InícioEducaçãoSenac Ribeirão Preto comemora 70 anos

Senac Ribeirão Preto comemora 70 anos

- continua após a publicidade -

Transformar a vida das pessoas e da comunidade por meio da educação voltada para a autonomia: essa é a missão que o Senac Ribeirão Preto exerce há 70 anos na região. Primeira unidade instalada no interior do estado, a instituição multiplica conhecimento em 14 áreas do ensino, em modalidades diversas.

Contemporâneo e com foco nas demandas e tendências do mundo do trabalho, o Senac iniciou suas atividades educacionais na cidade de Ribeirão Preto em 1947. O primeiro prédio, nomeado como Escola Senac José Gomes da Silva, recebeu, nos oito primeiros meses, 56 menores trabalhadores, com idade entre 14 e 17 anos, para os cursos Praticante de Comércio e Praticante de Escritório.

Hoje, a unidade tem capacidade para atender mais de 4 mil alunos por dia e contempla um portfólio com mais de 250 cursos, nas modalidades técnica, livre e no programa Aprendizagem, além de formações em pós-graduação presencial e a distância, graduação e extensão universitária.

“O crescimento desses números mostra a relevância do ensino na nossa região e o reconhecimento que o Senac Ribeirão Preto conquistou ao longo dos anos. Todos sabem que encontrarão aqui uma especialização diferenciada para alavancar a carreira ou obter uma recolocação profissional”, afirma Juliano Calderero, gerente da unidade.

A construção do prédio na Rua Capitão Salomão, atual sede, teve início em 1970. O projeto, autoria do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim e do arquiteto Miguel Juliano e Silva, resultou em um espaço com arrojada e moderna concepção arquitetônica para atender as finalidades pedagógicas e o crescimento tecnológico e comercial da cidade. A inauguração oficial aconteceu em 8 de agosto de 1973.

- CONTINUA DEPOIS DE PUBLICIDADE -

Atualmente, as instalações ocupam uma área construída de, aproximadamente, 6.700 m2. A unidade dispõe de equipamentos e infraestrutura de ponta, com 56 ambientes educacionais, entre laboratórios e salas de aula, auditório com capacidade para 130 pessoas, espaço de convivência e biblioteca. Em consonância com as demandas do mercado, o Senac Ribeirão Preto também conta com novos espaços para a área de gastronomia, com laboratórios de cozinha, sala e bar, padaria e confeitaria.

Juliano destaca que o modelo pedagógico do Senac torna mais tênue a fronteira entre o aprendizado e a realidade vivenciada no mundo do trabalho.

“O objetivo é que o aluno desenvolva competências a partir do uso de ferramentas ativas, estruturadas em simulações de situações reais de mercado”.

A educação profissional na instituição vai além da sala de aula. O Senac recebe e promove eventos, ações e debates, como: Semana Senac de Leitura, Por dentro da Moda, Mostra Senac de Artes Cênicas, Encontro com Locutores, Jornada de Administração e Negócios, Digital Show, Furukawa Solutions, Road Show TI, Semana da Alimentação, Semana Senac de Inclusão e Diversidade, Semana Brasileira de Enfermagem e Sala de Educadores. Também oferece palestras informativas da pós-graduação, como o Encontro Senac do Conhecimento Integrado e a Mostra dos Trabalhos de Conclusão de Curso.

Com mais de 210 funcionários, o Senac Ribeirão Preto realiza cerca de 20 mil atendimentos por ano. Além disso, a biblioteca é aberta a toda comunidade, que pode acessar a internet ou realizar consultas e estudos nos mais de 6 mil itens do acervo local, entre livros, apostilas, periódicos nacionais, softwares educacionais, CDs e DVDs, audiolivros e livros em braile.

“Para celebrar a data, desde março estamos com atividades internas e externas para alunos, funcionários e comunidade. Muitas outras comemorações estão por vir até o final do ano para comemorar e também transmitir ainda mais conhecimento para todos”, finaliza o gerente.

 

Serviço

 

Local: Senac Ribeirão Preto

Endereço: Avenida Capitão Salomão, 2.133 – Jardim Mosteiro

Telefone: 16 2111-1200

Mais informações: www.sp.senac.br/ribeiraopreto

 

Veja mais notícias de Ribeirão Preto e Região no Em Ribeirão

publicidade
publicidade

Funcionário é Morto a Tiros e Tem Cabeça Decepada no IJF, em Fortaleza 😱

Um funcionário do Instituto Dr. José Frota (IJF), em Fortaleza, foi morto a tiros na manhã desta terça-feira (23), dentro da unidade de saúde, e teve sua cabeça decepada. O crime chocou funcionários e pacientes do hospital

🎤 AMESLARI Retorna aos Palcos com Novo Álbum “The Void”! 🎤

O cantor e compositor AMESLARI, uma das jovens revelações do pop rock, está de volta aos palcos! Após o lançamento do seu segundo álbum, "The Void", ele se apresentará no Bar Dom Pedro, em Ribeirão Preto

🎵 O Show do Ano no Ribeirão Rodeo Music – Estrutura Surpreendente! 🎵

O Ribeirão Rodeo Music impressionou o público neste ano com sua infraestrutura diferenciada, tanto dentro quanto fora da arena.

📡 Ribeirão Preto vai sediar encontro regional de Smart Cities! 🏙️

O Fórum Regional Cidades Inteligentes, Resilientes e Sustentáveis acontece nesta sexta-feira, 26 de abril, no Dabi Business Park em Ribeirão Preto.

🌎 Feira de Intercâmbio no Iguatemi Ribeirão Preto! ✈️

"Especialista da área da matéria do portal em Ribeirão, o único portal independente da região que não recebe verbas públicas." Resumo O Iguatemi Ribeirão Preto...
- PUBLICIDADE -