Início Especiais Feira do Livro Cortella e Dimenstein são atrações da Feira do Livro neste domingo

Cortella e Dimenstein são atrações da Feira do Livro neste domingo

- continua após a publicidade -

“A Era da Curadoria – O que importa é saber o que importa!”

Reconhecida como um dos maiores e mais importantes eventos culturais do país, a 16ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto inicia suas atividades no dia 12 de junho e reúne uma programação diversificada voltada para todos os públicos.
A feira vai até o dia 19 e acontece simultaneamente em diferentes pontos da cidade.
feira_do_livro_cortella_0806_divulgacao_(2)A programação do primeiro final de semana do evento contará com a participação de dois grandes nomes do universo da educação brasileira, o filósofo Mario Sergio Cortella (autor educação homenageado) e o jornalista Gilberto Dimenstein. Também são destaques do dia, o empresário João Naves (patrono) e Carlito Azevedo, na Sessão Jabuti. A Feira é uma realização do Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com patrocínio Ouro do BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social- e patrocínio Prata da Gás Brasiliano e Savegnago Supermercados.
O encontro de Cortella e Gilberto Dimenstein acontece a partir das 10h30, no Theatro Pedro II. Os educadores irão debater alguns pontos envolvendo o livro que escreveram juntos, intitulado

“A Era da Curadoria – O que importa é saber o que importa!”.

Jornalista especializado na área de educação e novas habilidades do profissional do futuro, Gilberto Dimenstein já recebeu importantes premiações como o Prêmio Nacional de Direitos Humanos e o Prêmio Criança e Paz do Unicef.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Criador e coordenador pedagógico da Cidade Escola Aprendiz, um laboratório de inovações pedagógicas em São Paulo, o jornalista foi indicado pela Unesco como referência mundial de inclusão social pela educação.
Mario Sergio Cortella é filósofo e mestre em educação, já tendo atuado como professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) e secretário municipal de Educação de São Paulo. Indicado como autor de educação homenageado desta 16ª edição da Feira do Livro, o filósofo tem mais de 15 livros publicados sobre variadas questões. Além do bate-papo pela manhã, Cortella volta ao palco do Pedro II no mesmo dia, às 18h30, para realizar sua conferência, assim como já havia feito na última edição da feira.

Durante todo o domingo (12) haverá uma programação completa para os diferentes tipos de público, tal como em todos os dias da Feira. Segundo a coordenadora de programação do evento, Laura Abbad, neste ano o livro foi priorizado como elemento de sustentação das atividades da agenda cultural. “Ao pensarmos a programação para a edição deste ano apenas redirecionamos o olhar para ampliar o destaque ao livro, à obra premiada e ao conteúdo literário”, explica.

Laura acrescenta que há espaço também na Feira do Livro para diversas oficinas voltadas a educadores, que foram planejadas para destacar temas relevantes e frequentemente esquecidos na sociedade como o feminino, a cultura afro-brasileira e o negro na literatura. “Todas atividades direcionadas para agendamento de escolas públicas também foram priorizadas no momento de pensarmos a programação”, acrescenta. Para ela, o grande desafio é promover conteúdos que as pessoas queiram inserir em suas agendas diárias, em sua rotina e participar ativamente.

Outras atividades do dia

Contação de Histórias – Praça Carlos Gomes – A atriz Patrícia Mattioli recebe diariamente o público infantil para contar histórias de Maria Clara Machado, na Brinquedoteca, instalada na Praça Carlos Gomes.

Salão de Ideias com João Naves – Auditório Meira Junior – 9h: Patrono da 16ª Feira do Livro e criador e feira_do_livro_cortella_0806_divulgacao_(3)presidente da RTE Rodonaves, João Naves, fala de sua trajetória e do livro biográfico “Vida de Entrega”. O empresário, que se mudou para Ribeirão Preto aos 18 anos para trabalhar como vendedor de passagens, começou a carreira empreendedora fazendo entregas com uma bicicleta de carga e hoje possui uma frota de 1.800 veículos, mais de 150 unidades de negócios e conta com 6 mil colaboradores diretos e indiretos.

Janela Literária – Sesc Ribeirão Preto – das 9h30 às 12h30: Integrando a programação da Feira do Livro em parceria com o Sesc Ribeirão, a Janela Literária é um roteiro temático pela cidade de Ribeirão Preto de aproximadamente três horas. A atividade oferece aos participantes passeios de ônibus pela cidade, observando construções, cenas, ângulos, situações e detalhes que possam servir de matéria-prima para a poesia. Roteiros: Estações da Mogiana (11/6), Memórias do Café (12/6) e Artes Urbanas (18/6). Os interessados devem inscrever-se pelo email: matricula@ribeirao.sescsp.com.br. Vagas limitadas para 25 lugares. Informações também pelo telefone: (16) 3977-4450.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

ABCF explica a diferença entre uso da ivermectina para parasitas e para COVID-19

Testes em laboratório mostram que novo coronavírus não sobreviveu a doses altas de ivermectina. Em humanos seria o equivalente a 10 vezes a dose usada para tratar parasitas

Surto de sarampo preocupa gestores de saúde

Em 1º de janeiro deste ano, o país registrou a primeira morte por sarampo, que ocorreu na cidade de São Paulo.

Ticiane Pinheiro é a madrinha da Campanha do Agasalho 2020 da Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo

Este ano, a Cruz Vermelha Brasileira de São Paulo tem o apoio da Iguatemi que disponibilizou espaço incluindo o Iguatemi Ribeirão Preto

ESTIMATIVA DE ANIMAIS ERRANTES NO MUNICÍPIO DE RIBEIRÃO PRETO

Animais errantes são aqueles que vagam pelas ruas, sem tutor definido, já que foram abandonados por quem tinha a obrigação legal de cuidar e amparar

Meditação no isolamento pode amenizar ansiedade

A doença, que afeta 18 milhões de brasileiros, pode ser minimizada com a prática da meditação e por meio de outras terapias.
- PUBLICIDADE -