InícioEspeciaisFeira do LivroConfira a programação da feira do livro de Ribeirão Preto que começa...

Confira a programação da feira do livro de Ribeirão Preto que começa na próxima sexta-feira (19)

A FIL é CONSIDERADA A 7ª MAIOR FEIRA LITERÁRIA DA AMÉRICA LATINA E A 2ª MAIOR DO BRASIL.

- continua após a publicidade -

SÃO 8 DIAS DE EVENTO EM CADA EDIÇÃo.

A FIL é CONSIDERADA A 7ª MAIOR FEIRA LITERÁRIA DA AMÉRICA LATINA E A 2ª MAIOR DO BRASIL.

Será realizada, dos dias 20 a 28 de Agosto em Ribeirão Preto a 21° Edição da Feira Internacional do Livro com cerimônia de abertura no dia 19 de Agosto às 19h30. O evento é uma organização da Fundação do Livro e Literatura de Ribeirão Preto e contará com atividades presenciais que acontecerão em dez espaços culturais da cidade, e atividades onlines que serão transmitidas ao vivo na plataforma da Fundação do Livro e Literatura de Ribeirão Preto.

6 MILHÕES de pessoas passaram EM 20 edições DA FIL

3.000 ESCRITORES

Com o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira” a FIL reúne mais de 200 atividades entre salões de ideias, sessões de contação de histórias, shows musicais, performances, debates, oficinas e workshops, contemplando públicos de todas as idades, com a presença de autores nacionais e internacionais.

Os homenageados desta edição são Ariano Suassuna (escritor), Carolina Maria de Jesus (escritora), Daniel Munduruku (autor infanto-juvenil), Magda Soares (autora de educação), João Augusto (autor local), José Isaac Peres (patrono) e Isabel Cassanta (professora).

6 MILHÕES de pessoas passaram EM 20 edições DA FIL

3.000 ESCRITORES

Além da programação cultural, a FIL ainda contará com espaços para debates sobre Inclusão e Diversidade. Uma das novidades do evento é a parceria com a CUFA (Central Única das Favelas) no Espaço Favela, um projeto voltado para a exposição de artistas periféricos, além de rodas de conversa sobre temas diversos.

A entrada para todos os eventos é gratuita e os espaços possuem estrutura para a acessibilidade de portadores de deficiências. Específico para as atividades que acontecerão no SESC, no Teatro Municipal e no Theatro Pedro II é necessário a retirada de senhas antecipadamente. E para a participação das atividades no Theatro Pedro II é necessário a apresentação da Carteira de Vacinação.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

O uso de máscara não é obrigatório, mas em espaços fechados é recomendado.

Para ficar por dentro de toda a programação e mais informações acesse: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/fil

20ª FIL | Salão de Ideias – Ignácio de Loyola Brandão : 40 anos de “Não Verás País Nenhum” #FILRP

21 de agosto de 2021 | Dia 1

O escritor, que é embaixador da FIL, aborda as contemporaneidades do livro “Não Verás País Nenhum”, que completa 40 anos de sua primeira publicação. Mediação de Laura Abbad. ACOMPANHE NOSSAS REDES SOCIAIS: Instagram: @fundacaolivrorp www.facebook.com/fundacaolivrorp www.linkedin.com/company/fundacaolivrorp/ Site: www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Dia 2 | 22 de agosto de 2021

Repleto de emoção, poesia, literatura e debates imperdíveis!.
Perdeu ou quer reassistir o segundo dia da 20ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro? Dê o play no vídeo ao lado e se delicie com a Homenagem de Fernando Anitelli, a Conferência de Mia Couto, a Conferência de Sebatian Gaggero e Cláudio Yusta e muito mais!

Neste encontro do mês de agosto do Núcleo de Contadores de Histórias da Fundação do Livro e Leitura, Ademir Apparício Júnior e Fabiana Martins Massi exploram sobre os impactos e reflexos da literatura em nosso cotidiano e nossa cultura, de geração a geração. Os contadores de histórias convidam todos, todas e todes a refletirem e dialogarem sobre o papel da literatura para a sociedade atual, conectando histórias entre as “velhas e novas utopias”.

Dia 3 | 23 de agosto de 2021

Recortamos e Combinamos palavras no terceiro dia da FIL. Emoções vieram a tona e emocioram com a poesia de Renan Inquérito em sua homenagem a Milton Santos e as palavras do poeta Sérgio Vaz. Uma live em perceria com o SESC para homenagear Sérgio Mambertti encerrou a noite em grande estilo.  Tudo bem, dê o play e confira ao lado.

Dia 4 | 24 de agosto de 2021

Há caminhos e formas possíveis para erradicar a fome no Brasil? O encontro, reúniu Danilo Santos de Miranda, Preto Zezé e Rodrigo Afonso. A programação do dia teve três sessões do projeto Combinando Palavras, focado no incentivo e estímulo ao desenvolvimento de habilidades artísticas com a escritora homenageada Semíramis Paterno e o escritor Milton Hatoum. Foi um dia cheio de literatura, entrevistas e  questionamentos que nos fizeram refletir como individuos e sociedade. Perdeu? Dê o play e confira.

Dia 5 | 25 de agosto de 2021

Nesse quinto dia de FIL, nós “combinamos palavras” com Daniel Munduruku, Jarid Arraes e a autora infantojuvenil homenageada da 20ª FIL, Semíramis Paterno. Também celebramos autores e entidades locais e prestigiamos atividades artísticas como contações de histórias, oficinas e corais. O tema da FIL, “Velhas e Novas Utopias”, foi colocado em pauta em atividades com a participação de Ailton Krenak, Owerá (Kunumi MC) e nossa professora homenageada, Elaine Assolini. Edgar Morin, homenageado especial, também foi contemplado na programação. Perdeu? Fica tranquilo, é só dar play e conferir.

Escritor indígena graduado em Filosofia, com licenciatura em História e Psicologia pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), com pós–doutorado em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Daniel Munduruku é autor de 52 obras para crianças, jovens e educadores. É diretor presidente do Instituto Uk’a – Casa dos Saberes Ancestrais, e Comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. De caráter socioeducativo e voltado a estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, das redes pública e privada, o Combinando Palavras incentiva a leitura e estimula o desenvolvimento de habilidades artísticas nos alunos participantes.

Dia 6 | 26 de agosto de 2021

O Combinando Palavras proporcionou o encontro entre alunos de escolas de Ribeirão Preto e região, com os autores Sérgio Vaz e Mel Duarte. Autores e entidades locais também conversaram com a entrevistadora Ana Luz. Contações de histórias e documentários também abrilhantaram a programação do dia. O Concurso Literário prestigiou autores nas categorias estudantil regional e adulto; Jessé Andarilho nos encantou com suas histórias e aprendemos mais sobre “escrevivência” com Roberta Estrela D’Alva e Conceição Evaristo, autora homenageada do evento. Confira!

Um dos precursores do movimento Literatura Periférica, Sergio Vaz é autor de oito livros e co-fundador do Sarau da Cooperifa, iniciativa que transformou um bar na periferia da cidade de São Paulo em um centro cultural. De caráter socioeducativo e voltado a estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Técnico, das redes pública e privada, o Combinando Palavras incentiva a leitura e estimula o desenvolvimento de habilidades artísticas nos alunos participantes.

Dia 7 | 27 de agosto de 2021

O Combinando Palavras foi encerrado nesta edição da FIL em momentos emocionantes com Cidinha da Silva e Semíramis Paterno. Outros momentos alegres, cheios de poesia e literatura aconteceram com nossos autores locais, contadoras de histórias, documentários, Helder Holiveira, ​Kleber Mendonça e Juliano Dornelles debatendo sobre o sucesso nacional, Bacurau, e o grande sociólogo italiano, Domenico De Masi. Dê o play para não perder nenhum momento!

Para este espetáculo, o Duo escolheu peças de Astor Piazzolla que este ano faria 100 anos, além de ‘Folcloriando’, ‘Rosa’, entre outras. Ao longo de 35 anos de carreira, a dupla conquistou reconhecimento e respeito das críticas nacional e internacional. Foram três turnês pela Itália, três CDs e um DVD, além de apresentações em concertos e shows.

Dia 8 | 28 de agosto de 2021

Salões de Ideias, Contações de Histórias, Entrevistas, Mesa de Debate, o tradicional Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, uma homenagem ao nosso autor local homenageado em forma de show, e uma Conferência com a autora Heloísa Seixas. Um dia imperdível, que você pode conferir dando o play aqui ao lado!

Coordenado pela bibliotecária Gabriela Pedrão, o encontro mensal do Clube do Livro discute a obra “1984”, uma das representações literárias de uma sociedade distópica e um dos grandes clássicos do escritor britânico George Orwell. Publicado em 1949, o romance é ambientado numa província de um superestado, com vigilância governamental que persegue o individualismo e a liberdade de expressão.

Dia 9 | 29 de agosto de 2021

O encerramento da FIL foi marcado por uma Mesa de Debate sobre distopias na literatura; pela exibição do documentário Slam – Voz de Levante; por um Salão de Ideias com Marcelo Gleiser; o lançamento do livro Quando as flautas descem as montanhas, de Miriam Guedes; entrevista com autores locais, e fechando com chave de ouro, a apresentação Hélio Flanders & As folhas de Relva, uma parceria com o Sesc. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚗 Mostra de Carros Antigos no Iguatemi Ribeirão Preto Neste Final de Semana 🏎️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto, em...

🏷️ Agrishow em Ribeirão: Credenciamento Exclusivo no Iguatemi 🌱

O posto funcionará do dia 24 ao 28 de abril, para facilitar o acesso dos 195 mil visitantes esperados para a feira.

Mulheres Motociclistas dominam o Barretos Motorcycles com espaço exclusivo!

Preparem seus motores, vapt-vupt! As mulheres motociclistas estão com tudo no Barretos Motorcycles. A 20ª edição do festival, que rola de 3 a 5 de maio no Parque do Peão, em Barretos, terá pela terceira vez um espaço exclusivo para elas, o Women Bikers.

Palmeiras busca manter liderança contra o Independiente del Valle pela Libertadores!

O Palmeiras visita o Independiente del Valle nesta quarta-feira (24), pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. O Verdão busca manter a liderança do grupo A

Merseyside Derby: Sean Dyche busca quebrar tabu contra o time do coração

O tradicional Merseyside Derby, entre Everton e Liverpool, terá um ingrediente a mais na partida desta quinta-feira (24), às 16h (de Brasília), em Goodison Park, pela rodada de meio de semana da Premier League.
- PUBLICIDADE -