Início Especiais Feira do Livro Espetáculo “A Sirene das Palavras” será apresentado no Theatro Pedro II

Espetáculo “A Sirene das Palavras” será apresentado no Theatro Pedro II

- continua após a publicidade -

O poeta Alex Dias apresenta o espetáculo “A Sirene das Pala­vras”, em parceria com o Gover­no do Estado de São Paulo e a Se­cretaria da Cultura, no dia 12 de junho, durante a 16ª Edição da Feira do Livro de Ribeirão Preto.
A apresentação será às 21h, no Theatro Pedro II.

Trata-se de um show que une poemas e canções.
O poeta é acompanhado pelos músicos Alana Moraes, Daniel Tápia, Lucas Brogiolo e Gabriel Sel­vage. Juntos, formam o grupo cultural “OSNÁUTICOS”, que já esteve presente nas três últi­mas edições da Bienal Interna­cional do Livro de São Paulo. Amor, humor, sonhos, nossas raízes, são alguns dos temas que permeiam o espetáculo.

Alex Dias roteirizou o espe­táculo unindo poemas autorais e canções, além de apresentar uma “conversa” com poetas como Maiakóvski, Thiago de Mello e Fernando Pessoa, poetas que são referências em suas pesquisas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O espetáculo, portanto, idea­lizado, roteirizado e que é apre­sentado e dirigido pelo poeta, dramaturgo, ator e produtor, Alex Dias, é mais uma prova de sua luta pela difusão e o fomento das artes, sobretudo da poesia; o que o levou a criar também o POÉTICAS – Laboratório de Pesquisa e Criação Literária e Poética, já apresentado em di­versas cidades, com o objetivo de aproximar escritores, poetas e apaixonados pela poesia e pela literatura, através de encontros em que a investigação e a criação possam levar a uma sensibili­zação do poético e à lapidação estética por meio das letras, da troca de referências e do diálogo.

10402621_10203575458523541_7464731927614922614_nAlém do espetáculo, o poeta Alex Dias oferecerá também um bate-papo com os participantes. Para auxiliar na sensibilização, e para incentivar a fruição do de­senvolvimento da escrita e do diálogo, o poeta Alex Dias se valerá de referências no campo dos estudos literários, da citação de vida e obra de diversos poetas e da apresentação de seus poe­mas, sobretudo, os que constam em seu livro “Lírica Abissal” a ser lançado no mesmo dia do lançamento da Feira do Livro de Ribeirão Preto. Após o espetá­culo, Alex Dias autografará seu livro “Lírica Abissal”, lançado pela Editora Urutau.

Alex Dias – É poeta, ator, dra­maturgo e produtor. Fez Magis­tério e formou-se pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (Universidade de São Pau­lo), Campus de Ribeirão Preto.
Além de programador cultu­ral da Unidade do Sesc – Serviço Social do Comércio de Ribeirão Preto, é fundador do projeto OS­NÁUTICOS – de Arte, Cultura e Educação, que visa o fomento e a difusão da poesia, da literatura e das artes e coordena também o POÉTICAS – Laboratório de Pesquisa e Criação Literária e Poética. Destaca-se a sua par­ticipação no Festival Interna­cional de Arte Contemporânea RIFRAZIONI, na Itália (2010 e 2011), para a performance Amaro Amore, que reuniu po­etas do mundo inteiro.

Entre as suas publicações, destacam-se as poesias publica­das em 2015 na Revista Literária Contratiempo (Chicago/USA); o poema publicado na antologia “29 de Abril – O verso da Vio­lência”, da Editora Patuá de São Paulo que reuniu poesias de 80 autores brasileiros (2015); (2014) Zunái, Revista de Poesia e Deba­tes, V.1, nº 4; (2013) Mallarmar­gens, Revista de Poesia e Arte Contemporânea; as premiações, em 2009 e 2012 no Prêmio Mun­dial de Poesia NÓSSIDE – realiza­do em Reggio Calábria, na Itália, pela UNESCO – único prêmio no mundo que permite a participa­ção de todas as línguas existentes. “Poetas de Gaveta” (EDUSP, 2003, 2004, 2005 e 2006); no livro “Poe­mas de Amor” (Editora Casa do Livro, 2002); “Uni Verso Poesia” (Editora Riopretense, 2000); na antologia de microcontos “@mi­crocontos” (Editora BlogBooks, 2010) e na coletânea “Nova Dramaturgia de Ribeirão Preto” (Editora Coruja, 2014).

Entre as suas curadorias em literatura, destacam-se os traba­lhos “Noite de Poesia Italiana”, “Noite de Poesia Russa” e “Noite de Poesia Japonesa”, realizadas para o projeto Poesia dos Quatro Cantos, do Centro Cultural São Paulo; bem como a curadoria dos poetas e poemas que inte­gram o projeto “TOQUE-ME”, que integrou a programação da Virada Cultural de São Paulo de 2014 do SESC Belenzinho – SP e que recebeu o Prêmio FUNAR­TE de Arte Contemporânea no mesmo ano.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -
- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Justiça bloqueia R$ 29 milhões em bens de Doria em ação por improbidade

PSDB e sua fake: Doria gastou com propaganda pessoal o equivalente a 21% do total empregado nas obras de asfalto.

Padaria Pet abre unidade em Ribeirão Preto

Loja é a 9ª franquia da rede, que terá tratamento de aromaterapia, espaço para aniversário pet, petiscaria gourmet para cães e gatos como, pipoca, bolo de caneca, cerveja e café

TEL abre 300 vagas de emprego em São Paulo

Home Office: Processo seletivo oferece oportunidades em telemarketing para vendas; empresa já emprega 15 mil profissionais no Brasil

68% dos lojistas apontam aumento nas vendas, após seis meses de quarentena

Setor de eletrônicos foi o mais beneficiado, segundo FCDLESP; apenas 15% das micro e pequenas empresas conseguiram o PRONAMPE

AGU confirma impedimento de cultivo doméstico de Cannabis sativa

Morador acionou a Justiça para obter autorização para cultivar planta em casa, o que é vedado pela legislação