Contagem regressiva para a FIL: Projeto Combinando Palavras conclui fase de formação pedagógica

A 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) acontecerá entre os dias 15 e 24 de agosto , e os preparativos seguem em ritmo acelerado.

0
361

A 24ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) acontecerá entre os dias 15 e 24 de agosto , e os preparativos seguem em ritmo acelerado. Um dos projetos centrais da programação, o Combinando Palavras , já finalizou sua etapa inicial de formação pedagógica com professores das redes pública e privada de ensino fundamental e médio de Ribeirão Preto e região.

Nesta edição, alunos estão estudando obras de 11 autores brasileiros: André Luís Oliveira, Marilia Marz, Rafael Calça, Milton Hatoum, Raphael Montes, Socorro Accioli, Stella Maris Rezende, Cidinha da Silva, Mauricio Negro, Luiz Puntel e Djamila Ribeiro — todos presentes na FIL para encontros com os estudantes durante o evento.

Formação de professores

A primeira etapa do projeto consistiu em um ciclo de capacitação conduzido pela equipe técnica da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto , responsável pela organização da FIL. O objetivo foi orientar os docentes sobre o estudo das obras escolhidas e apoiar o desenvolvimento de trabalhos autorais pelos alunos.

Participaram cerca de 170 professores de 98 escolas , em um total de 19 encontros específicos voltados às redes Municipal, Estadual, Fundação Educandário, Senac, Colégio Cervantes, Colégio Moura Lacerda, Marista Escola Social Ir. Rui, Etec José Martimiano da Silva, Adevirp (Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e Região), Sesi e escolas de Luiz Antônio, município da Região Metropolitana de Ribeirão Preto. A expectativa é envolver mais de 10 mil estudantes até o encerramento do projeto.

“Mesmo sem ser obrigatório, a participação dos professores tem crescido a cada edição. Muitos incentivam novas escolas a entrarem no projeto. Isso mostra que a iniciativa faz sentido para eles e impacta diretamente o envolvimento dos alunos”, explica Priscilla Altran , gestora executiva da Fundação do Livro e Leitura.

Encontro com autores

A próxima e última etapa do Combinando Palavras será realizada durante a FIL, com os encontros presenciais entre os estudantes e os autores cujas obras foram lidas e trabalhadas em sala de aula . Essa atividade representa o ápice do projeto, integrando educação, cultura e leitura em um espaço de interação direta com a literatura contemporânea.

Reflexões na prática docente

O projeto também tem provocado reflexões importantes entre os educadores participantes. Tânia Aparecida Pereira Reis , professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio na Escola Estadual Professor Francisco Gomes, em Cravinhos, destaca o impacto positivo nas práticas pedagógicas. “Ao aliar educação, cultura e identidade, o Combinando Palavras é extremamente significativo para o crescimento dos alunos. Como professora, o projeto ressignificou minhas práticas e fortaleceu minhas convicções pedagógicas.”

Segundo ela, o projeto transformou a sala de aula em um espaço mais vivo, dinâmico e significativo. “Me tornei mais consciente do meu papel como mediadora entre o conhecimento e a experiência humana.”

Sobre o projeto

Em sua oitava edição , o Combinando Palavras é um dos projetos mais relevantes da FIL, ocupando posição central na programação do evento. Desenvolvido com apoio de professores de diversas áreas — não apenas de Língua Portuguesa —, o projeto busca fomentar a formação de leitores articulada à educação formal.

“A iniciativa tem seu ponto alto durante a FIL, mas ganhou vida própria e se expandiu ao longo do ano, fortalecendo-se em feiras literárias regionais”, afirma Adriana Silva , curadora da FIL. Segundo ela, o sucesso do projeto está relacionado à abordagem estratégica de temas como formação de leitores e educação. “A formação dos professores é preparada com muito cuidado, para garantir que o estágio final alcance plenamente seus objetivos.”

Até 2025, o Combinando Palavras contabiliza a participação de 230 escolas, 300 professores, 50 mil estudantes de 14 cidades da região e 40 escritores . O projeto também é realizado nas feiras do livro de São Joaquim da Barra, Morro Agudo e Guará , e neste ano estreia em Jardinópolis .

Sobre a FIL

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto chega à sua 24ª edição com números expressivos. Na edição anterior, o evento recebeu 250 mil visitantes , contou com a presença de 260 escritores e promoveu mais de 400 atividades em 11 dias. O impacto econômico estimado foi de R$ 5 milhões .

Nos 23 anos anteriores, a FIL já acumula mais de 7 milhões de visitantes e a participação de mais de 3 mil autores nacionais e internacionais.

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país e também por feiras em municípios do interior paulista. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, uma entidade localizada em sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza diversos projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e avisos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.