InícioEspeciaisFeira do Livro21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto recebeu cerca de 193...

21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto recebeu cerca de 193 mil visitantes

Com mais de 300 atividades realizadas de forma gratuita, a FIL foi visitada por moradores da cidade e de diversas regiões do País

- continua após a publicidade -

Com mais de 300 atividades realizadas de forma gratuita, a FIL foi visitada por moradores da cidade e de diversas regiões do País

A 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto (FIL) terminou neste domingo, 22 de agosto, e registrou um público de 193 mil pessoas – 178 mil participantes de forma presencial e 15 mil acessos on-line. Foram dez dias (abertura no dia 19 de agosto) e programação de 20 a 28 de agosto, em nove locais da cidade, a maioria no tradicional Quarteirão Paulista (Praça XV de Novembro; Theatro Pedro II, Auditório Meira Júnior e Esplanada; Centro Cultural Palace, Biblioteca Sinhá Junqueira), além dos espaços SESC Ribeirão, Instituto Seb – A Fábrica, Teatro Municipal, Teatro Sesi e RibeirãoShopping.

foto divulgação

Por conta da pandemia do Coronavírus, a FIL não foi realizada em 2020 e, no ano passado, ocorreu de forma 100% on-line. Em 2022, com a melhoria do cenário sanitário, mas ainda tomando todos os cuidados necessários, a feira voltou a interagir presencialmente com o seu público, trazendo movimentação à economia local.  Além disso, contou com a participação do público de outras localidades, com acessos de 16 países: Brasil, Tailândia, Vietnã, Índia, Camboja, Estados Unidos, Cingapura, Austrália, Portugal, Japão, Indonésia, Filipinas, Alemanha, Argentina, Nova Zelândia e Colômbia.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Ribeirão Preto participou pela primeira vez com um estande que contou com inúmeras atividades gratuitas durante a realização do evento. As secretarias municipais da Educação, Cultura e Turismo, Saerp, Meio Ambiente e Instituto do Livro receberam a população com uma programação especial. Distribuição de mudas, oficinas de reciclagem, intervenções culturais, palestras sobre o uso consciente da água, apresentações de música, dança e atividades educativas foram algumas das atividades desenvolvidas.

Com programação embasada no tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, o evento celebrou a produção dos escritores nacionais e internacionais, destacando a diversidade autoral que retrata temas como questões históricas, comportamentos sociais, assuntos relacionados ao universo feminino, intercâmbio com outras linguagens artísticas voltadas ao público infantojuvenil, terceira idade, LGBTQIAP+, entre outros.

A feira literária conta com a Lei de Incentivo à Cultura e o PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo. O evento foi acessível, com interpretação em Libras.

Números da FIL

Anualmente, a Feira Internacional do Livro movimenta a cadeia cultural e de economia criativa do país. “Ao todo, foram mais de mil pessoas entre colaboradores, diretos e indiretos, em funções diversas para manter a engrenagem do evento em funcionamento”, conta a superintendente da Fundação, Viviane Mendonça. Nesta edição, foram aproximadamente 100 horas para a realização de toda agenda cultural. O espaço de exposição dos livros contou com 32 estandes comerciais e 10 institucionais.

Com referência aos programas educativos e de formação de leitores, o “Combinando Palavras” reuniu cerca de 9.500 alunos de 64 escolas estaduais, 25 municipais, uma ETEC (Escola Técnica Estadual), uma da Adevirp – Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto e uma da Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, contando com 141 professores. Nesta edição, além de Ribeirão Preto, o programa chegou às cidades de Franca, Luiz Antonio e Serrana. O “Recortando Palavras” concentrou quase mil alunos de 22 instituições públicas estaduais e do Centro Educacional Marista Ir. Rui, tendo o envolvimento de 23 professores.

Pré-lançamento da 22ª edição

A Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto terminou neste domingo (28) com uma extensa agenda cultural e anúncio da data e do tema da 23ª edição da FIL, que será de 19 a 27 de agosto de 2023 com a proposição Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”.

Na ocasião, também foi realizada a abertura oficial do 6º Festival Nacional de Teatro de Ribeirão Preto, cuja programação acontecerá em diversos espaços da cidade, de 30 de agosto a 11 de setembro. 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Cuidado com eliminação da seleção o corona esta liberado para infectar novamente

Com o fim do circo a globo agora voltara a colocar panico na sociedade para voltar a ser centro das atenções entre os imbecis.

Lula anuncia cinco ministros do novo governo

Fernando Haddad e Flávio Dino estão entre os nomes

Brasil tenta manter escrita diante da Croácia para chegar à semifinal

Seleção brasileira nunca perdeu para a equipe europeia em uma Copa

Hoje tem jogo da seleção e bancos alteram horarios; Confira

A partir das 12 horas, Seleção Brasileira entra em capo para enfrentar a Croácia, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Mundo de 2022

Sextou: Veja a programação do fim de semana

diversos gêneros musicais, apresentações natalinas, peças teatrais, visitação a museus e varios eventos para todas idades incluindo gratuito
- PUBLICIDADE -