Cultura de Ribeirão Preto: Fundação do Livro e Leitura traz sarau, lançamentos e cinema gratuito

Em fevereiro, o espaço traz um evento tradicional, um lançamento literário recheado de ideologia feminista e um clássico do cinema em versão inédita.

0
143

Em fevereiro, o espaço traz um evento tradicional, um lançamento literário recheado de ideologia feminista e um clássico do cinema em versão inédita.

Ribeirão Preto segue com uma programação cultural intensa promovida pela Fundação do Livro e Leitura. Em fevereiro, o espaço traz um evento tradicional, um lançamento literário recheado de ideologia e um clássico do cinema em versão inédita. Tudo de graça para quem quiser participar.

Sarau dos Médicos: tradição e resistência cultural

A agenda abre com o Sarau dos Médicos, que completa 19 anos de existência, reunindo escritores e amantes da literatura desde 2006. Organizado pelo Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, o evento acontece no dia 4 de fevereiro (terça-feira), às 20h, na sede da Fundação. Segundo o coordenador Nelson Jacintho, o encontro tem sido um ponto de partida para diversos autores da cidade.

“O Sarau dos Médicos não só representa a cultura, mas também incentiva novos escritores que muitas vezes não encontram espaço para suas produções”, afirma Jacintho. O evento também é uma espécie de “esquenta” para a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL), funcionando como um celeiro para escritores locais.

Lançamento do livro “Infértil desejo”: feminismo e militância em pauta

No dia 14 de fevereiro (sexta-feira), às 19h, acontece o lançamento de “Infértil desejo”, da escritora e programadora cultural da entidade, Juliana Judice. O livro, que se aprofunda nas dores femininas e no impacto do patriarcado sobre os relacionamentos, chega embalado por uma roda de conversa mediada por Flávia Mantovani.

Judice se baseou em referências de autoras feministas como Marcia Tiburi, Bell Hooks e Geni Núñez para compor sua obra. Em sua fala, a escritora destaca a influência do machismo estrutural em diferentes tipos de relacionamento, inclusive homoafetivos. “Precisamos dar luz a isso”, defende a autora, ao abordar o que chama de “colonização dos afetos”.

O evento levanta questões sobre feminismo, relações LGBTQIAP+ e o impacto das estruturas sociais sobre as mulheres. Para os interessados em debates progressistas e literatura engajada, esta será uma oportunidade de troca de ideias.

Cine Fórum exibe versão inédita de “Veludo Azul”

No dia 15 de fevereiro (sábado), às 18h, o Cine Fórum apresenta a exibição especial do clássico “Veludo Azul” (1986), do cineasta David Lynch. Com curadoria dos Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, a sessão trará uma versão inédita do filme, com cenas adicionais nunca exibidas nos cinemas ou plataformas de streaming.

O evento ganha um tom de homenagem ao próprio diretor, que faleceu recentemente em janeiro deste ano. “Com essa nova edição, você aprende a interpretar os símbolos, especialmente na última cena”, provoca André de Castro, reforçando que a obra de Lynch exige um olhar atento e crítico do espectador.

Próxima sessão de cinema: homenagem aos dubladores clássicos

Para março, o Cine Fórum já confirmou a exibição do longa “A Difícil Arte de Amar” (1986), estrelado por Meryl Streep e Jack Nicholson. A sessão acontece no dia 15 de março, às 18h, com uma homenagem aos dubladores da década de 1980.

Serviço:

Sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento
📅 04/02 (terça-feira) | ⏰ 20h
📍 Sede da Fundação do Livro e Leitura (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
🎟 Evento gratuito

Lançamento do livro “Infértil desejo”
📅 14/02 (sexta-feira) | ⏰ 19h
📍 Sede da Fundação do Livro e Leitura (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
🎟 Evento gratuito

Cine Fórum – Exibição da versão inédita de “Veludo Azul”
📅 15/02 (sábado) | ⏰ 18h
📍 Sede da Fundação do Livro e Leitura (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América)
🎟 Evento gratuito

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

JORNALISTA AIELLO DRT 3895/SP – Em Ribeirão 10 anos tocando em feridas que são escondidas pela velha mídia

Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas.