Início Especiais Feira do Livro Fundação do Livro e Leitura apresenta autores confirmados para a 18ª Feira...

Fundação do Livro e Leitura apresenta autores confirmados para a 18ª Feira do Livro

- continua após a publicidade -

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto anuncia na próxima quarta-feira (22/11) os cinco primeiros autores confirmados para a 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, que participarão do projeto Combinando Palavras. O lançamento acontecerá das 8h30 às 12h, no auditório da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, parceira da iniciativa, ao lado do SESC Ribeirão. No próximo ano, a feira terá o tema “As Histórias que os livros contam e as leituras que a gente faz” e será realizada de 20 a 27 de maio. A identidade visual da feira, bem como data, tema e locais, serão apresentados no evento.

 

Segundo a presidente da Fundação, Adriana Silva, em 2017, com a criação do Combinando Palavras, a entidade migrou da base da difusão para formação de leitores e pretende consolidar esse papel no próximo ano. “A iniciativa envolveu 5.500 estudantes de ensino médio, 29 escolas da rede pública e 58 professores foram capacitados para atuar no projeto, compartilhando o conhecimento que absorveram para dentro das salas de aula”.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

 

Em 2018, o projeto Combinando Palavras atenderá, mais uma vez, a cerca de 5.500 estudantes do ensino médio de escolas estaduais. O projeto segue o modelo padrão de 2017 e vai realizar encontros de capacitação com professores da rede estadual de ensino   a partir do início do próximo ano letivo. O objetivo é manter o compromisso de envolver alunos da rede pública de ensino em atividades literárias de formação para depois interagirem com autores durante a 18ª edição da Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto. 

 

Para  2017 foram escolhidos os autores Luís Fernando Veríssimo, Nélida Pinõn, Lya Luft, Zuenir Ventura e Ignácio de Loyola Brandão. Neste ano, outros cinco autores já disseram sim ao projeto e engajaram-se na proposta da fundação.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

 

Neste primeiro encontro, coordenadores de escolas estaduais receberão informações gerais sobre o projeto de 2018. Cada unidade escolar participante deverá fazer suas inscrições por aluno, no próximo ano, e escolher o autor que vai trabalhar. Cada escritor poderá receber 1.100 inscritos, número de lugares do Theatro Pedro II, onde o encontro acontecerá durante a Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto.

 

Após a solenidade de lançamento, os coordenadores da rede de ensino participarão da primeira oficina preparatória, oferecida pela equipe da Fundação. “Apresentaremos neste encontro os autores escolhidos para o Combinando Palavras, o cronograma e planejamento dos encontros de atualização dos professores para 2018, bem como as orientações gerais para participação no projeto”, explica Laura Abbad, coordenadora de programação da Fundação. A intenção é ao longo do 1º semestre de 2018 oferecer material de apoio e sugestões de obras para que os professores possam explorar histórias destes escritores, bem como dinâmicas de estudos e outros tipos de produções para salas de aula com os alunos.

 

Já estão previstos três encontros para formação dos professores nos meses de fevereiro, março e abril, quando de fato os professores iniciarão os trabalhos com os alunos. Ao final, todo material será organizado em livros digitais e disponibilizados no site da Fundação.

 

Homenageados da feira

18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão terá como tema “As Histórias que os livros contam e as leituras que a gente faz” e será realizada de  20 a 27 de maio de 2018, com abertura oficial na noite do dia 19 de maio. Como em todos os anos, a feira fará homenagem a um país – e o escolhido foi Uruguai.  Quanto aos autores celebrados, o escritor principal é Sérgio Buarque de Holanda. O autor educação escolhido é Antônio Candido; a autora infantojuvenil é Marina Colasanti; autor local, Camilo Xavier e a professora homenageada, Heloisa Martins Alves. Como patrono, a feira indicou o advogado Sérgio Roxo da Fonseca.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade – hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.  

 

 

 

Serviço

O que: Lançamento do projeto Combinando Palavras da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto – com a parceria da Diretoria Regional de Ensino de Ribeirão Preto e apoio do Sesc e apresentação da identidade visual, data, tema e locais  da 18ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto

Data: 22/11/2017

Horário: 8h30 às 12h

Local: Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto, na Avenida Nove de Julho, 378 – Ribeirão Preto/SP

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

URGENTE: Grupo de alunos do RN faz cota para contratar atirador de elite para matar Bolsonaro

Segue print com alguns números de telefone dos envolvidos.

Entrevias promove ação de saúde com usuários de rodovia em Ribeirão Preto

Será feita orientação sobre a Covid 19, entrega de kits de higiene e aferição de pressão arterial no sábado, no posto Graal Trevo, na Anhanguera

Horário do comércio de Ribeirão Preto no feriado de Finados

O SINCOVARP – Sindicato do Comércio Varejista de Ribeirão Preto e região informa que a abertura do comércio local

Após mais de seis meses lazer e entretenimento reabrem em Shopping

"Uma de nossas propostas é oferecer opções de lazer e entretenimento para toda família, de forma segura"

Finados: Regra para visitação nos cemitérios

Para entrada e permanência os visitantes deverão atender as seguintes orientações: