InícioEducaçãoSesc Ribeirão promove oficina gratuita que une turismo, gastronomia e história

Sesc Ribeirão promove oficina gratuita que une turismo, gastronomia e história

Com fotos, documentos e receitas preparadas na hora ‘Mercadão Central de Ribeirão Preto e as Raízes da Gastronomia Caipira’ oferece 30 vagas para cada turma, nos dias 19 e 20 de fevereiro

- continua após a publicidade -

Com fotos, documentos e receitas preparadas na hora ‘Mercadão Central de Ribeirão Preto e as Raízes da Gastronomia Caipira’ oferece 30 vagas para cada turma, nos dias 19 e 20 de fevereiro 

“Mercadão Central de Ribeirão Preto e as Raízes da Gastronomia Caipira” é o tema da oficina que o Sesc Ribeirão promove nos dias 19 e 20 de fevereiro.

O projeto une turismo, gastronomia e história, com mediação da historiadora Nainôra Freitas e do fotógrafo e cozinheiro Toni de Souza. No encontro, eles vão apresentar fotos, documentos e ensinar receitas com ingredientes – como banana, farinha de mandioca e galinha – comprados durante um passeio pelo Mercadão e que são referência na gastronomia caipira do nordeste do Estado São Paulo. São apenas 30 vagas para cada turma e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site (https://www.sescsp.org.br/programacao/mercadao-gastronomia-caipira/). 

Segundo Vitor Hugo Vieira, turismólogo e programador do Sesc Ribeirão, na pandemia o programa de Turismo Social do Sesc SP realizou diversas ações on-line e, nesse processo de retomada das atividades presenciais, a programação se inicia com várias atividades como oficinas, bate-papos, palestras, intervenções artísticas, que dialogam com essa temática. 

“O Mercadão é tombado como patrimônio histórico e cultural, para além de um espaço de compras, pode ser um local para um bom passeio, não apenas de lazer, mas cultural e gastronômico, onde podemos aprender mais sobre a nossa cultura e as referências que moldam a nossa identidade como ribeirão-pretanos. A proposta da oficina é provocar nos moradores e visitantes um olhar mais atento para a nossa cidade e descobrir que podemos ser turistas no local em que moramos”, afirma Vitor Hugo. 

“O Mercadão Central é palco do ‘ritual’ diário do ribeirão-pretano, que frequenta o local para comprar ingredientes, levar para casa, preparar e consumir em família. As práticas cotidianas de um povo são a expressão mais acabada do que reconhecemos como cultura. São fluidas e modificam-se constantemente com o tempo, evidenciando-se plenamente vivas”, completa o fotógrafo e cozinheiro Toni de Souza, que também vai preparar receitas tradicionais da cidade, como o pastel, a farofa de banana da terra e pudim. 

Série sobre o Mercadão 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em junho do ano passado, o Sesc Ribeirão lançou a série “Mercadão Central de Ribeirão Preto: Memória e Identidade” em seu canal no Youtube (YouTube.com/sescribeirao), em comemoração ao aniversário de 165 anos da cidade. Os vídeos – de cunho turístico, histórico, geográfico e gastronômico – abordam o entendimento do que é ser “caipira”, no modo de acolher e da mesa farta. Os protagonistas do curta são a cachaça, o açúcar, o limão, a mandioca, a carne bovina, o queijo e a goiabada, que se transformam numa boa caipirinha, na típica vaca atolada e na deliciosa sobremesa Romeu e Julieta. 

“Os mercados fazem parte das expressões culturais e da história de uma cidade e seu povo. São centros populares com uma infinidade de produtos e iguarias que são um reflexo da identidade de cada região. Esses locais nos revelam uma história que conta nossos hábitos alimentares e comportamentos, tradições religiosas e culturais”, ressalta Vitor Hugo. 

Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube do Sesc Ribeirão, nos links (https://www.youtube.com/watch?v=l25mCG3kYfE&t=185s / https://www.youtube.com/watch?v=KnCC7q6-B-M&t=402s

SERVIÇO 

Oficina: ‘Mercadão Central de Ribeirão Preto e as Raízes da Gastronomia Caipira’ 

Data: sábado (19/02) e domingo (20/02) / Horário: das 10h30 às 12h30 

Mediação: historiadora Nainôra Freitas e o fotógrafo e cozinheiro Toni de Souza 

Local: Oficina 1 – Sesc Ribeirão – Rua Tibiriça, 50 – Centro. 

Inscrições gratuitas pelo site: (https://www.sescsp.org.br/programacao/mercadao-gastronomia-caipira/

Classificação Indicativa: 12 anos

Protocolo de Segurança: todos devem apresentar comprovante de vacinação completo (físico ou digital) contra COVID-19, para ingressar na unidade e o uso de máscara é obrigatório durante toda a sua permanência. 

mercadão queijo e doces

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
.
publicidade

PREVISÕES DO TAROT EM JULHO DE 2022

As previsões para Julho de 2022, trazem transformação nas finanças, amor, relação familiar

Vice de Lula tem novamente bens bloqueados pelo Ministerio Publico

Justiça Eleitoral determina bloqueio de R$ 11,3 milhões em bens de Geraldo Alckmin no caso Odebrech

Multas no corredor de onibus da Vargas começa nesta Segunda-feira (4)

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Congresso mundial online reunirá milhões de pessoas para falar sobre “paz”

Como sentir paz e tranquilidade apesar dos desafios provocados pelo aumento do custo de vida, da violência, dos desastres naturais, do ódio e das guerras?

Cai quem quer: Rio de Janeiro confirma quinto caso de varíola dos macacos

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro confirmou hoje (29) o quinto caso de varíola dos macacos (monkeypox) no estado. Segundo nota divulgada pela...
- PUBLICIDADE -