Início Especiais Feira do Livro AEAARP lança gibi na Feira Nacional do Livro de RP

AEAARP lança gibi na Feira Nacional do Livro de RP

- continua após a publicidade -

Para construir uma casa, quem deve ser contratado? A Associação de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Ribeirão Preto (AEAARP) começa pela Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto a distribuição de um gibi educativo sobre as atribuições de engenheiros, arquitetos e agrônomos.

A AEAARP é parceira do Concurso Literário da Feira do Livro, criado pela Academia Ribeirão-pretana de Letras (ARL) e realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, com o apoio da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto, União dos Escritores Independentes, Casa do Poeta e do Escritor, União Brasileira dos Trovadores, Ordem dos Velhos Jornalistas e Proyecto Cultural SUR/Brasil.

A premiação dos vencedores do concurso acontecerá no domingo, quando a AEAARP apresentará o gibi.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A publicação

“Fazer uma casa não é simplesmente subir paredes, abrir vãos para janelas e portas e cobrir com um telhado. Existem normas técnicas, como segurança, iluminação e ventilação que devem ser observados”, exemplifica o engenheiro Arlindo Sicchieri, diretor da associação.

O gibi conta a história da família de João e Maria, casal que sonhava com a casa própria. Para construí-la, entretanto, não contrataram profissionais habilitados pelo Conselho de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP) e pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU-SP).

Nas 12 páginas, João e Maria padecem com o calor, a falta de capacidade elétrica das instalações e uma das cenas mostra uma situação bastante corriqueira em obras e reformas realizadas sem o acompanhamento de profissionais habilitados: a janela do banheiro sobre a pia da cozinha. Isto é, a distribuição dos espaços internos da edificação poderia ter sido projetada para atender às necessidades da família e as normas de construção.

Depois de mostrar a saga da família para se adaptar ao imóvel, que foi construído desrespeitando normas técnicas, a publicação lista uma série de dicas para quem quer contratar engenheiros, arquitetos e agrônomos.

A AEAARP recomenda que aqueles que vão construir ou reformar um imóvel, busquem profissionais habilitados pelos conselhos de classe, informem-se sobre o histórico desses profissionais nos respectivos conselhos, avaliem os trabalhos já realizados pelos profissionais e exponham seus sonhos e necessidades àqueles que vão fazer o projeto.

Carlos Alencastre, presidente da AEAARP, lembra que os profissionais habilitados pelos conselhos de classe assumem responsabilidades com as obras. “A responsabilidade técnica resguarda os direitos dos contratantes, preserva a segurança de todos e a qualidade do trabalho”, lista. Além disso, lembra, executar projetos com profissionais habilitados pode significar economia, uma vez que evita o desperdícios de materiais, por exemplo.

O gibi será distribuído nas escolas da cidade, em eventos que a AEAARP promove para comemorar os 70 anos de fundação e entidades que reúnem síndicos e condomínios. Há também versão online no portal www.aeaarp.org.br. As ilustrações são de José Carlos Fecuri e a coordenação editorial é da Texto & Cia Comunicação.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

Hard Rock Cafe Ribeirão Preto anuncia mais de 100 vagas de emprego

O Job Fair do Hard Rock Ribeirão Preto espera receber mais de dois mil candidatos para a seleção

Inscrições abertas para a edição comemorativa de 20 anos do Voluntários do Sertão.

A próxima edição do projeto acontecerá de 18 a 26 de abril de 2020, em cidade ainda a ser definida.

Devido ao grande sucesso, acontece dia 10 mais uma vivencia de Ho’oponopono

O que é o Ho’oponoponoLiteralmente, na língua havaiana, Ho’o significa “causa”, e ponopono é definido como ...
Darcy Vera expõe vereadores e fala da base política em Ribeirão Preto

Lula de sai: Darcy Vera ganha liberdade

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça tornou sem efeito a prisão preventiva determinada contra a ex-prefeita de Ribeirão Preto (SP)...

Chegada do Papai Noel da ACIRP movimenta cerca de 6 mil pessoas

Parada do Natal Luz Ribeirão aconteceu na noite da terça-feira, dia 3, na Esplanada do Theatro Pedro II

Inscrições para o Sisu vão de 21 a 24 de janeiro; confira o cronograma

Por meio do sistema, instituições selecionam estudantes para a educação superior pública

Instituição Aparecido Savegnago apresenta Quebra Nozes no dia 9

O 1º Espetáculo de Dança e Música da instituição será realizado às 19h30 no Teatro Municipal de Sertãozinho

Santa Helena lança espaço personalizado na nova loja Olianchi Ribeirão

Ambiente será inaugurado em dezembro e trará uma apresentação completa dos produtos da empresa

Shopping Iguatemi promove Feira de Adoção de Animais neste sábado

No próximo dia 7 de dezembro, o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto realiza a última edição do ano de sua tradicional Feira de...

Casa da Memória Italiana ganha novas áreas de convivência

Projeto teve início em 2018 e preserva o estilo arquitetônico original do quintal mantendo a distribuição dos espaços
- PUBLICIDADE -