parcerias sólidas”,

explica a presidente da Fundação, Adriana Silva. Segundo ela, todo esforço da Fundação contou com instituições que foram protagonistas no processo de preparação da Feira.

“Juntas, elas contribuíram de forma significativa com a programação do evento”.

Sinopse
A 16ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão, como em todos os anos, faz homenagem a um país.
Desta vez é a Colômbia, considerado o país das bibliotecas.
Quanto aos escritores celebrados, a premiada Lygia Fagundes Telles é a escritora do ano, atual membro da Academia Brasileira de Letras e da Academia das ciências de Lisboa.
Na categoria infantojuvenil, a autora homenageada é Maria Clara Machado, escritora e dramaturga de sucesso entre crianças e adolescentes. O filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella é o destaque na categoria autor educação e a premiada Rita Mourão, atual integrante da Academia Ribeirãopretana de Letras, é a homenageada na categoria autor local.

Como patrono, a Feira indicou o empresário e Fundador do Grupo Rodonaves, João Naves.
A Feira Nacional do Livro é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, BNDES e da Fundação do Livro e Leitura.
Patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
Patrocínio Prata da Gás Brasiliano.
Como mantenedores estão:
ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto e Savegnago Supermercados.
Patrocínio Bronze da AB Triângulo do Sol, Banco do Brasil, Pedra Agroindustrial S/A, RTE Rodonaves Transportes e Banco Itaú Unibanco. Conta também com o patrocínio da Caixa Econômica Federal, Estácio e Mineração Jundu.
Apoio Cultural do SESC – Serviço Social do Comércio, SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, SESI – SP Editora – Serviço Social da Indústria, Santa Helena, Centro Universitário Barão de Mauá, CBL – Câmara Brasileira do Livro, Instituto CPFL, Saraiva, UNAERP – Universidade de Ribeirão Preto. Tem como parceiros culturais Heurys, Livraria Travessa, Monreale Hotel, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, São Martinho, EPTV, Jornal A Cidade, CBN e G1.
Apoio da Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria da Cultura, Secretaria do Turismo, Secretaria da Educação, Câmara de Ribeirão Preto, Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, MARP – Museu de Arte de Ribeirão Preto, Centro Cultural Palace, Instituto do Livro, Cine Clube Cauim, Atlântica Simbios, Biblioteca Altino Arantes / Fundação Educandário, Colégio Marista, Lotérica Galeria do Ribeirão Shopping, Coderp, Daerp, Transerp, Bombeiros, Guarda Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto, Núcleo da Notícia, AMAECO – Amigos do Meio Ambiente e da Ecologia, POIESIS e Oficina Cândido Portinari.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Deputados protocolam mais um pedido de impeachment de João Doria

É preciso parar de vez com os desmandos do governador Doria. São Paulo está mergulhada na crise e infelizmente pagaremos essa conta por muito tempo

300 mil servidores públicos receberam auxílio emergencial

Muito provavel estes fazem parte da "turminha" do #fiqueemcasa, que estão em grande parte recebendo sem trabalhar e ainda roubam os cofres publicos

Festival João Rock é adiado para junho de 2021

O evento, considerado um dos maiores do segmento, estava marcado para setembro deste ano.

Cresce movimento no Drive-thru do Comércio de Ribeirão Preto

SINCOVARP e CDL estimulam que os lojistas da cidade utilizem essa modalidade de varejo que tem se mostrado eficiente em tempos de quarentena

Segundo Governo de SP, Ribeirão Preto tem má qualidade no tratamento do covid

Ribeirão Preto não aparece no ranking, sendo inexplicável se comprarmos com a proximidade de Araraquara e São Carlos que estão entre as melhores do estado.
- PUBLICIDADE -