Início Especiais Feira do Livro Bibliotecal é novo projeto da Fundação do Livro e Leitura em RP

Bibliotecal é novo projeto da Fundação do Livro e Leitura em RP

- continua após a publicidade -

Projeto proposto pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto ao ProAc Editais, funciona na Biblioteca Guilherme de Almeida, dentro do Complexo Alto do Saõ Bento e tem a Secretaria de Cultura e de Economia Criativa e o Senac como parceiros na realização. Agenda cultural gratuita é voltada a estudantes e professores da rede municipal de ensino, nos meses de fevereiro e março

Sempre com o objetivo de incentivar a leitura e ampliar a formação de leitores no país, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto inicia novo projeto cultural, vencedor do ProAC Editais, com apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e em parceria com o Senac. Trata-se do Bibliotecal, que teve início na manhã desta quarta-feira (13), com apresentação de intervenção do artista plástico Jair Correia. O artista desenvolveu uma criação para sinalizar o caminho ao acesso dos livros para a porta de entrada da Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida, localizada no Complexo Cultural Alto do São Bento, na Casa da Cultura, em Ribeirão Preto.

O Bibliotecal tem como principal objetivo tornar a Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida mais conhecida na cidade, de forma a aumentar o número de usuários do espaço e valorizar a literatura em bibliotecas municipais. “Criamos uma agenda de atividades que visa dinamizar a leitura na esfera municipal, facilitando o acesso da população de Ribeirão aos livros e às histórias e, consequentemente contribuir para elevar o número de leitores da nossa cidade”, explica a jornalista Dulce Neves, presidente da Fundação do Livro e Leitura.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A agenda do projeto prevê atividades culturais como vivências com visita de estudantes à biblioteca com a oportunidade de retirar um livro para leitura, contação de histórias, oficinas, palestra e leituras dramáticas (realizadas pelos alunos do Senac).

Na próxima semana, o projeto oferecerá, gratuitamente, aos alunos do quarto ano da EMEF Faustino Jarruche, sessões de contação de histórias com a atriz Mírian Fontana, sempre às 9h – seguidas de uma Roda de Conversa com escritores locais que vão dialogar com estudantes sobre os livros e a importância da leitura. No dia 18, a história interpretada será AEma e o Sonho, de Cordeiro de Sá; no dia 19, a história é Dani Down de André Oliveira e Arnaldo Jr. e no dia 20, A Cor da Vida, de Semírames Paterno.

A partir do dia 18, terá início o curso de Contação de Histórias para educadores da rede municipal de ensino, a ser ministrado pela atriz Mírian Fontana. Direcionado a professores da rede municipal de ensino, o curso promoverá quatro encontros nos dias 18 e 25 de fevereiro e 11 e 13 de março, sempre às 18h30, com 12 horas de duração ao todo. “O intuito dessa oficina é estimular no professor a prática da contação de histórias em sala de aula, mesmo que por natureza ele já seja um contador, pois ele usa esse encantamento de histórias para sempre deixar o aluno motivado e vidrado na aula”, analisa.

Outro atrativo da agenda é a palestra Ler o mundo é essencial: impresso ou digital, com a jornalista Adriana Silva, vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura, às 19h.

Também estão previstas para o dia 27, às 15h, leituras dramáticas realizadas por alunos do curso técnico de Teatro do Senac. As obras escolhidas pertencem ao acervo da biblioteca.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Todas as atividades são gratuitas e serão realizadas na Casa da Cultura Juscelino Kubitschek, onde está localizada a Biblioteca.

Serviço

O que: Lançamento e Agenda do projeto Bibliotecal, promovido pela Fundação do Livro e Leitura por meio do ProAc Editais

Agenda: Fevereiro e Março/2019 (descritivo abaixo)

13/02: Intervenção artística em Porta de Entrada da Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida – das 9h às 10h30

18/02: Contação de Histórias – das 9h às 10h30 – Galeria Leonello Berti e Curso de Contação de Histórias – 18h30 às 21h30 no Auditório 2° andar;

19/02: Contação de Histórias – 9h às 10h30 – Galeria Leonello Berti e Palestra “Ler o mundo é essencial: impresso ou digital”, com Adriana Silva – às 19h no Auditório 2° Andar;

19/02Palestra Ler o mundo é essencial: impresso ou digital, com a jornalista Adriana Silva às 19h, no Auditório 2° Andar

20/02: Contação de Histórias – das 9h às 10h30 – Galeria Leonello Berti

25/02: Curso de Contação de Histórias – das 18h30 às 21h30 no Auditório 2° Andar

27/02: Leituras Dramáticas, Senac – das 15h às 17h no Saguão

11/03: Curso de Contação de Histórias – das 18h30 às 21h30 no Auditório 2° Andar

18/03: Curso de Contação de Histórias – das 18h30 às 21h30 no Auditório 2° Andar

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

Sobre a Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida

Funciona no Complexo Cultural Alto do São Bento, um lugar propício a atividades culturais, que abriga a Secretaria da Cultura, o Teatro Municipal, o Teatro de Arena Jaime Zeiger. A Escola de Belas Artes Cândido Portinari e um jardim com esculturas de Bassano Vaccarini e de Thirso Cruz. A biblioteca faz referência ao poeta Guilherme de Almeida, que frequentou a Academia Brasileira de Letras e foi também advogado, jornalista e um elogiado tradutor. Nasceu em Campinas (1890) e faleceu em São Paulo (1969). Publicou 26 livros de poesia.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Iguatemi anuncia 1ª edição do projeto Iguatemi Kids por O Pequeno Colecionador

A iniciativa tem o objetivo de conectar as famílias por meio da cultura e do fazer artístico.

Ribeirão Rodeo Music anuncia data da edição 2021 e programação com grandes nomes do universo sertanejo

O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de abril, terá Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima entre outras atrações de destaque

Pelé representou “o talento absoluto do futebol brasileiro”

Aniversário do Pelé: rei do futebol completa 80 anos neste dia 23 de outubro

Apoiado pelo Papa Francisco, Cartórios de São Paulo registraram quase 24 mil uniões civis homoafetivas

Os números divulgados pelo IBGE mostram que os casamentos homoafetivos vem aumentando ano a ano desde sua regulamentação, com crescimento ainda mais considerável nos últimos anos

Vanderley Caixe (PC do B) tem candidatura cancelada

Essa foi a terceira impugnação imposta pela Justiça Eleitoral.