InícioEmpregoOffice sweet office: trabalhar em casa é o futuro do trabalho

Office sweet office: trabalhar em casa é o futuro do trabalho

Home office não significa simplesmente dar um notebook para cada funcionário e mandá-los para casa com uma lista de tarefas

- continua após a publicidade -

* Por Melina Alves

Home office tem sido uma das expressões mais utilizadas nos últimos dias.

Mas, apesar das experiências de trabalho remoto se espalharem ao redor do mundo, ainda se nota que o que deveria estar à disposição dos profissionais causou um certo desconforto em muitas empresas que não estão diretamente vinculadas à produção de tecnologia.

Não é para menos. Home office não significa simplesmente dar um notebook para cada funcionário e mandá-los para casa com uma lista de tarefas a serem entregues.

Há toda uma cultura organizacional por trás de cada colaborador e que, antes de oferecer a possibilidade de se trabalhar remotamente, as organizações devem preparar toda a equipe, de gestores à colaboradores, de forma a fornecer infraestrutura e segurança para que a produção continue.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -
foto arquivo

Embora o suporte tecnológico seja fundamental para que empresas possam seguir em frente, é também essencial uma postura mais empática com relação aos colaboradores. Para que o sistema de trabalho home office tenha sucesso, é vital que as organizações os compreendam principalmente as dificuldades em trabalhar em um ambiente em que estão vulneráveis à influência de informações e eventos que não estariam em suas mesas dentro das corporações.

É muito difícil se blindar totalmente do que está acontecendo em casa.

Podem ocorrer situações em que há filhos, pais ou outras pessoas habitando o mesmo domicílio, que têm necessidades diferentes e por vezes precisam do auxílio uns dos outros. Problemas de casa, como queda de energia, vazamentos ou questões de condomínio também precisam fazer parte desta nova equação laboral.

As empresas devem compreender que seus colaboradores estão desempenhando suas funções em um ambiente diferente ao quais estão acostumados. Assim, a cobrança de prazos deve estar dissociada do cumprimento da jornada de trabalho “normal”, pois a depender do desenrolar dos dias domésticos de cada um, teremos cumprimentos de carga horária que variam de um colaborador para outro.

arquivo

O trabalho assíncrono exige compreensão de que nem todas as perguntas podem ser respondidas imediatamente.

A paciência deve ganhar espaço para que a cobrança não acabe atrapalhando quem está fazendo o possível para cumprir suas obrigações e as relações de confiança se estabelecem a partir daí. Esse posicionamento gera um estreitamento de laços e a noção de responsabilidade de ambas partes no que tange ao cumprimento de metas. 

A colaboração é fundamental para que o trabalho remoto tenha sucesso.

Contar com a compreensão, engajamento, feeling e empatia da equipe é um desafio, mas não chega nem perto do impossível. A própria prática do home office cria um ambiente favorável para que essa colaboração se estabeleça de forma natural, quase orgânica. 

Estabelecida a base do trabalho remoto sob esses quatro pilares – a tecnologia, a empatia, a confiança e a colaboração – os resultados poderão surpreender mesmo os mais céticos já que o home office é capaz de aumentar a motivação dos colaboradores e consequentemente a produtividade da equipe e a qualidade do trabalho apresentado. Sim, trabalhar em casa é o futuro do trabalho.

arquivo

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Grandes redes fecham em março, mais de 800 lojas e quebradeira afeta pequenos e médio provocando milhares de desempregados

Não só lojas de comercio como lojas Bahia, dia, Carrefour, Marisa, OI, mas dezenas de agencias bancarias e industrias como Ford, JBS, Usiminas, Braskem, Coteminas fechando milhares postos de trabalho.

🦠🍑 “Vírus Comedor de Ânus” Assusta o Japão: Entenda a Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS) 🍑🦠

Uma doença que se espalhou no Japão, causando preocupação e até risos devido ao seu nome peculiar, na verdade, trata-se da Síndrome do Choque Tóxico Estreptocócico (STSS), causada pela bactéria Streptocococcys pyogenes.

🍔🎉 Novo McDonald’s na Zona Sul de Ribeirão Preto! 🎉🍟

A cidade de Ribeirão Preto recebe mais um motivo para comemorar com a inauguração do 13º restaurante McDonald's no município.

🎬 Sessão Especial “Kung Fu Panda 4” para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo na UCI RibeirãoShopping! 🐼

No Dia Mundial de Conscientização do Autismo, a UCI em parceria com o RibeirãoShopping prepara uma sessão especial para o público com Transtorno do Espectro Autista (TEA) ou hipersensibilidade sensorial.

🏡 CASACOR Ribeirão Preto retorna em cenário histórico! 🎉

Na 6ª edição da CASACOR Ribeirão Preto acontecerá em uma das primeiras casas modernistas da cidade, localizada na Avenida Costábile Romano
- PUBLICIDADE -