Início Especiais Feira do Livro Espetáculo “A Sirene das Palavras” será apresentado no Theatro Pedro II

Espetáculo “A Sirene das Palavras” será apresentado no Theatro Pedro II

- continua após a publicidade -

O poeta Alex Dias apresenta o espetáculo “A Sirene das Pala­vras”, em parceria com o Gover­no do Estado de São Paulo e a Se­cretaria da Cultura, no dia 12 de junho, durante a 16ª Edição da Feira do Livro de Ribeirão Preto.
A apresentação será às 21h, no Theatro Pedro II.

Trata-se de um show que une poemas e canções.
O poeta é acompanhado pelos músicos Alana Moraes, Daniel Tápia, Lucas Brogiolo e Gabriel Sel­vage. Juntos, formam o grupo cultural “OSNÁUTICOS”, que já esteve presente nas três últi­mas edições da Bienal Interna­cional do Livro de São Paulo. Amor, humor, sonhos, nossas raízes, são alguns dos temas que permeiam o espetáculo.

Alex Dias roteirizou o espe­táculo unindo poemas autorais e canções, além de apresentar uma “conversa” com poetas como Maiakóvski, Thiago de Mello e Fernando Pessoa, poetas que são referências em suas pesquisas.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O espetáculo, portanto, idea­lizado, roteirizado e que é apre­sentado e dirigido pelo poeta, dramaturgo, ator e produtor, Alex Dias, é mais uma prova de sua luta pela difusão e o fomento das artes, sobretudo da poesia; o que o levou a criar também o POÉTICAS – Laboratório de Pesquisa e Criação Literária e Poética, já apresentado em di­versas cidades, com o objetivo de aproximar escritores, poetas e apaixonados pela poesia e pela literatura, através de encontros em que a investigação e a criação possam levar a uma sensibili­zação do poético e à lapidação estética por meio das letras, da troca de referências e do diálogo.

10402621_10203575458523541_7464731927614922614_nAlém do espetáculo, o poeta Alex Dias oferecerá também um bate-papo com os participantes. Para auxiliar na sensibilização, e para incentivar a fruição do de­senvolvimento da escrita e do diálogo, o poeta Alex Dias se valerá de referências no campo dos estudos literários, da citação de vida e obra de diversos poetas e da apresentação de seus poe­mas, sobretudo, os que constam em seu livro “Lírica Abissal” a ser lançado no mesmo dia do lançamento da Feira do Livro de Ribeirão Preto. Após o espetá­culo, Alex Dias autografará seu livro “Lírica Abissal”, lançado pela Editora Urutau.

Alex Dias – É poeta, ator, dra­maturgo e produtor. Fez Magis­tério e formou-se pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da USP (Universidade de São Pau­lo), Campus de Ribeirão Preto.
Além de programador cultu­ral da Unidade do Sesc – Serviço Social do Comércio de Ribeirão Preto, é fundador do projeto OS­NÁUTICOS – de Arte, Cultura e Educação, que visa o fomento e a difusão da poesia, da literatura e das artes e coordena também o POÉTICAS – Laboratório de Pesquisa e Criação Literária e Poética. Destaca-se a sua par­ticipação no Festival Interna­cional de Arte Contemporânea RIFRAZIONI, na Itália (2010 e 2011), para a performance Amaro Amore, que reuniu po­etas do mundo inteiro.

Entre as suas publicações, destacam-se as poesias publica­das em 2015 na Revista Literária Contratiempo (Chicago/USA); o poema publicado na antologia “29 de Abril – O verso da Vio­lência”, da Editora Patuá de São Paulo que reuniu poesias de 80 autores brasileiros (2015); (2014) Zunái, Revista de Poesia e Deba­tes, V.1, nº 4; (2013) Mallarmar­gens, Revista de Poesia e Arte Contemporânea; as premiações, em 2009 e 2012 no Prêmio Mun­dial de Poesia NÓSSIDE – realiza­do em Reggio Calábria, na Itália, pela UNESCO – único prêmio no mundo que permite a participa­ção de todas as línguas existentes. “Poetas de Gaveta” (EDUSP, 2003, 2004, 2005 e 2006); no livro “Poe­mas de Amor” (Editora Casa do Livro, 2002); “Uni Verso Poesia” (Editora Riopretense, 2000); na antologia de microcontos “@mi­crocontos” (Editora BlogBooks, 2010) e na coletânea “Nova Dramaturgia de Ribeirão Preto” (Editora Coruja, 2014).

Entre as suas curadorias em literatura, destacam-se os traba­lhos “Noite de Poesia Italiana”, “Noite de Poesia Russa” e “Noite de Poesia Japonesa”, realizadas para o projeto Poesia dos Quatro Cantos, do Centro Cultural São Paulo; bem como a curadoria dos poetas e poemas que inte­gram o projeto “TOQUE-ME”, que integrou a programação da Virada Cultural de São Paulo de 2014 do SESC Belenzinho – SP e que recebeu o Prêmio FUNAR­TE de Arte Contemporânea no mesmo ano.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Estado de SP tem queda de mortes por coronavírus pela 2ª semana seguida

Taxa de letalidade também caiu para 5% e é a menor já registrada desde o início da pandemia; dados apontam tendência de achatamento de curva

Com quarentena, varejo e serviços registram os piores resultados para um mês de abril

A estimativa da FecomercioSP é de que, em 100 dias do comércio não essencial de portas fechadas no Estado, o prejuízo tenha chegado a R$ 43,7 bilhões

Anvisa autoriza testes da vacina contra o coronavírus

nscrições para a terceira fase dos ensaios clínicos começam dia 13 de julho e processo de testagem será iniciado dia 20 na Escola da Faculdade de Medicina da USP de Ribeirão Preto.

Supermercados tem novo horário de funcionamento em Ribeirão Preto

Em virtude do novo decreto da prefeitura do município, em relação ao horário do comércio, as lojas da rede fizeram adaptações para o atendimento aos clientes

1ª Miss Brasil, Martha Rocha morre no Rio

Em julho de 1954, logo depois de chegar aos Estados Unidos, tornou-se a favorita nas casas de apostas para vencer o Miss Universo.
- PUBLICIDADE -