InícioEducaçãoSimule em quais cursos você pode conseguir uma vaga pelo SiSu

Simule em quais cursos você pode conseguir uma vaga pelo SiSu

- continua após a publicidade -

Começaram nesta terça-feira (21/01) as inscrições para o processo seletivo do SISU (Sistema de Seleção Unificada), que oferece 237 mil vagas em 128 instituições de ensino superior públicas. Com a grande concorrência pelas vagas disponíveis, ter uma calculadora para tentar simular o resultado de sua inscrição é uma ótima ajuda, certo? Pensando nisso selecionamos duas ferramentas gratuitas que podem te ajudar a decidir baseado no histórico de anos anteriores.

Startup cria Simuladora do SISU

Com a divulgação dos resultados individuais dos estudantes que prestaram o Enem 2019, muitos candidatos ficam em dúvida sobre como usar suas notas para conquistar uma vaga em curso superior pelo SiSU. Pensando nisso, a Evolucional – startup especializada em avaliações e uso de dados para educação – criou uma ferramenta gratuita, o Mapa do SiSU, que simula diferentes cenários possíveis e estima a possibilidade de ingresso em todos os cursos que oferecem vagas pelo Enem.

O funcionamento é simples, você preenche um cadastro rápido e informa as suas notas do ENEM em uma tela, escolhe 03 opções de curso e manda pesquisar. O simulador vai informar se você seria aprovado ou não nos cursos escolhidos em todas as instituições disponíveis baseado nas notas de cortes de anos anteriores.

Para testar a ferramenta e comparar sua nota com a de anos anteriores, acesse o site: http://mapadosisu.com.br. É gratuito.

Além de informas as notas, você pode escolher o estado, cidade e se solicitará ingresso por cotas. Foto: Reprodução.

Notas de corte do Enem para uma vaga

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

A segunda ferramenta selecionada para te ajudar, não exige cadastro e é mais simples. O funcionamento é semelhante ao anterior, ela se baseia em dados de anos anteriores para simular e apresentar o resultado de acordo com o curso e a cidade que escolher.

Uma das vantagens é que além de apresentar o resultado de uma possível vaga em universidade pública pelo SiSu, este simulador ainda te mostra as chances de conseguir uma bolsa através do Prouni e financiamento através do Fies

Para simular, basta que você acesse o link do simulador (aqui) no site querobolsa.com.br e preencha os dados com a sua nota média do ENEM, a cidade que pretende fazer sua faculdade e qual curso deseja, um e-mail é solicitado e então as informações serão mostradas para você.

Ribeirão Preto e Região tem mais de 2900 vagas no SiSu.

Muito procurada por estudantes de todo o país, a USP em Ribeirão Preto oferece 362 vagas através do SiSu. O curso com o maior número de vagas em Ribeirão Preto é o de Administração, seguido por Direito e Química. São Carlos lidera o número de vagas disponíveis na região de Ribeirão Preto, juntas, UFSCar e USP de São Carlos, oferecem mais de 2 mil vagas.

veja mais: SiSu abre processo de seleção, confira o cronograma.

Araraquara, Sertãozinho e Barretos se juntam na lista de cidades na região com vagas disponíveis para cursos superiores em faculdades públicas. Os interessados em concorrer a uma das vagas pelo Sistema de Seleção Unificada tem entre os dias 21 e 24 de janeiro para escolher 02 opções de cursos e esperar o resultado da seleção.

Administração é o curso com mais vagas disponíveis no Brasil

Segundo informações levantadas pelo site querobolsa.com.br, administração é o que aparece na primeira colocação com maior número de vagas. Ao todo, são 9.365 ofertas em todo o Brasil. O que aparece com menor número é o da área básica de ensino em matemática aplicada, com apenas 2 vagas.

Confira a lista dos 10 cursos com maior número de vagas pelo SiSu:

  • Administração – 9.365;
  • Pedagogia – 9.121;
  • Matemática – 8.337;
  • Ciências Biológicas – 7.964;
  • Direito – 6.686;
  • Química – 6.539;
  • Física – 6.189;
  • Agronomia – 5.416;
  • Interdisciplinar em ciência e tecnologia – 5.277;
  • Engenharia civil – 5.230.

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Anvisa alerta sobre risco de miocardite e pericardite pós-vacinação

A Anvisa informa que os Estados Unidos (EUA) relataram a ocorrência de casos de miocardite (inflamação do músculo cardíaco) e de pericardite (inflamação do tecido que envolve o coração) após a vacinação

Campeonato Esportivo movimenta mais de mil alunos das escolas municipais

Cirem será realizado até a 2a quinzena de dezembro

Assistência Social realizará “V Caminhada Mulher Maravilha” neste domingo

Evento promovido pelo NAEM acontece em referência aos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

Projeto Guri está com inscrições abertas

Crianças e adolescentes de seis a 18 anos podem aprender a tocar um instrumento musical, sem a necessidade de conhecimento prévio

Fogos de artifício: veterinário explica como proteger os animais durante as comemorações

Especialista explica as possíveis reações dos pets e o que pode ser feito para amenizar o pânico e transtornos causados pelas explosões
- PUBLICIDADE -