InícioEducaçãoZoopassagens garantem travessia segura de animais silvestres em Ribeirão

Zoopassagens garantem travessia segura de animais silvestres em Ribeirão

- continua após a publicidade -

Para oferecer maior proteção da biodiversidade e evitar que animais silvestres sejam vítimas de atropelamento ou choques elétricos nas vias de Ribeirão Preto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente exige dos novos empreendimentos a instalação de equipamentos de travessia das espécies dentro da área urbana, chamados de zoopassagens.

Aéreos ou subterrâneos, estes equipamentos são geralmente instalados em avenidas ou estradas para fazer a ligação da fauna com outros fragmentos de florestas. É o caso da zoopassagem aérea localizada na rua Antônio Fares Serhan Meouchi e da zoopassagem subterrânea próximo à avenida Luiz Eduardo Toledo Prado.

De acordo com Fernando Cicarelli, técnico da Divisão de Áreas Verdes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, é fornecido ao empreendedor que vai construir um empreendimento na zona Sul, por exemplo, através das diretrizes ambientais para o local, a inclusão desses equipamentos subterrâneos ou aéreos (túneis ou placas) como condição.

“A cidade está avançando cada vez mais para regiões com área verde que mantêm uma diversidade de espécies, por isso a nossa total atenção à vida nesses ecossistemas”, explica.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Os equipamentos possibilitam a travessia e a conectividade de animais de um fragmento de vegetação para outro, evitando que os mesmos sejam atropelados ou até eletrocutados nos casos daqueles que usam as linhas de transmissão de energia como travessia, a exemplos dos saguis.

Além de despertar a consciência ambiental, tal medida garante a preservação e reprodução das espécies com a instalação dos corredores ecológicos.

“Porque o animal que fica restrito a apenas um fragmento de mata apresenta problemas de consanguinidade, pois, não consegue cruzar com outros exemplares da mesma espécie pertencentes a grupos de outras áreas”, ressalta.

As zoopassagens são consideradas instrumentos importantíssimos na conservação da fauna.

“Essa área de conhecimento da ecologia tem como propósito explorar a ampla relação entre o ambiente natural e o sistema viário”, finaliza Fernando Cicarelli.

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

Com dois a menos, Palmeiras se classifica na libertadores

10 SEMIS DE #LIBERTADORES NA HISTÓRIA! 10 CLASSIFICAÇÕES CONSECUTIVAS EM MATA-MATA NO TORNEIO! 10 PASSAGENS DE FASE EM #LIBERTADORES EM CASA!

Patriotas vão para Paulista: Ribeirão inicia preparativos para o desfile de 7 de Setembro

Em Ribeirão vários grupos se organizam para participar das manifestações em São Paulo, dia que esta sendo considerado o mais importante dos últimos 200 anos. Confira como participar.

WhatsApp lança novas ferramentas para garantir mais segurança e privacidade aos usuários

As funções do aplicativo de mensagens estão em fase de testes, mas devem chegar ao público em breve

Vereador esquerdista que defende mulheres deve cumprir medida protetiva com a ex-namorada

a vítima se sente perseguida e agredida moralmente e psicologicamente pelo autor

“Funcionário” recebe R$ 22 mil por mês da Câmara para estudar Direito na USP em período integral

Trabalhar por que? Se nem os vereadores fazem isso, o O acadêmico em questão é Saulo Wellington Marchiori Magron, lotado no cargo de agente de administração
- PUBLICIDADE -