Início Especiais Feira do Livro Cortella e Dimenstein são atrações da Feira do Livro neste domingo

Cortella e Dimenstein são atrações da Feira do Livro neste domingo

- continua após a publicidade -

“A Era da Curadoria – O que importa é saber o que importa!”

Reconhecida como um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país, a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto inicia suas atividades no dia 12 de junho e reúne uma programação diversificada voltada para todos os públicos.
A feira vai até o dia 19 e acontece simultaneamente em diferentes pontos da cidade.
feira_do_livro_cortella_0806_divulgacao_(2)A programação do primeiro final de semana do evento contará com a participação de dois grandes nomes do universo da educação brasileira, o filósofo Mario Sergio Cortella (autor educação homenageado) e o jornalista Gilberto Dimenstein. Também são destaques do dia, o empresário João Naves (patrono) e Carlito Azevedo, na Sessão Jabuti. A Feira é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social- e patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago Supermercados.
O encontro de Cortella e Gilberto Dimenstein acontece a partir das 10h30, no Theatro Pedro II. Os educadores irão debater alguns pontos envolvendo o livro que escreveram juntos, intitulado

“A Era da Curadoria – O que importa é saber o que importa!”.

Jornalista especializado na área de educação e novas habilidades do profissional do futuro, Gilberto Dimenstein já recebeu importantes premiações como o Prêmio Nacional de Direitos Humanos e o Prêmio Criança e Paz do Unicef.

Criador e coordenador pedagógico da Cidade Escola Aprendiz, um laboratório de inovações pedagógicas em São Paulo, o jornalista foi indicado pela Unesco como referência mundial de inclusão social pela educação.
Mario Sergio Cortella é filósofo e mestre em educação, já tendo atuado como professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e secretário municipal de Educação de São Paulo. Indicado como autor de educação homenageado desta 16ª edição da Feira do Livro, o filósofo tem mais de 15 livros publicados sobre variadas questões. Além do bate-papo pela manhã, Cortella volta ao palco do Pedro II no mesmo dia, às 18h30, para realizar sua conferência, assim como já havia feito na última edição da feira.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Durante todo o domingo (12) haverá uma programação completa para os diferentes tipos de público, tal como em todos os dias da Feira. Segundo a coordenadora de programação do evento, Laura Abbad, neste ano o livro foi priorizado como elemento de sustentação das atividades da agenda cultural. “Ao pensarmos a programação para a edição deste ano apenas redirecionamos o olhar para ampliar o destaque ao livro, à obra premiada e ao conteúdo literário”, explica.

Laura acrescenta que há espaço também na Feira do Livro para diversas oficinas voltadas a educadores, que foram planejadas para destacar temas relevantes e frequentemente esquecidos na sociedade como o feminino, a cultura afro-brasileira e o negro na literatura. “Todas atividades direcionadas para agendamento de escolas públicas também foram priorizadas no momento de pensarmos a programação”, acrescenta. Para ela, o grande desafio é promover conteúdos que as pessoas queiram inserir em suas agendas diárias, em sua rotina e participar ativamente.

Outras atividades do dia

Contação de Histórias – Praça Carlos Gomes – A atriz Patrícia Mattioli recebe diariamente o público infantil para contar histórias de Maria Clara Machado, na Brinquedoteca, instalada na Praça Carlos Gomes.

Salão de Ideias com João Naves – Auditório Meira Junior – 9h: Patrono da 16ª Feira do Livro e criador e feira_do_livro_cortella_0806_divulgacao_(3)presidente da RTE Rodonaves, João Naves, fala de sua trajetória e do livro biográfico “Vida de Entrega”. O empresário, que se mudou para Ribeirão Preto aos 18 anos para trabalhar como vendedor de passagens, começou a carreira empreendedora fazendo entregas com uma bicicleta de carga e hoje possui uma frota de 1.800 veículos, mais de 150 unidades de negócios e conta com 6 mil colaboradores diretos e indiretos.

Janela Literária – Sesc Ribeirão Preto – das 9h30 às 12h30: Integrando a programação da Feira do Livro em parceria com o Sesc Ribeirão, a Janela Literária é um roteiro temático pela cidade de Ribeirão Preto de aproximadamente três horas. A atividade oferece aos participantes passeios de ônibus pela cidade, observando construções, cenas, ângulos, situações e detalhes que possam servir de matéria-prima para a poesia. Roteiros: Estações da Mogiana (11/6), Memórias do Café (12/6) e Artes Urbanas (18/6). Os interessados devem inscrever-se pelo email: matricula@ribeirao.sescsp.com.br. Vagas limitadas para 25 lugares. Informações também pelo telefone: (16) 3977-4450.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Amigos do prefeito: Vereadores que não foram reeleitos conseguem cargos na administração

Como diz o ditado. " quem tem padrinho não morre pagão". Vereadores amigos de Nogueira conseguem uma boquinha

Após Faustão, William Bonner pede para sair

Sem dinheiro publico, a Globo não sabe o que fazer para manter seu elenco, e pelo visto vai faltar alguém para apagar a luz

Ultimo dia para inscrições em oficinas de Qualificação gratuitas

As oficinas, com início previsto para 1º de fevereiro, acontecem na Avenida Dom Pedro I

Ribeirão Preto vacinou apenas 4,4 mil servidores da saúde

Neste ritmo para que apenas funcionários da saúde recebam a primeira dose será necessário 45 dias. Cidade possui 32 mil profissionais da saúde

COMUNICADO: Museu Casa de Portinari

Seguindo as recomendações do Plano São Paulo, do Governo do Estado de São Paulo, o Museu Casa de Portinari instituição da Secretaria de Cultura...
- PUBLICIDADE -