Início Educação Vestibular da USP: como manter o equilíbrio emocional para ir bem na...

Vestibular da USP: como manter o equilíbrio emocional para ir bem na prova?

Especialista em educação explica que exercícios de respiração e se preparar com antecedência podem ajudar o estudante a se concentrar melhor na prova

- continua após a publicidade -

Neste domingo (24) acontece a primeira etapa do vestibular da Fuvest. Com a chegada dessa data, os estudantes podem ficar mais propensos à “tensão pré-avaliação”. Segundo Fábio Bráz, consultor pedagógico do SAS Plataforma de Educação, o componente emocional deve ser tratado com atenção já que pode sim fazer diferença no desempenho final. Por isso, reunimos algumas dicas para que manter o equilíbrio de modo a aproveitar o melhor do aprendizado.

“A ansiedade é uma emoção que nasce do medo, logo, os estudos focados, bem distribuídos e organizados te tornam mais calmo e consequentemente, o aluno desenvolve mais confiança”, afirma Bráz.

O especialista montou algumas sugestões que podem ajudar nesta missão de neutralizar sentimentos desagradáveis e estimular, inclusive fisiologicamente, uma melhor resposta do organismo durante as horas do exame.

Leve sua água: Quando estamos sob situação de estresse o corpo precisa de mais água, logo ele vai desidratando mais rápido e o cérebro começa a trabalhar com dificuldades. Por isso, hidratar-se é muito importante.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Que tal um doce?: O corpo também pede pelo seu gasto energético, a glicose ou a frutose no sangue. Levar um chocolate – o tipo meio amargo é o ideal -, sementes, castanhas, frutas, e até mesmo o mel é uma excelente sugestão, pois o seu consumo regular atua sobre os neurônios melhorando a função cerebral e a memória de curto e longo prazo.

Respira, inspira e não pira: O estado mental precisa ser controlado pela respiração profunda e pausada. O especialista explica que exercitar-se todos os dias por 5 minutos – principalmente antes de iniciar a prova, contribuem para uma boa oxigenação cerebral. Com isto o cérebro vai exercendo o controle sobre a situação e disciplinando as amígdalas cerebrais (nossas funções mais primitivas) que ativam a descarga hormonal levando, por exemplo, ao medo e a raiva.

Medite antes: A prova não deve ser feita com pressa, mas sim com ritmo. É preciso manter o foco em uma questão por vez. “Cabe ressaltar que tudo na vida precisa ser bem dosado, inclusive o estresse, pois em pequenas doses ele te leva à excitação que por sua vez te injeta energia para avançar os desafios, vencendo inclusive a procrastinação”explica Fábio.

Antecipe-se: Fazer um check list no dia anterior a prova, ir ao local que será aplicado o teste um dia antes para entender qual o tempo gasto durante o percurso ajudam a evitar atrasos e prepara o aluno para o dia da prova.

Dormir bem: Ter boas noites de sono é primordial para aumentar a concentração durante o teste. “Poucas horas de sono aumentam a ansiedade e dificultam a concentração. Durante a prova, pequenas pausas podem contribuir para espairecer a mente e baixar o nervosismo” esclarece o especialista que sugere que a ida ao banheiro também seja usada para alongamentos e exercícios de respiração.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Fábio reforça que o aluno deve lembrar-se que tão importante quanto o momento da prova é gerenciar o nervosismo: “Gerenciar a emoção ao longo de toda a preparação da prova e de qualquer vestibular, é fundamental para que o corpo prepare-se para absorver os conteúdos e, estudante, sinta-se fortalecido para o momento das provas”, finaliza.

Sobre o SAS Plataforma de Educação

O SAS é uma Plataforma de Educação que desenvolve conteúdo, tecnologia e serviços para mais de 780 escolas em todo o Brasil. O SAS faz parte da Arco Educação, uma startup focada em soluções educacionais para o ensino básico que alia educação de excelência e gestão eficiente.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Iguatemi anuncia 1ª edição do projeto Iguatemi Kids por O Pequeno Colecionador

A iniciativa tem o objetivo de conectar as famílias por meio da cultura e do fazer artístico.

Ribeirão Rodeo Music anuncia data da edição 2021 e programação com grandes nomes do universo sertanejo

O evento, que acontecerá entre os dias 17 e 24 de abril, terá Marília Mendonça, Zé Neto & Cristiano, Gusttavo Lima entre outras atrações de destaque

Pelé representou “o talento absoluto do futebol brasileiro”

Aniversário do Pelé: rei do futebol completa 80 anos neste dia 23 de outubro

Apoiado pelo Papa Francisco, Cartórios de São Paulo registraram quase 24 mil uniões civis homoafetivas

Os números divulgados pelo IBGE mostram que os casamentos homoafetivos vem aumentando ano a ano desde sua regulamentação, com crescimento ainda mais considerável nos últimos anos

Vanderley Caixe (PC do B) tem candidatura cancelada

Essa foi a terceira impugnação imposta pela Justiça Eleitoral.