Início Educação Simule em quais cursos você pode conseguir uma vaga pelo SiSu

Simule em quais cursos você pode conseguir uma vaga pelo SiSu

- continua após a publicidade -

Começaram nesta terça-feira (21/01) as inscrições para o processo seletivo do SISU (Sistema de Seleção Unificada), que oferece 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. Com a grande concorrência pelas vagas disponíveis, ter uma calculadora para tentar simular o resultado de sua inscrição é uma ótima ajuda, certo? Pensando nisso selecionamos duas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a decidir baseado no histórico de anos anteriores.

Startup cria Simuladora do SISU

Com a divulgação dos resultados individuais dos estudantes que prestaram o Enem 2019, muitos candidatos ficam em dúvida sobre como usar suas notas para conquistar uma vaga em curso superior pelo SiSU. Pensando nisso, a Evolucional – startup especializada em avaliações e uso de dados para educação – criou uma ferramenta gratuita, o Mapa do SiSU, que simula diferentes cenários possíveis e estima a possibilidade de ingresso em todos os cursos que oferecem vagas pelo Enem.

O funcionamento é simples, você preenche um cadastro rápido e informa as suas notas do ENEM em uma tela, escolhe 03 opções de curso e manda pesquisar. O simulador vai informar se você seria aprovado ou não nos cursos escolhidos em todas as instituições disponíveis baseado nas notas de cortes de anos anteriores.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Para testar a ferramenta e comparar sua nota com a de anos anteriores, acesse o site: http://mapadosisu.com.br. É gratuito.

Além de informas as notas, você pode escolher o estado, cidade e se solicitará ingresso por cotas. Foto: Reprodução.

Notas de corte do Enem para uma vaga

A segunda ferramenta selecionada para te ajudar, não exige cadastro e é mais simples. O funcionamento é semelhante ao anterior, ela se baseia em dados de anos anteriores para simular e apresentar o resultado de acordo com o curso e a cidade que escolher.

Uma das vantagens é que além de apresentar o resultado de uma possível vaga em universidade pública pelo SiSu, este simulador ainda te mostra as chances de conseguir uma bolsa através do Prouni e financiamento através do Fies

Para simular, basta que você acesse o link do simulador (aqui) no site querobolsa.com.br e preencha os dados com a sua nota média do ENEM, a cidade que pretende fazer sua faculdade e qual curso deseja, um e-mail é solicitado e então as informações serão mostradas para você.

Ribeirão Preto e Região tem mais de 2900 vagas no SiSu.

Muito procurada por estudantes de todo o país, a USP em Ribeirão Preto oferece 362 vagas através do SiSu. O curso com o maior número de vagas em Ribeirão Preto é o de Administração, seguido por Direito e Química. São Carlos lidera o número de vagas disponíveis na região de Ribeirão Preto, juntas, UFSCar e USP de São Carlos, oferecem mais de 2 mil vagas.

veja mais: SiSu abre processo de seleção, confira o cronograma.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Araraquara, Sertãozinho e Barretos se juntam na lista de cidades na região com vagas disponíveis para cursos superiores em faculdades públicas. Os interessados em concorrer a uma das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada tem entre os dias 21 e 24 de janeiro para escolher 02 opções de cursos e esperar o resultado da seleção.

Administração é o curso com mais vagas disponíveis no Brasil

Segundo informações levantadas pelo site querobolsa.com.br, administração é o que aparece na primeira colocação com maior número de vagas. Ao todo, são 9.365 ofertas em todo o Brasil. O que aparece com menor número é o da área básica de ensino em matemática aplicada, com apenas 2 vagas.

Confira a lista dos 10 cursos com maior número de vagas pelo SiSu:

  • Administração – 9.365;
  • Pedagogia – 9.121;
  • Matemática – 8.337;
  • Ciências Biológicas – 7.964;
  • Direito – 6.686;
  • Química – 6.539;
  • Física – 6.189;
  • Agronomia – 5.416;
  • Interdisciplinar em ciência e tecnologia – 5.277;
  • Engenharia civil – 5.230.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Torcida é liberada nos estádios do Rio

O decreto cita o retorno das torcidas nos estádios em países como Rússia, Dinamarca e Suíça para embasar a liberação.

Congresso de Líderes Cristãos – CLF terá mais uma edição para países que falam o idioma português

O preletor será o Pastor sul-coreano Ock Soo Park, o seminário terá também a participação de lideranças cristãs da américa do sul e central e haverá tradução simultânea.

Sessões de cinema drive-in realizadas em Jardinópolis ampliou corrente de solidariedade

Evento que marcou a chegada da Weclix na cidade e aconteceu em prol do Projeto de Equoterapia do Haras Manoel Leão e do Fundo Social de Solidariedade de Jardinópolis, também beneficiou o Cantinho do Céu

Triumph anuncia primeiras ações concretas do inédito projeto “Women For The Ride”

O anúncio foi realizado por Karina Simões, Embaixadora da Triumph no Brasil, em parceria com o Comitê Feminino da empresa.

Setembro termina quente e outubro começa um forno

A frente fria já se afastou e é o ar seco e quente que está ganhando força novamente sobre o Brasil. A temperatura está em elevação.