Início Educação Vestibular da USP: como manter o equilíbrio emocional para ir bem na...

Vestibular da USP: como manter o equilíbrio emocional para ir bem na prova?

Especialista em educação explica que exercícios de respiração e se preparar com antecedência podem ajudar o estudante a se concentrar melhor na prova

- continua após a publicidade -

Neste domingo (24) acontece a primeira etapa do vestibular da Fuvest. Com a chegada dessa data, os estudantes podem ficar mais propensos à “tensão pré-avaliação”. Segundo Fábio Bráz, consultor pedagógico do SAS Plataforma de Educação, o componente emocional deve ser tratado com atenção já que pode sim fazer diferença no desempenho final. Por isso, reunimos algumas dicas para que manter o equilíbrio de modo a aproveitar o melhor do aprendizado.

“A ansiedade é uma emoção que nasce do medo, logo, os estudos focados, bem distribuídos e organizados te tornam mais calmo e consequentemente, o aluno desenvolve mais confiança”, afirma Bráz.

O especialista montou algumas sugestões que podem ajudar nesta missão de neutralizar sentimentos desagradáveis e estimular, inclusive fisiologicamente, uma melhor resposta do organismo durante as horas do exame.

Leve sua água: Quando estamos sob situação de estresse o corpo precisa de mais água, logo ele vai desidratando mais rápido e o cérebro começa a trabalhar com dificuldades. Por isso, hidratar-se é muito importante.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Que tal um doce?: O corpo também pede pelo seu gasto energético, a glicose ou a frutose no sangue. Levar um chocolate – o tipo meio amargo é o ideal -, sementes, castanhas, frutas, e até mesmo o mel é uma excelente sugestão, pois o seu consumo regular atua sobre os neurônios melhorando a função cerebral e a memória de curto e longo prazo.

Respira, inspira e não pira: O estado mental precisa ser controlado pela respiração profunda e pausada. O especialista explica que exercitar-se todos os dias por 5 minutos – principalmente antes de iniciar a prova, contribuem para uma boa oxigenação cerebral. Com isto o cérebro vai exercendo o controle sobre a situação e disciplinando as amígdalas cerebrais (nossas funções mais primitivas) que ativam a descarga hormonal levando, por exemplo, ao medo e a raiva.

Medite antes: A prova não deve ser feita com pressa, mas sim com ritmo. É preciso manter o foco em uma questão por vez. “Cabe ressaltar que tudo na vida precisa ser bem dosado, inclusive o estresse, pois em pequenas doses ele te leva à excitação que por sua vez te injeta energia para avançar os desafios, vencendo inclusive a procrastinação”explica Fábio.

Antecipe-se: Fazer um check list no dia anterior a prova, ir ao local que será aplicado o teste um dia antes para entender qual o tempo gasto durante o percurso ajudam a evitar atrasos e prepara o aluno para o dia da prova.

Dormir bem: Ter boas noites de sono é primordial para aumentar a concentração durante o teste. “Poucas horas de sono aumentam a ansiedade e dificultam a concentração. Durante a prova, pequenas pausas podem contribuir para espairecer a mente e baixar o nervosismo” esclarece o especialista que sugere que a ida ao banheiro também seja usada para alongamentos e exercícios de respiração.

Fábio reforça que o aluno deve lembrar-se que tão importante quanto o momento da prova é gerenciar o nervosismo: “Gerenciar a emoção ao longo de toda a preparação da prova e de qualquer vestibular, é fundamental para que o corpo prepare-se para absorver os conteúdos e, estudante, sinta-se fortalecido para o momento das provas”, finaliza.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

O SAS é uma Plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 780 escolas em todo o Brasil. O SAS faz parte da Arco Educação, uma startup focada em soluções educacionais para o ensino básico que alia educação de excelência e gestão eficiente.

publicidade
publicidade

Últimas Notícias

O tão esperado Concerto de Natal dos Meninos Cantores nas janelas do Pinguim, será...

mais de 20 mil espectadores são esperados

Ribeirão Preto recebe etapa final da Copa São Paulo de Ciclismo

A prova será realizada na avenida Paschoal Inecchi

Ribeirão Preto ganha novos equipamentos esportivos

Quadra de futebol society e pista de skate fazem parte do programa estadual 100% Esporte para Todos

PIB de Ribeirão Preto cresce o equivalente a “uma Sertãozinho” em um ano

Ribeirão Preto foi o quarto município do país com maior ganho de participação no Produto Interno Bruto Nacional entre 2016 e 2017

IPVA 2020 será, em média, 3,54% mais barato para proprietários paulistas

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ficará mais barato em São Paulo em 2020 e as datas de vencimento...

Morre Danny Aiello, ator de ‘Faça a Coisa Certa’ e ‘O Poderoso Chefão 2’...

Integrou o elenco de O Poderoso Chefão 2, cravando uma frase que ficou icônica ao atacar um inimigo: "Michael Corleone manda 'olá'".

Shopping Iguatemi amplia horário de funcionamento e apresenta programação especial de Natal

Para oferecer mais opções de compras e momentos de lazer e entretenimento para toda a família, há dez dias do Natal, o Shopping Iguatemi Ribeirão Preto traz uma programação especial gratuita e horário diferenciado de funcionamento. Saiba mais detalhes de cada ação:

Ciclismo de RP confirma o pentacampeonato do ranking nacional por equipes

De quebra, equipe ainda festeja título individual do ciclista Cristian Egídio também na categoria elite

Kauai Sports recebe banda Melim com show inédito

O trio apresenta sua nova turnê no complexo esportivo, no dia 22 de dezembro

ShoppingSantaÚrsula oferece teatro infantil e diversas atividades para as crianças até o Natal

Espaço Mágico Leonardo Rodrigues, no Piso 2, permanece até o dia 24 de dezembro no centro de compras com ampla programação. Indicação livre
- PUBLICIDADE -