InícioEducaçãoSesc Ribeirão promove oficina gratuita que une turismo, gastronomia e história

Sesc Ribeirão promove oficina gratuita que une turismo, gastronomia e história

Com fotos, documentos e receitas preparadas na hora ‘Mercadão Central de Ribeirão Preto e as Raízes da Gastronomia Caipira’ oferece 30 vagas para cada turma, nos dias 19 e 20 de fevereiro

- continua após a publicidade -

Com fotos, documentos e receitas preparadas na hora ‘Mercadão Central de Ribeirão Preto e as Raízes da Gastronomia Caipira’ oferece 30 vagas para cada turma, nos dias 19 e 20 de fevereiro 

“Mercadão Central de Ribeirão Preto e as Raízes da Gastronomia Caipira” é o tema da oficina que o Sesc Ribeirão promove nos dias 19 e 20 de fevereiro.

O projeto une turismo, gastronomia e história, com mediação da historiadora Nainôra Freitas e do fotógrafo e cozinheiro Toni de Souza. No encontro, eles vão apresentar fotos, documentos e ensinar receitas com ingredientes – como banana, farinha de mandioca e galinha – comprados durante um passeio pelo Mercadão e que são referência na gastronomia caipira do nordeste do Estado São Paulo. São apenas 30 vagas para cada turma e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site (https://www.sescsp.org.br/programacao/mercadao-gastronomia-caipira/). 

Segundo Vitor Hugo Vieira, turismólogo e programador do Sesc Ribeirão, na pandemia o programa de Turismo Social do Sesc SP realizou diversas ações on-line e, nesse processo de retomada das atividades presenciais, a programação se inicia com várias atividades como oficinas, bate-papos, palestras, intervenções artísticas, que dialogam com essa temática. 

“O Mercadão é tombado como patrimônio histórico e cultural, para além de um espaço de compras, pode ser um local para um bom passeio, não apenas de lazer, mas cultural e gastronômico, onde podemos aprender mais sobre a nossa cultura e as referências que moldam a nossa identidade como ribeirão-pretanos. A proposta da oficina é provocar nos moradores e visitantes um olhar mais atento para a nossa cidade e descobrir que podemos ser turistas no local em que moramos”, afirma Vitor Hugo. 

“O Mercadão Central é palco do ‘ritual’ diário do ribeirão-pretano, que frequenta o local para comprar ingredientes, levar para casa, preparar e consumir em família. As práticas cotidianas de um povo são a expressão mais acabada do que reconhecemos como cultura. São fluidas e modificam-se constantemente com o tempo, evidenciando-se plenamente vivas”, completa o fotógrafo e cozinheiro Toni de Souza, que também vai preparar receitas tradicionais da cidade, como o pastel, a farofa de banana da terra e pudim. 

Série sobre o Mercadão 

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Em junho do ano passado, o Sesc Ribeirão lançou a série “Mercadão Central de Ribeirão Preto: Memória e Identidade” em seu canal no Youtube (YouTube.com/sescribeirao), em comemoração ao aniversário de 165 anos da cidade. Os vídeos – de cunho turístico, histórico, geográfico e gastronômico – abordam o entendimento do que é ser “caipira”, no modo de acolher e da mesa farta. Os protagonistas do curta são a cachaça, o açúcar, o limão, a mandioca, a carne bovina, o queijo e a goiabada, que se transformam numa boa caipirinha, na típica vaca atolada e na deliciosa sobremesa Romeu e Julieta. 

“Os mercados fazem parte das expressões culturais e da história de uma cidade e seu povo. São centros populares com uma infinidade de produtos e iguarias que são um reflexo da identidade de cada região. Esses locais nos revelam uma história que conta nossos hábitos alimentares e comportamentos, tradições religiosas e culturais”, ressalta Vitor Hugo. 

Os vídeos estão disponíveis no canal do Youtube do Sesc Ribeirão, nos links (https://www.youtube.com/watch?v=l25mCG3kYfE&t=185s / https://www.youtube.com/watch?v=KnCC7q6-B-M&t=402s

SERVIÇO 

Oficina: ‘Mercadão Central de Ribeirão Preto e as Raízes da Gastronomia Caipira’ 

Data: sábado (19/02) e domingo (20/02) / Horário: das 10h30 às 12h30 

Mediação: historiadora Nainôra Freitas e o fotógrafo e cozinheiro Toni de Souza 

Local: Oficina 1 – Sesc Ribeirão – Rua Tibiriça, 50 – Centro. 

Inscrições gratuitas pelo site: (https://www.sescsp.org.br/programacao/mercadao-gastronomia-caipira/

Classificação Indicativa: 12 anos

Protocolo de Segurança: todos devem apresentar comprovante de vacinação completo (físico ou digital) contra COVID-19, para ingressar na unidade e o uso de máscara é obrigatório durante toda a sua permanência. 

mercadão queijo e doces

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

🚨 Atentado Contra Trump: O que Você Precisa Saber Sobre a Tentativa de Assassinato em Comício! 🔫

Confira os Videos: O que deveria ser um evento democrático tornou-se um cenário de terror, expondo a fragilidade de nossas sociedades.

A Vergonha da Negligência com Nossos Idosos

Este é um grito de revolta contra a administração de um prefeito insensível e seus vereadores, que preferem fechar os olhos para a realidade dura e cruel que atinge os cidadãos que ajudaram a construir esta cidade.

🌟 Estudante de Odontologia Coroa a Festa do Peão de Barretos 2024 🌟

🎉 Veja como Rebecca Almeida conquistou o título de rainha em grande estilo! 🎉

Cabeça de Ozempic: o remédio pode deixar a cabeça maior? Entenda

O termo "cabeça de Ozempic" viralizou nas redes sociais após diversas celebridades aparecerem mais magras, mas com a cabeça desproporcionalmente maior em relação ao corpo.

Mitos e verdades sobre o consumo de bebidas alcoólicas e o desenvolvimento de câncer

Segundo relatório da American Association for Cancer Research (AACR), o consumo de bebida alcoólica ocupa a terceira posição nas causas de tumores, perdendo apenas para o tabagismo e o excesso de massa corporal.
- PUBLICIDADE -