InícioEducaçãoVagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Meu Emprego

Vagas abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional do Programa Meu Emprego

Programa promove desenvolvimento profissional, inclusão e permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

- continua após a publicidade -

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está com vagas abertas para os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidas pelo programa Meu Emprego – Trabalho Inclusivo em todo Estado.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional, a inclusão e a permanência de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, o programa oferece 39 cursos em áreas como Assistente de Administrativo, Auxiliar de Programação de Computador, Assistente de RH, Locução para Rádio e TV – Básico, Técnicas de vendas, entre outros. A carga horária é de 60 e 100 horas.

  1. Ajudante de cozinha
  2. Almoxarife e estoquista
  3. Assistente administrativo
  4. Assistente de cabeleireiro
  5. Assistente de logística
  6. Assistente de RH
  7. Auxiliar de produção em computador
  8. Auxiliar de programação de computador
  9. Auxiliar de web designer
  10. Barbeiro
  11. Barman
  12. Bartender
  13. Camareira
  14. Chocolateiro
  15. Copeiro
  16. Cozinheiro industrial
  17. Cuidador de idosos
  18. Culinária Básica
  19. Desenhista de produtos gráficos para Web
  20. Desenvolvedor de aplicativos para mídias
  21. Garçom
  22. Informática básica com Open Office e Windows
  23. Locução para Rádio e TV – Básico
  24. Manicure e Pedicure
  25. Maquiagem – técnicas profissionais
  26. Montador de mesa para festas
  27. Operador de Caixa
  28. Operador de computadores
  29. Operador de Telemarketing
  30. Organização e promoção de festas e eventos
  31. Padeiro
  32. Penteados para festas e eventos
  33. Pizzaiolo
  34. Práticas de mídias sociais
  35. Salgadeiro
  36. Técnicas de apresentação de TV e Internet
  37. Técnicas de bijuterias – montagem e criação
  38. Técnicas de vendas
  39. Velas aromáticas e decorativas

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br. Com previsão de início na segunda semana de novembro, as aulas das próximas turmas serão realizadas nas Etecs, Fatecs e Escolas Estaduais. 

17 mil vagas em todo Estado

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Neste ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, por meio do Centro Paula Souza, está oferecendo 17 mil vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos para a pessoa com deficiência em todo Estado. O Meu Emprego – Trabalho Inclusivo também prevê incluir 60 mil pessoas no mercado de trabalho até 2022.

Além de qualificação, a iniciativa possibilita mapeamento do perfil e habilidades funcionais, identificação de oportunidades de trabalho, compatibilização de vagas e laudo médico.

O programa também apoia os empregadores na busca ativa na captação de candidatos com deficiência, apoio na definição das vagas de trabalho, encaminhamento de candidatos, orientação para análise de funções, palestras de sensibilização e apoio (por meio da metodologia do emprego apoiado) ao processo de inclusão profissional.

Todos os serviços estão disponíveis nos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI), para quem reside na Cidade e Região Metropolitana de São Paulo. Já os interessados que moram em outros municípios, o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) oferece o atendimento. As informações também podem ser consultadas pelo site www.trabalhoinclusivo.sp.gov.br  

O Trabalho Inclusivo faz parte do programa Meu Emprego, lançado em junho, que integra todos os cursos gratuitos de qualificação profissional oferecidos pelo Governo de São Paulo.

O programa está ancorado em 6 ações:

  • Qualificação profissional e empreendedora: O Centro Paula Souza e o Sebrae oferecem cursos de qualificação profissional e empreendedora compatíveis com cada tipo de deficiência, com dois módulos: técnico e empreendedor.
  • Intermediação de mão de obra: Os Postos de Atendimento ao Trabalhador (PAT) e os Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI) recebem as vagas de emprego das empresas e disponibilizam as oportunidades aos candidatos. Ainda realizam emissão de carteira de trabalho e habilitação do seguro-desemprego.
  • Busca ativa: Com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social e de Justiça, o governo estadual realiza uma busca ativa na captação de candidatos. Ainda em 2019, o objetivo é aumentar a taxa de ocupação das vagas cadastradas (estimativa de 5 mil colocados no mercado de trabalho).
  • Habilidade profissional: Realização de avaliações médicas e de funcionalidades para análise específica das habilidades do candidato, recomendando as melhores funções e trabalhos de acordo com suas aptidões. Neste ano, o objetivo é realizar um piloto para avaliações de pessoas com deficiência no IMESC e HC-SP.
  • Emprego apoiado: Apoia e acompanha a inclusão do candidato para aumentar a taxa de permanência e desenvolvimento profissional da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. O Emprego Apoiado também oferece suporte às equipes de Recursos Humanos das empresas. É realizado nos Polos de Empregabilidade Inclusivos (PEI), desenvolvido pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência. No momento, o serviço está disponível na Capital e Região Metropolitana de São Paulo.
  • Entrevista profissional: A Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, através dos Polos de Empregabilidade Inclusivos, orienta os candidatos ao mercado de trabalho e faz entrevistas individuais para o mapeamento das habilidades e perfis profissionais. No momento, o serviço é realizado na Capital e Região Metropolitana de São Paulo.

O Meu Emprego – Trabalho Inclusivo é realizado em parceria com 6 secretarias: Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Direitos da Pessoa com Deficiência, Desenvolvimento Social, Saúde, Educação e Justiça. Além disso, ainda conta com a participação do Centro Paula Souza, Sebrae, Hospital das Clínicas e Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🐟🥚 Bom Prato de Ribeirão Preto Abre Durante Feriado e Espera Receber 7.500 Pessoas com Cardápio Especial de Páscoa 🐟🥚

O Bom Prato de Ribeirão Preto surpreende ao abrir suas portas durante o feriado da Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa, dias 29 e 31 de março, respectivamente.

🚨 RP Mobi Alerta para 8 Interdições Durante Feriado Santo 🚨

Devido às celebrações religiosas do feriado da Sexta-feira Santa, a RP Mobi monitorará oito interdições em Ribeirão Preto. As atividades ocorrerão das 5h às 23h

Linha de ônibus 43 – Portal dos Ipês terá o itinerário ampliado

Alteração passa a valer a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de abril. @rpmobi.online

Pesquisa de Satisfação dos serviços de saneamento básico é realizada em Ribeirão Preto

Ação é promovida pela Agência Reguladora ARES-PCJ para avaliar os serviços oferecidos pela Saerp

Educação financeira: Na região de Ribeirão Preto, 50 mil estudantes têm nova disciplina no currículo e vão aprender a lidar com o dinheiro

Currículo foi reformulado e novo componente para ampliar aprendizado de matemática é oferecido para todos os estudantes do Ensino Médio e dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental
- PUBLICIDADE -